TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Faculdade Catolica

Por:   •  7/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE CATÓLICA DO TOCANTINS

CURSO DE AGRONOMIA

 

 

CONTROLE DE CAPIM-AMARGOSO

 

Amanda Bertagia Franco Martins

Joyne Kuhn 

Proposta de pesquisa apresentada à disciplina Português Instrumental como requisito parcial para obtenção da nota do 2º Bimestre no Curso de Agronomia da Faculdade Católica do Tocantins.

Professorara: Eliane Ferreira do Nascimento

 

 

 

Palmas, 26 de maio de 2017.

SUMÁRIO

1.0. INTRODUÇÃO/ JUSTIFICATIVA        3

2.0. PROBLEMÁTICA        4

3.0. HIPÓTESES        5

4.0.  OBJETIVOS        6

4.1. GERAL        6

4.2. ESPECÍFICOS        6

5.0. METODOLOGIA        7

6.0. REFERÊNCIA        8

 

 

 


1.0. INTRODUÇÃO/ JUSTIFICATIVA

Esta  proposta de investigação tem como objeto o combate do capim-amargoso, este projeto visa fazer uma pesquisa no âmbito do meio rural, localizado em Palmas, na Fazenda Bela Vista, com a finalidade de buscar novos métodos sobre o combate, esta pesquisa é de suma importância porque o capim-amargoso causa um grande prejuízo na lavoura, e para o bolso do agricultor.

Tema foi escolhido com o intuito de ajudar o agricultor no combate dessa planta daninha. Diminuindo assim o prejuízo do solo, e aumentar a produtividade da safra.


2.0. PROBLEMÁTICA

O problema á ser investigado e o capim-amargoso.

Esta proposta de investigação surgiu a partir da necessidade de se fazer  um estudo que venha contribuir com os conhecimentos científicos relacionados ao combate do capim-amargoso, que tem como importância solucionar o problema tanto na parte pratica quanto na teórica. Devido ao seu auto poder germinativo resistência a herbicidas, espalha-se pelo vento, muitas vezes gerando surpresas para o agricultor, sendo mais comum na soja e no capim.  


3.0. HIPÓTESES

Alem de causar um grande prejuízo no solo e na produtividade da safra, causa também na parte financeira para o agricultor, pois a produtividade da cultura pode cair em ate 80%, e pode exigir um aumento financeiro em ate 200% por safra.  

 


4.0.  OBJETIVOS

4.1. GERAL

O objetivo geral desta pesquisa é solucionar a forma de combater o capim amargoso, assim fazendo com que aumente a rentabilidade da safra. 

4.2. ESPECÍFICOS

  • Controlar a erva daninha a partir do uso de herbicida.
  • Diminuir os gastos.
  • Aumentar a produtividade da safra.

5.0. METODOLOGIA 

Para alcançar os objetivos traçados neste projeto, será adotada a seguinte metodologia ,torna-se pertinente a investigação de outros herbicidas pós-emergentes, a serem utilizados em associação com glyphosate, para o controle de biótipos de capim-amargoso (Digitaria insularis) resistentes ao glyphosate. O experimento será desenvolvido no município de Palmas, TO, na área da fazenda Bela Vista, durante os meses de outubro de 2017 a março de 2018 . A aplicação acontecera quando as plantas de capim-amargoso estiverem no estádio de 3 a 5 perfilhos. Os tratamentos consistirão de diferentes herbicidas em associação com glyphosate. Ira ser realizada a avaliação percentual de controle aos 7, 14, 21, 28 e 35 dias após a aplicação e a coleta e pesagem da massa seca da parte aérea da planta daninha. Os tratamentos que possivelmente irão obter melhores resultados serão glyphosate em mistura com clethodim, complementado por paraquat + diuron 7 dias após a primeira aplicação e glyphosate em associação com clethodim complementado por amônio-glufosinato 7 dias após a primeira aplicação. Ainda, os tratamentos glyphosate misturado a haloxyfop-methyl, glyphosate + fenoxaprop-p-ethyl + clethodim e glyphosate + tepraloxydim , possivelmente mostrarão excelente desempenho, com aplicação única.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (110.6 Kb)   docx (13.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com