TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Genética de populações – Fatores Evolutivos

Por:   •  7/4/2020  •  Exam  •  674 Palavras (3 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

DEPARTAMENTO DE BIOLOGIA GERAL

CURSO DE AGRONOMIA

DISCIPLINA DE GENÉTICA

Exercício 11: Genética de populações – Fatores Evolutivos

  1. Na tabela abaixo é apresentada a caracterização genética para um loco com dois alelos A1 (superior) e A2 (Inferior) de duas populações de espécies diplóides com 16 indivíduos cada uma:

População 1

[pic 2]

População 2

[pic 3]

a) Calcule as freqüências alélicas e genotípicas em cada população.

b) Calcule a heterozigosidade observada em cada população.

c) Calcule o χ2 e teste a hipótese nula de equilíbrio de Hardy Weinberg (HWE) para cada população e conclua se a população está ou não em HWE.

  1. A cor da truta arco-íris pode ser dourada (G’G’), palomino (G’G) ou normal (GG). Em uma população panmítica em equilíbrio composta de 2.000 trutas foram encontradas 125 douradas.

a) Quais as freqüências dos alelos G e G’ nesta população?

b) Entre os 2.000 indivíduos, quais os números esperados de peixes palomino e normais?

  1. Em uma população de pássaros existem dois alelos para cor de penas: vermelho, que é recessivo e azul, dominante. De uma amostra de 1000 pássaros, 640 tem penas vermelhas e 360 azuis. Se a população estiver em equilíbrio, qual a freqüência do alelo que determina a cor vermelha?
  2. Em uma população os alelos autossômicos A1 e A2 têm freqüências iguais a p=0,7 e q=0,3 respectivamente. Quais as freqüências esperadas dos genótipos A1A1, A1A2 e A2A2 no caso de:
  1. Panmixia (HWE)
  2. Fixação completa (F = 1, ausência de heterozigotos)
  3. F=0,025
  1. Para o pedigree abaixo, calcule o coeficiente de endocruzamento F dos seguintes indivíduos: III-4; IV-2; V2; V4;

[pic 4]

  1. A freqüência do alelo A1 de um loco autossômico é igual a 0,60 em uma população de uma espécie diplóide de uma ilha. A freqüência deste alelo na população continental é 0,40. Foi estabelecido um sistema de barcas de transporte entre a ilha e o continente. Com isso estima-se que cerca de 10% dos pais que dão origem a filhos no continente são na verdade provenientes da ilha. Qual será a mudança esperada em freqüência alélica do alelo A1 na população continental na próxima geração?
  2. Considerando uma situação de uma população em equilíbrio de HW e um loco com dois alelos sendo a freqüência de b = p = 0,3 e um processo de seleção contra o alelo b a uma taxa de seleção de 0,12. Preencha o quadro abaixo e calcule as freqüências alélicas dos dois alelos após uma geração de seleção contra o alelo B.

[pic 5]

  1. Numa população, os alelos autossômicos A1 e A2 têm freqüências de A1 = p = 0,8 e A2 = q = 0,2. Se em uma determinada geração dessa população, e na seguinte, ocorrer seleção completa dos homozigotos A2A2 antes da idade reprodutiva, qual será a distribuição dos genótipos A1A1, A1A2 e A2A2 na segunda geração filial.
  2.  Considere um par de alelos autossômicos A1 e A2 em uma população em que os homozigotos estejam sujeitos a um mesmo processo seletivo, enquanto os heterozigotos estão sujeitos ao dobro da seleção que opera contra os homozigotos A1A1 e A2A2. Se a freqüência do alelo A1 for p e a do alelo A2 for q, o que deve acontecer com essas freqüências alélicas se:
  1. p > q
  2. p < q
  3. p = q
  1. Numa população em equilíbrio com 1.200 peixes catfish, 48 são albinos e os demais animais são pigmentados. Sabendo-se que o albinismo é devido ao alelo recessivo b, pergunta-se:

a) Qual a freqüência do alelo B nesse cultivo?

b) Se os indivíduos albinos forem eliminados, qual será o número de animais com esse fenótipo após uma geração de cruzamentos, mantendo-se a população com 1200 animais?

  1. Um piscicultor possui 20.000 peixes catfish em uma população panmítica que apresenta 64% de peixes com pigmentação normal. Como é de seu interesse aumentar a proporção de peixes albinos, ele misturou à sua população mais 5.000 peixes albinos de outra população. Qual a freqüência esperada de peixes albinos na nova população após o equilíbrio?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (156.3 Kb)   docx (47.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com