TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR DO HOMEM DO CAMPO

Por:   •  15/6/2016  •  Artigo  •  4.983 Palavras (20 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 20

A IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA FAMILIAR PARA A SEGURANÇA ALIMENTAR DO HOMEM DO CAMPO

Alcemir Mota Freitas Neto[1] 

Márcio Geraldo Nery de Freitas1

Martiniano Vieira Rosas Junior1 

Ana Paula Sá Menezes[2]

RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo, analisar a segurança alimentar do sujeito do campo através de análises bibliográficas e dentro dessa perspectiva situar o papel da agricultura familiar e compreender alguns conceitos sobre o tema, os quais são de grande importância para o desenvolvimento deste trabalho. A partir de uma reflexão sobre, desenvolvimento sustentável e a relação estabelecida entre o sujeito do campo e o meio ambiente, fundamentando-se na construção de uma sociedade sustentável, privilegiando dentro desse âmbito a produção familiar e a importância desses fatores para a segurança alimentar. Desta forma, analiso e priorizo a essência do conceito de agricultura familiar, adotado ao longo dos anos, identificando os sujeitos, o predomínio do trabalho familiar, os sistemas de produção e o papel fundamental que a agricultura familiar possui e desenvolve na geração de processos voltados para a sustentabilidade e para a segurança alimentar, trazendo consigo outro fator importante dentro desse tema que é a qualidade de vida.

 Palavras-chave: Agricultura Sustentável. Segurança Alimentar. Agricultura Familiar.

ABSTRACT: This study aims to analyze the food security of the subject field through bibliographical analysis and within this perspective define the role of family farming and to understand some concepts on the subject, which are of great importance to the development of this work. From a reflection on, sustainable development and the relationship established between the subject field and the environment, basing on building a sustainable society, focusing within this context the family production and the importance of these factors for food security. Thus, analyze and prioritize the essence of the concept of family farming, adopted over the years, identifying the subjects, the predominance of family labor, production systems and the key role that family farming owns and develops the generation of targeted processes for sustainability and food security, bringing another important factor in this issue is that the quality of life.

KEYWORDS: Sustainable agriculture. Food Safety. Family farming.

1 INTRODUÇÃO

        O presente artigo tem como foco de partida a importância da agricultura familiar para a segurança alimentar do homem do campo. Importância essa que têm como objetivo a permanência do homem no campo, estando desenvolvendo a agricultura familiar dentro dos processos de desenvolvimento sustentável e tendo assim uma qualidade de vida assegurada dentro dos seus meios de produção, com práticas voltadas para a produção familiar, não para as formas de produção convencionais.

        A pesquisa realizou-se através do levantamento bibliográfico para conhecer e analisar as principais contribuições teóricas existentes sobre o tema, tornando-se um instrumento indispensável para qualquer pesquisa. Analisamos o papel da agricultura familiar para o desenvolvimento da segurança alimentar do sujeito do campo, sistematizando algumas das principais questões sobre o tema, enfatizando os aspectos de acesso da disponibilidade e ressaltando a importância da qualidade de vida e dos meios de produção desenvolvidos dentro da agricultura familiar.

        Este trabalho está dividido em três partes: a primeira trás discussões sobre a agricultura sustentável, compreendendo os princípios, as características e os conceitos utilizados por vários autores como, Dantas e Ehlers, que trás suas contribuições a respeito da agricultura sustentável, onde os autores enfatizam que, o conceito de agricultura sustentável, é entendido como o manejo e a conservação da base de recursos naturais e a orientação tecnológica e institucional, de maneira a assegurar a obtenção e a satisfação contínua das necessidades humanas para as gerações presentes e futuras. Na segunda parte deste trabalho analisamos através do autor Maluf, o conceito de segurança alimentar enfatizando que a segurança alimentar significa garantir a todos, condições de acesso a alimentos básicos de qualidade em quantidade suficiente. Assim não podemos deixar de falar de agricultura familiar onde o autor Veiga, ressalta a importância da presença da agricultura familiar no meio rural brasileiro.

        Nesse contexto serão analisados vários conceitos e perspectivas, os debates estabelecidos sobre esses temas e que trazem como foco importância da agricultura familiar para a segurança alimentar do homem do campo. É por isso que o presente trabalho pretende apresentar uma metodologia de investigação das eficácias das políticas públicas voltadas para redes de segurança alimentar que foram formadas nos municípios brasileiros. As ideias aqui trabalhadas e debatidas têm como objetivo levantar pontos pra aprofundar as discussões acerca da importância da agricultura sustentável, da segurança alimentar e da agricultura familiar. Ideias estas que enriquecem este trabalho e que suas análises estarão na última parte contribuindo para as considerações finais a respeito do que foi discutido e analisado.

        É de grande importância discutirmos e entendermos as possibilidades da agricultura sustentável e da segurança alimentar, ou seja, trata-se de estudar os espaços da agricultura familiar no segmento da produção sustentável, visando a segurança alimentar e o meio rural como um lugar privilegiado de um sistema de produção diferente dos sistemas produtivos convencionais.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 AGRICULTURA SUSTENTÁVEL

        A agricultura para ser considerada sustentável deve garantir às gerações futuras, a capacidade de suprir as necessidades de produção e qualidade de vida no planeta. Citado por Ehlers, (1999):

Agricultura sustentável é o manejo e a conservação da base de recursos naturais e a orientação tecnológica e institucional, de maneira a assegurar a obtenção e a satisfação contínua das necessidades humanas para as gerações presentes e futuras. Tal desenvolvimento sustentável (agricultura, exploração florestal e pesca) resulta na conservação do solo, da água e dos recursos genéticos animais e vegetais, além de não degradar o ambiente, ser tecnicamente apropriado, economicamente viável e socialmente aceitável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)   pdf (257.7 Kb)   docx (32.7 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com