TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ESTIMATIVA DO CONTROLE DO ÁCARO VERMELHO DO CAFEEIRO

Por:   •  19/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.643 Palavras (11 Páginas)  •  265 Visualizações

Página 1 de 11

ESTIMATIVA DO CONTROLE DO ÁCARO VERMELHO DO CAFEEIRO (Oligonychus ilicis) (MCGREGOR, 1917) (Prostigmata: Tetranychidae) EM FUNÇÃO DA TOXICIDADE  DO EXTRATO AQUOSO DE MELÃO SÃO CAETANO, Momordica charantia (Curcubitaceae)

Ana Beatriz Mamedes Piffer¹*, Bruna Magnago¹, Emerson Loriato¹, Laila Moura¹, Leonardo Fiorote Brambini Rivolta de Oliveira¹, Lucas Paixão¹

RESUMO NA LÍNGUA DO TEXTO

O ácaro vermelho do cafeeiro [Oligonychus ilicis (McGregor, 1917)] (Prostigmata: Tetranychidae) é considerado como um dos principais ácaros fitófagos que causam danos na cultura do café conilon (Coffea canephora Pierre & Froehn.). Os usos contínuos de produtos químicos, que desequilibram a população de inimigos naturais, e situações de estiagem prolongada, agravam ainda mais os danos nas lavouras de regiões produtoras. O objetivo deste trabalho foi avaliar a toxicidade do extrato aquoso de melão de são Caetano sobre os diferentes estágios de desenvolvimento do ácaro vermelho do cafeeiro. As concentrações do extrato aquoso utilizadas foram: 0,0; 0,5; 1,0; 1,5; 2,0; 2,5 e 3,0% (v/v) com 8 repetições cada. As unidades foram mantidas em câmara climatizada (25 ± 1ºC, 70 ± 10% UR e fotofase de 12h). As avaliações foram feitas 24, 48 e 72 horas após a pulverização. Mediante a esse experimento, os resultados foram avaliados em função ao estimador de mínimos quadrados, encontrando consideráveis taxas de mortalidade em ninfas do ácaro, utilizando o extrato aquoso de melão são caetano, com valores de eficiência de x%.

Palavras-chave: controle alternativo, café conillon, melão São Caetano, mínimos quadrados.

ESTIMATE OF THE CONTROL OF RED COFFEE MITE (Oligonychus ilicis) (MCGREGOR, 1917) (Prostigmata: Tetranychidae) IN THE FUNCTION OF THE TOXICITY OF THE AQUOSO EXTRACT OF MELÃO SÃO CAETANO, Momordica charantia (Curcubitaceae)

ABSTRACT

The coffee red mite (McGregor, 1917)] (Prostigmata: Tetranychidae) is one of the major phytotherapeutic organisms that cause damage to the conilon coffee crop (Coffea canephora Pierre & Froehn.). Compressions of chemicals, which unbalance one of the natural populations, and prolonged stories, further aggravate the damage to crops in the producing regions. The objective of this work was to evaluate the toxicity of the aqueous extract of the Caetano melon on the different forms of development of the coffee red mite. The concentrations of the aqueous extract were: 0.0; 0.5; 1.0; 1.5; 2.0; 2.5 and 3.0% (v / v) with 8 replicates each. The units were kept in an air-conditioned room (25 ± 1ºC, 70 ± 10% RH and 12h photophase). As were were done 24, 48 and 72 hours after spraying. Median to experience, in the infinity of mite, using the approlic water of the least level in the level of the water of the high level in the water of the high level in the water.

Keywords: alternative control, conillon coffee, São Caetano melon, least squares.

_________________________

1 Instituto Federal do Espírito Santo, Ifes Campus Itapina, Colatina-ES.

*Autor para correspondência: ana.piffer123@gmail.com 


INTRODUÇÃO

 O Brasil é o maior produtor mundial de café, com 30% dessa produção é destinado ao mercado internacional. É também o segundo maior consumidor, perdendo apenas para os Estados Unidos (ABIC, 2017). Dentre as principais pragas que atacam o cafeeiro (Coffea spp.) o ácaro vermelho do cafeeiro, Oligonychus ilicis (McGregor, 1917) (Prostigmata: Tetranychidae) é referido como a segunda praga de importância econômica. Seu ataque ocorre em reboleiras, em períodos mais secos do ano com estiagem prolongada, se alimentando do conteúdo celular que é liberado pelas células após ocasionar a lesão (FRANCO, 2010). O controle dos ácaros geralmente é realizado por meio de acaricidas sintéticos.

Visando alternativas ecologicamente menos agressivas para reduzir o uso de inseticidas/acaricidas sintéticos, pesquisas estão sendo realizadas utilizando metabólitos secundários naturais extraídos de plantas (BARRÊTO et al., 2010, MARANGONI et al., 2012).

O melão de São Caetano (Mormodica charantia L.) (Curcubitaceae) é um exemplo de planta inseticida/acaricida que tem demonstrado eficácia no controle de pragas. A análise de regressão de mínimos quadrados ordinários (MQO) é o modelo estatístico mais usualmente empregado na ciência política contemporânea. O modelo regressão linear é uma poderosa ferramenta em análise de dados . Hair et al (2009) afirmam que "a análise de regressão múltipla é uma técnica estatística que pode ser usada para analisar a relação entre uma única variável dependente e múltiplas variáveis independentes (preditoras). Quando se pretendem determinar uma ou várias grandezas normalmente fazem-se mais observações do que as estritamente necessárias para determinar o problema em questão. Devido à superabundância existente há várias possibilidades de obter soluções para o problema, que serão tantas quantas as combinações que se possa formar com as observações, tomadas em número mínimo necessário para resolver o problema em questão. 

A presença do Cálculo é marcante em diversos cursos do Ensino Superior, inclusive nos cursos da área das Ciências Agrárias, como o de Agronomia. Para diversos alunos  a disciplina de Cálculo I e II aparece como uma barreira, ocasionando uma grande dificuldade no decorrer do curso. Malta (2004), ressalta que as preocupações convergem para as disciplinas iniciais dos cursos devido ao número crescente de reprovações, isso devido a retração às disciplinas de Matemática na chegada ao ensino superior, sem preparo adequado proveniente do ensino médio e fundamental. Esse despreparo acaba por muitas vezes fazer o aluno repetir várias vezes as disciplinas e ainda ficam retidos em períodos iniciais, pois, nos currículos dos cursos de ciências agrárias as disciplinas da área de Matemática são pré-requisitos para outras disciplinas. Willian. F. Osgood relata que  “O Cálculo é a maior ajuda de que dispomos para a aplicação da verdade física ao mundo no sentido mais vasto”, sendo assim, o estudo do cálculo é fundamental para que o profissional de ciências agrárias articule conceitos e assim possa raciocinar criticamente sobre os fatos. 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.7 Kb)   pdf (342.1 Kb)   docx (103.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com