TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Fertilidade do Solo

Por:   •  29/6/2021  •  Dissertação  •  1.449 Palavras (6 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 6

Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira[pic 1][pic 2]

Curso de Graduação em Engenharia Agronômica

Alunos: Brian Turati Rezende e Davi Jacinto Ferreira

Data         /         / 

Professor: Deyvison de A. Soares

1ª Lista de exercício da disciplina Fertilidade do Solo

  1. De acordo com o conceito de solo produtivo, um solo com condições desfavoráveis ao crescimento radicular pode ser pouco produtivo, mesmo sendo fértil? Justifique.

            R: Solo  fértil possui boa quantidade de nutrientes para suprir as necessidades da planta, em forma assímilável para o seu desenvolvimento ( solo fértil é potencialmente produtivo).

       O solo produtivo é aquele que está sendo fertil, que possui um clima agradavel para as plantas, luz, calor e umidade.

  1. Dê o enunciado da lei da restituição.

                     R: E indispensavel, para manter a fertilidade do solo, fazer a restituição não só dos elementos assimilaveis levados pelas colheitas, mas tambem dos elementos assimilaveis desaparecidos após a aplicação dos adubos.

  1. Dê o enunciado da lei da interação.

               R: “Cada fator de produção é mais eficiente quando outros estão mais proximos de seu nivel ótimo”

  1. Descreva o que é fome oculta.

         R: Antes de aparecer o sintoma de deficiencia, o crescimento e a produça

  1. O conhecimento das leis da fertilidade do solo é importante para a recomendação equilibrada de nutrientes para as culturas, pois afetam o uso eficiente de fertilizantes. Responda:

  1. Analise a figura a seguir, identifique e comente sobre cada região do gráfico indicada pelos números 1, 2, 3, 4, 5 e 6.
  1. O gráfico abaixo pode ser explicado pela lei dos incrementos decrescentes até o ponto 2 da curva, a partir desse ponto é possível explicar o declínio da curva através do conceito de uma outra lei da fertilidade do solo, indique esta lei e justifique a s posta.[pic 3][pic 4]

.[pic 5]

[pic 6]

6

3                4                        5        

Figura 1. Curva de resposta esquemática, mostrando o efeito da aplicação de um nutriente sobre a produção de uma cultura.

  1. Quais os mecanismos de contato íon-raiz? Descreva como ocorre cada um.

Sao eles difusao, fluxo de massa , interceptacao  radicular

Difusao: o nutriente entra em contato com a  raiz ao passsar de uma regiao de maior concentraçao para uma regiao de menor concentraça

Fluxo de massa: o contato se da  quando um elemento  é carregado  de um local de maior  pontecial de agua para um local com menor potencial de agua  proximo da raiz

Interceptação radicular : o contato se da quando a raiz cresce e encontra o elemento

  1. Qual a importância de se conhecer os mecanismos de contato íon-raiz e como o (a) Eng(a) Agrônomo(a) pode aplicar estes conhecimentos, levando em consideração o clima, o tipo de solo e estádio fenológico das culturas?

  1. Na hipótese da ocorrência de deficiência nutricional de plantas no campo, inicialmente, é preciso observar se o problema é de natureza nutricional ou não (pragas, doenças, etc). Quais são os elementos que o (a) Eng(a). Agro(a). deve observar, no campo, que caracterizam um problema nutricional?

R: O Eng. Agronomo deve fazer uma diagnose foliar que nada mais é que uma analise visual da planta, o agronomo deve comparar a folha da planta com um folha folha saudavel ( padrao).

  1. Marque V quando as alternativas forem verdadeiras e F quando falsas.

(F) Resultados obtidos em ensaios em casa de vegetação podem ser extrapolados para o campo.

(F) Análises de solos feitas com diferentes metodologias apresentam o mesmo resultado analítico.

(F ) Nível crítico é a quantidade do elemento no solo que pode provocar a morte das plantas.

(V ) O teor de nutrientes nos tecidos vegetais é uma indicação da disponibilidade de nutrientes no solo.

(V) Teoricamente, os extratores químicos devem retirar do solo as mesmas quantidades de nutrientes que as raízes das plantas.

(V) Quanto mais distante o teor do nutriente estiver do nível crítico, menor será a probabilidade de respostas a adição de fertilizantes.

(F) O nível crítico indica a concentração do nutriente no solo, a partir da qual, o uso de fertilizantes causa efeito depressivo sobre a produção.

(F ) Todos os laboratórios de análises de solo no Brasil utilizam a mesma metodologia.

(F ) A planta apresenta fome oculta quando possui carência de um nutriente e apresenta sintomas de deficiência do mesmo.

(V) O extrator para análise de fósforo no solo utilizado nos laboratórios que utilizam a metodologia da EMBRAPA é a resina trocadora de íons.

(F) Para análise de P e K nos laboratórios dos estados de São Paulo e Minas Gerais é utilizada a resina trocadora de íons para a extração dos elementos.

  1. Com relação ao processo de amostragem de solo para fins de fertilidade, responda:

  1. De forma suscinta, descreva os procedimentos recomendados para a coleta de solo, indicando o número mínimo de repetições necessárias para representar uma gleba com segurança e o volume de terra que deve ter a amostra composta.
  1. Qual o intervalo de tempo para se realizar uma nova amostragem de solo para fins de análise de fertilidade? Este intervalo vai depender de quais fatores?
  1. Como ocorre a geração de cargas elétricas negativas pelo processo de substituição isomórfica?

Um elemento componente do mineral é substituído por outro elemento que tem a mesma forma (raio iônico), mas carga diferente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (174.9 Kb)   docx (121.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com