TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA E O PAPEL DA TRACÇÃO ANIMAL NA PRODUÇÃO AGRO-PECUÁRIA

Por:   •  8/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.902 Palavras (12 Páginas)  •  492 Visualizações

Página 1 de 12

1. IMPORTÂNCIA E O PAPEL DA TRACÇÃO ANIMAL NA PRODUÇÃO AGRO-PECUÁRIA

O uso da tracção animal na produção agro-pecuária inclui: na agricultura (lavoura, plantação, sementeira, sachas, etc); no transporte (para puxar carroças); na irrigação (para puxar água de furos ou accionar bombas de água); para providenciar energia na operação de máquinas de processamento; para construção de edifícios rurais no transporte de materiais. O uso de vacas pode ser uma vantagem do ponto de vista económico. Deve considerar os potenciais indirectos tal como leite, e derivados, e o aproveito de excrementos para fins energéticos e fertilidade do solo.

1.1 EQUIPAMENTO DE TRACÇÃO ANIMAL

O equipamento de tracção anima inclui: arado, charrua, grade de bicos, sachador/cultivador, carroça.

1.1.2 CARACTERÍSTICA E PRINCÍPIOS DE TREINAMENTO

As características a considerar na selecção de um animal para tracção animal incluem: raça, idade, peso, conformação do corpo, temperamento, e estado de saúde. Deve ter conhecimentos prévios de requisitos de alimentos necessários para um animal em trabalho.

Os princípios no treino dos animais incluem: simplicidade e firmeza, rotina e repetição, poucos comandos, evitar altura do dia de mais calor, recompensar os animais, completar cada passo do treino antes de iniciar o outro. Usar o principio de 1 operador por animal ou por junta, melhorando a eficiência do sistema.

1.2 OPERAÇÃO CULTURAL

Lavoura, preparação do solo, sacha, sementeira e colheita. Consegue maximizar o uso de TA nas operações de lavoura, sementeira e sacha. As linhas completas são o conjunto de equipamentos que permite o agricultor ir da lavoura até á sacha, incluindo a gradagem usando a TA. Devido a custos este sistema pode ser simplificado de modo que algumas operações podem ser feitas com o uso da aiveca. Consegue escolher e manter as carroças de transporte de carga.

2. ETAPAS OU PASSOS DE TREINAMENTO

1º Passo: Prender o animal num laço ou argola e conduzir-lhe para caminhar durante 2 a 3 dias (3 a 4 horas) diariamente dentro do curral. Esta etapa é importante pois permite estabelecer a primeira relação entre o treinador e o animal. Desta relação vai depender o sucesso das outras etapas.

2º Passo: Colocar arreios e conduzir os animais para caminhar cerca de 7 a 10 dias por 3 a 4 horas de tempo diariamente no curral depois em campo aberto. Comece a formar o par ou junta colocando os animais juntos. Coloque a canga para unir os dois animais para o trabalho.

3º Passo: Puxar pesos para o desenvolvimento do esforço de tracção. Os animais habituam-se ao peso aos poucos iniciando com um tronco de 25 kg. Ao mesmo tempo que puxam os pesos, ensine os animais a andarem no sulco ensinando-os a seguir em linhas.

4º Passo: Os animais aprendem a puxar as alfaias num período de 21 a 30 dias durante 3 a 6 horas de tempo diariamente numa machamba aberta.

2.1 PRINCÍPIOS A OBSERVAR DURANTE AS SESSÕES DE TREINO

Os animais em treinamento estarão em contacto directo com pessoas desconhecidas, barulhos estranhos e peças de contenção tais como cordas, e outro equipamento daí que eles devem habituar-se de tudo isso e aprender a seguir as instruções claras.

O treinador deve manter uma abordagem calma, firme, paciente e consistente para os animais. Deve seguir as etapas de treinamento conforme estão descritas e repetir até obter o controlo completo dos animais. É importante premiar o comportamento ou conduta correcta dos animais com pequenos períodos de descanso dando alguma porção de comida.

2.1.2 O ANIMAL COMO FONTE DE FORÇA DE TRABALHO

O emprego de animais como fonte de força de trabalho é um método utilizado desde os tempos remotos que se descobriu a agricultura. As espécies usadas para a tracção animal são muitas e variadas segundo os continentes. As mais vulgares utilizadas a nível mundial são: bovinos, burros, mulas, boi cavalo, búfalos de água.

2.2 VANTAGENS E DESVANTAGENS DE TRACÇÃO ANIMAL

 Torna o trabalho de cultivo menos duro;

 Aumenta a produtividade (duas juntas podem lavrar 2 ha/dia) enormizando o tempo;

 O investimento é de menor capital (custo baixo de aquisição de animais e equipamento);

 Os animais bem como o equipamento podem ser adquiridos localmente;

 Criação de maior oportunidade de emprego,

 Os animais podem ser usados para a realização de outras operações tais como: lavoura, gradagem, sementeira, sacha, etc.

2.2.1 DESVANTAGENS

 Exigem muita paciência tanto no treino como para o trabalho com eles;

 Necessitam de um bom pasto e suplementação adequados quando trabalham;

 Perde-se muito tempo antes de iniciar o trabalho, pois é necessário encontrá-los, contê-los e arcá-los.

3. CRITÉRIOS DA SELECÇÃO DE ANIMAIS

 Pescoço curto e bem musculados;

 Cornos seguros e firmes;

 De preferência que apresenta bosso;

 Caixa torácica ampla e bem descida;

 Boa musculatura na garupa, coxa e lombo;

 Espáduas fortes;

 Membros robustos;

 Unhas duras;

 Ventre pouco volumoso;

 Articulações fortes;

 Idade jovem (18 a 35 meses);

 Peso ideal (até 250 kg);

 Boa conformação (o animal a seleccionar deverá ter patas bem conformadas e joelhos normais com patas não arqueadas);

 Temperamento do animal (Animais agressivos e teimosos);

 Proveniência (O gado de tracção deve ser de origem tropical e ou cruzado com raças Mashona, Angoni, Landim e Afrikander.

 Saúde (serão rejeitados os animais com problemas de andamento-balanço

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com