TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Gestão Financeira no Agronegócio

Por:   •  1/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  574 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

IBG BUSINESS SCHOOL – GESTÃO FINANCEIRA NO AGRONEGÓCIO

ALUNO: LUCIANO EMANOEL NERVIS

QUESTÕES PARA RESOLUÇÃO

  1. Em sua opinião, qual a importância dos relatórios financeiros na empresa que você trabalha. Qual o grau de contato que você tem com esses relatórios e para que eles são utilizados na sua atividade de trabalho?

Diminuir gastos, incrementar investimentos, acompanhar o budget orçado X realizado estão entre algumas das utilidades dos relatórios financeiros.
Acompanho ativamente do orçamento anual da empresa, apontando e montando planos de ação em itens que         apresentem divergências ao orçado.

  1. Em sua opinião, qual a importância da análise financeira em uma empresa do setor de agronegócio?

A análise financeira nos permite entender se os caminhos que a companhia está seguindo estão de acordo com o que projetamos.  Isso nos auxilia em tomadas de decisões e alterações no planejamento estratégico da empresa, caso necessário.

        

  1. Faça uma breve pesquisa e explique a diferença entre liquidez e solvência? Qual dos dois você julga ser mais importante para a manutenção financeira da empresa e por quê?

Solvência é o estado do devedor que possui seu ativo maior do que o passivo, ou a sua capacidade de cumprir os compromissos com os recursos que constituem seu patrimônio ou seu ativo.

Liquidez é a capacidade da empresa de cumprir suas obrigações de curto prazo à medida que vencem.

Apesar do índice de Solvência ser de suma importância para as análises financeiras, a liquidez é parte essencial para a manutenção financeira da empresa, pois permite que ações sejam tomadas em curto prazo para a obtenção de recursos afim de garantir que a empresa tenha capacidade de honrar com seus compromissos financeiros a medida que vencem.

  1. Faça uma breve pesquisa e aponte os principais impactos financeiros relacionados as decisões sobre endividamento e estrutura de capital na gestão financeira da empresa no curto e longo prazo?

O índice de endividamento e estrutura de capital, aponta se a empresa é financiada por capitais próprio e/ou de terceiros.  Com o índice de endividamento, é possível analisar quanto da dívida da empresa deverá ser paga no curto e no longo prazo, analisando sobre o total das obrigações. Quanto mais dívidas para pagar em curto prazo, maior será a necessidade de a empresa gerar recursos para honrar seus compromissos.

  1. Faça uma breve pesquisa, defina o que é Capital de Giro. Posteriormente, relacione algumas condições que impactam positivamente ou negativamente no capital de giro, e explique como isso ocorre.

Capital de Giro: conjunto de valores necessários para uma empresa fazer seus negócios acontecerem (girar), recursos como caixa, banco, estoques, contas a receber, etc. É uma reserva de recursos que serão utilizados para suprir as necessidades da empresa ao longo do tempo.

Negativamente: Dificuldades no recebimento – valores de clientes que não são recebidos e prazos amplos acabam impactando negativamente na administração do capital de giro.

Atrasos nas contas a pagar – além de gerar multas e juros que costumam ser altos, a empresa ainda pode arcar com processos judiciais e protestos, fazendo com que a empresa fique sem recursos para cobertura das dívidas caso não receba de seus clientes.

Estoque parado – prejuízo na certa, pois além de não receber pela venda, a empresa tem de arcar com custos, não só de compra, muitas vezes também de armazenamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com