TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Determinação de capacidade de campo

Por:   •  27/10/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.806 Palavras (8 Páginas)  •  1.244 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO – UFMT

FACULDADE DE AGRONOMIA, MEDICINA VETERINÁRIAE ZOOTECNIA – FAMEVZ

DEPARTAMENTO DE SOLOS

CURSO DE AGRONOMIA

HIGO COSTA FRÓIS

                               LUIS FELIPE ZANATTA REGANASSE

                                                 MARCELO AUGUSTO CRUZ

DETERMINAÇÃO DE CAPACIDADE DE CAMPO.

CUIABÁ- MT

Julho/2014

HIGO COSTA FRÓIS

                               LUIS FELIPE ZANATTA REGANASSE

                                                 MARCELO AUGUSTO CRUZ

DETERMINAÇÃO DE CAPACIDADE DE CAMPO.

        

Relatório referente à aula prática de Ciência do Solo I utilizada como requisito para obtenção de nota parcial sob orientação do prof. Dr. Ricardo Santos Silva Amorim, do Departamento de Solos e Engenharia Rural do Curso de Agronomia da Universidade Federal do Mato Grosso – UFMT.

CUIABÁ-M
Julho/2014

  1. INTRODUÇÃO

O solo é um reservatório de água para as plantas, e todas as práticas de manejo de água em agricultura visam à manutenção de seu nível de água em condições ideais para o desenvolvimento das culturas.(RICHARD, 1988) A água do solo provém das chuvas, esta se infiltra ou escoa pela superfície. Ela funciona como solvente de nutrientes do solo e como meio de transporte de nutrientes na planta. Durante o período vegetativo, a falta ou excesso de água no solo podem limitar drasticamente a colheita.

É um dos principais componentes do solo, ocupando juntamente com o ar, todo o espaço poroso existente. Na ausência de água não é possível a vida vegetal e animal. É ainda a água que governa grande parte das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo. Para um bom desenvolvimento vegetal é indispensável à presença de uma suficiente quantidade de água no solo.

A porção de água que a planta consegue absorver é conhecida como Capacidade de Água Disponível – CAD, o limite inferior de umidade do solo, em que o armazenamento é mínimo, de tal maneira que a planta não consegue retirar água dos poros é o Ponto de Murcha Permanente – PMP e o limite superior, valor máximo de umidade do solo é a Capacidade de Campo.

A Capacidade de campo (Cc%) foi definida como sendo a quantidade de água retida pelo solo previamente saturado, após haver cessado o movimento da água gravitacional e o movimento capilar descendente ter-se tornado praticamente nulo.

Essa definição mostra claramente que a capacidade de campo se refere a um comportamento dinâmico do perfil do solo no que concerne à distribuição de água e não a uma característica intrínseca. Como consequência do dinamismo do sistema e da dependência de diversos fatores, a capacidade de campo deveria ser considerada uma característica do solo a ser determinada no campo.

A água retida no solo, além de higroscópica, contida no solo seco ao ar, é a água capilar, que está em forma de película ao redor das partículas e dos agregados. Na capacidade de campo está retida com uma força igual a um terço de atmosfera. A quantidade de água retida no solo pode ser expressa em massa de água retida, por unidade de massa de matriz (kg.kg-1), volume de água retido por unidade de volume do solo (m3.m-3) ou uma altura de água (cm, mm).

Alguns autores supõem que em um solo bem drenado a umidade deve atingir o valor da capacidade de campo um ou dois dias depois de uma boa chuva.

É um processo dinâmico, variável no espaço e no tempo. A capacidade de campo varia principalmente com o tipo de solo, a textura, estrutura e com a matéria orgânica e a profundidade do nível freático.  Depende também das condições iniciais de molhamento do solo e das condições de contorno do sistema solo-água.

Aumenta com o teor de argila e de matéria orgânica. Quanto mais argiloso o solo, maior a capacidade de campo, quanto mais ativa a argila, maior a adsorção, consequente mente retêm mais água. A atividade da argila está relacionada com a quantidade de cargas. Apesar disso, dois solos argilosos podem apresentar diferentes capacidades de campo, dependendo muito do manejo; quanto mais arenoso e mais grossa a areia, menor a capacidade de campo.

A capacidade de campo pode ser determinada através do método direto (in situ) e indireto (no laboratório). Este será descrito no item Materiais e Métodos.

A determinação direta da capacidade de campo in situ consiste na aplicação de uma lâmina de água por inundação, numa área delimitadapara garantir o molhamento pleno do perfil de solo, com posterior proteção superficial da região umedecida, visando evitar a perda de água por evaporação ou a adição por ocorrência de chuvas. A umidade da capacidade de campo, por profundidade, é normalmente obtida após dois a quatro dias da completa infiltração da lâmina aplicada.

Em vista das dificuldades operacionais do teste da capacidade de campo in situ, principalmente no que se refere ao estabelecimento do volume de água a aplicar, avalia-se uma área mínima para adição de água. Geralmente 2x2m, porém com área útil de 1x1m.
Quanto à lâmina de água a aplicar, deve ser aquela suficiente para saturar o perfil até a profundidade desejada. Essa lâmina é obtida pela diferença entre a porosidade total e a umidade inicial do solo.

Este relatório tem como objetivo determinar a capacidade de campo do solo testado em aula prática.

  1. MÉTODOS

Materiais utilizados:

  • Tubo de Acrílico;
  • 12 Anéis de PVC com 3,9 cm de diâmetro e 2 cm de altura;
  • Esponja;
  • Amostras de solo.

Método da Coluna de Solo:

Os 12 anéis de PVC com frente acrílica foram encaixados em um tubo de PVC que ficou com uma altura de 24cm disponível para colocar a amostra de solo.

A TFSAR ao ser colocada no tubo com anéis teve ser acamada por meio de leves batidas do tubo sobre a mesa. Depois de cheio o tubo recebeu uma esponja em sua superfície a fim de que evitar perturbação superficial da amostra de solo enquanto a água é, cuidadosamente, despejada sobre a amostra de solo no tubo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (237.1 Kb)   docx (86.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com