TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução Sobre Agronomia

Por:   •  27/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 2
  1. INTRODUÇÃO

A infiltração é o processo pelo qual a água atravessa a superfície do solo (BRANDÃO et al. 2006b) . Isso pode acontecer dentro do ciclo hidrológico, a partir de uma vegetação que leva a chuva ao solo naturalmente, infiltrando-se.  O fenômeno depende também da disponibilidade de água para infiltrar, da natureza do solo, do estado da camada superficial do solo e das quantidades de água e ar inicialmente presentes no interior do solo.

Relativo ao fenômeno da presença de vegetação é notório que esse fator intervém na infiltração, pois, a cobertura vegetal é mais permeável do que um solo desmatado. A presença de árvores aumenta o aporte de matéria orgânica dos solos, conservando a umidade, aumentando a capacidade de absorção e infiltração de água, reduzindo o risco de erosão e estimulando a atividade biológica (MUSCHLER, 2000; BARBERA-CASTILLO, 2001).

Desse modo, é imprescindível observar que a infiltração da água no solo pode variar de acordo com o tipo de solo. Seja por meio do solo arenoso, com a maior proporção de areia, ou por meio do argiloso contendo mais argila. A presença de argila no solo diminui sua permeabilidade, não permitido uma grande infiltração, logo se observa que esse solo tem maior capacidade de retenção de água que o arenoso, por causa das cargas iônicas existentes em sua constituição.

Além disso, também é perceptível a densidade do solo argiloso, que embora seja eletricamente mais carregado, não possui cargas suficientes para reter água na quantidade necessária e ficar mais pesado que o solo arenoso. Ademais, alguns outros fatores intervêm na infiltração, como a permeabilidade do solo, inclinação do terreno diminuindo dessa maneira o tempo de infiltração, os tipos de chuva, a umidade do solo e a temperatura.

Portanto, foi realizado um experimento visando analisar o comportamento da infiltração da água em alguns tipos de solos coletados em Parelhas, Caicó, Extremoz  e Acarí. Contendo em algumas amostras pedregulho e um pouco de vegetação a fim de observar, nessas condições, se há implicação também na infiltração.

Bibliografia

BRADÃO, V.S. CECILIO, R.A. PRUSK, F.F. & SILVA, D.D. Infiltração de Água no Solo, Viçosa, MG: UFV, 2006. 47p. Universidade Federal de Viçosa, 2006.

MUSCHLER, R.G. Árboles en cafetales. Turrialba, Costa Rica: Catie/ GTZ, 2000.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (56.8 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com