TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução Agronomia

Por:   •  21/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.810 Palavras (12 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 12

1 – São definidos em três dimensões conceituais somente pode ser considerada efetiva se elas estiverem sendo cumpridas de maneira satisfatória.

Primeira: Viabilidade econômica do agronegócio, que está vinculada a uma série de fatores; climáticos, mercadológicos, política de comercialização etc. Deve promover lucro líquido para o produtor.

Segunda: Sustentabilidade social, deve assegurar os direitos trabalhistas e as condições de trabalho adequado aos empregados e investindo na qualificação da mão de obra o retorno e o rendimento estarão mais assegurados.

Terceira: Sustentabilidade ambiental do sistema produtivo. A rentabilidade da produção não deve gerar passivo ambiental ou qualquer dano aos sistemas ecológicos. A sustentabilidade econômica tem que ser obtida sem estorno do impacto negativo gerado sobre o meio ambiente.

2- Primeiramente as exigências legais devem ser compridas, tais como conservação das A.P.Ps (Área de Proteção Permanente), restauração das matas ciliares e outras coberturas vegetais associadas a áreas de nascentes. Assim garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social e a conscientização.

3- Respeitar e incentivar os princípios éticos de preservação de todas as formas de vida; preservação da biodiversidade, alteração dos padrões de produção, redução ou substituição do uso de recursos renováveis, respeito a capacidade suporte dos ecossistemas, mudanças dos padrões individuais de consumo.

4-  A capacidade de infiltração depende do tipo de solo, normalmente a capacidade de infiltração de solos com floresta são altos, o que produz pouco escoamento superficial. Para os solos com superfície desprotegida que sofre com a ação da compactação, a capacidade de infiltração pode diminuir dramaticamente resultando em maior escoamento superficial, onde se converge para os rios que formam a drenagem principal das bacias hidrográficas.

5- Compactação Pé-de-boi, Pé-de-arado e Pé-de-grade

6- Com o grande escoamento superficial nas áreas compactadas e sem proteção, se facilita bastante o processo erosivo onde começa com a formação erosão laminar, sulcos, ravinas e voçorocas. Quando a vazão de água aumenta se incorpora no meio os nutrientes e sais minerais e vegetais para os rios causando assoreamento limitando cada vez mais água.

7- Utiliza-se para transporte de água de um determinado ponto a outro (geralmente para um local mais elevado), utilizando-se portanto um sistema de bombeamento d’água, também chamado de sistema adutor.

8- A erosão da área de captação de água é o desgaste do solo pelos meios de captação de água, compactação do solo, falta de cobertura vegetal, que tem como consequência a perda do solo, perda da água e assoreamento.

9- Primeiramente assegurar que o solo esteja permeável, verificando e compactação desse solo, pois a qualidade do solo está diretamente relacionada com o fechamento do ciclo hidrológico da água, combate ao desmatamento, manutenção da área de recalque.

10- Impacto ambiental e a alteração no meio ambiente ou em algum de seus componentes por determinada ação ou atividade humana. Esse impacto pode ser positivo ou negativo, sendo que negativo representa uma quebra no equilíbrio ecológico, que provoca grandes prejuízos no meio ambiente.

11- É o desenvolvimento de habilidades relacionadas a criação de um projeto técnico, científico ou empresarial, significa realizar, fazer ou executar algo na área de agricultura e/ou pecuária que cause impacto seja positivo ou negativo.

12- Vantagens: Maior disponibilidade de tecnologias, Geração de empregos, Maior produção de carnes, Melhor qualidade ao produto e Despache imediato do produto abatido. Desvantagens: Gastos elevados, Uso excessivo de água, Resíduos e dejetos que poluem o ar, Contaminação dos solos e das águas e Odor indesejável na composição da mateira orgânica.

13- Vantagens: Uniformidades das aplicações, Prescrição das aplicações, Economia nas aplicações, Menor compactação do solo, Menores danos nas culturas.

Desvantagens: Grande consumo de energia, Grande consumo de água, Possibilidade de salinização, Alto curso e Recurso não renovável.

14- O EIA (Estudo de Impacto Ambiental) é o conjunto de análises realizadas por vários especialistas de áreas diversas que visam o impacto que determinadas empresas exercem no meio-ambiente. RIMA (Relatório de Impacto Ambiental) tem objetivo de mostrar as conclusões do EIA, deve conter mapas, gráficos, quadros e cartas, além de ser na linguagem objetiva e compreensível e possui metodologia própria.

15- Consiste em um conjunto de atividades a serem executadas com a finalidade de recuperar a cobertura vegetal de uma área degradada. Seu principal objetivo e a recuperação do ambiente garantindo a proteção do solo contra processos erosivos e carregamento de partículas acarretando o assoreamento de rios e córregos.

16-  E a capacidade de um sistema restabelecer seu equilíbrio após este ter sido rompido por um distúrbio, ou seja, sua capacidade de recuperação. No entanto e mais ou menos limitada, dependendo do grau de destruição de um ecossistema, este pode não mais restaurar sua variedade de plantas e animais e sua forma original.

17- A declividade do terreno é relevante na fertilidade do solo, pois com o escoamento devido a declividade existe uma perda de nutrientes, solo e matéria orgânica, por erosões, lixiviações entre outros. O Banco de sementes silvestres atua na recuperação inicial de uma área que sofreu escoamento, desmoronamento ou qualquer outra perda, pois, disponibiliza pro local, mudas naturais, sendo mais fácil manter a resiliência ecológica do local, a partir do momento que se é iniciado a recuperação a resiliência com o passar do tempo auxilia naturalmente a adaptação do ambiente.

18- Pode ser solicitado após o empreendimento receber uma punição por causar degradação e também por órgãos ambientais no processo de licenciamento de atividades que possam degradar o meio ambiente.

19- O manejo adequado para recuperação de nascentes d’águas consiste basicamente na conservação ou restauração da vegetação sobre a bacia com espécies adequadas e de preferência sendo nativas locais.

20- São empresas na área agropecuária que tem uma visão de preservação do meio ambiente, menor impacto de degradação e que possuem medidas de proteção e correção do meio ambiente, tendo seu lucro de uma maneira “Limpa Ambientalmente”, “Justo Socialmente” é aquele empreendimento que visa a manutenção do emprego das pessoas, garante seus direitos trabalhistas, cursos profissionalizantes e tem uma consciência de cunho ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (115.7 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com