TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PLATAFORMA DIGITAL DE MONITORAMENTO GEOESPACIAL AGROCLIMÁTICO POR SATELITE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO JURUÁ

Por:   •  17/10/2022  •  Monografia  •  1.800 Palavras (8 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC

CAMPUS FLORESTA CMULTI- 085

CURSO DE BACHARELADO EM ENGENHARIA FLORESTAL

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I

ADENILSON DE SOUZA MORAIS

PLATAFORMA DIGITAL DE MONITORAMENTO GEOESPACIAL AGROCLIMÁTICO POR SATELITE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO JURUÁ

Cruzeiro do Sul- Acre

Janeiro, 2021

ADENILSON DE SOUZA MORAIS

PLATAFORMA DIGITAL DE MONITORAMENTO GEOESPACIAL AGROCLIMÁTICO POR SATELITE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO JURUÁ

Trabalho de Conclusão de Curso I apresentado à Coordenação do Curso de Bacharelado em Engenharia florestal da Universidade Federal do Acre – Campus Floresta (UFAC), como requisito parcial para obtenção do título Engenheiro Florestal.

Cruzeiro do Sul- Acre

Janeiro, 2021

PLATAFORMA DIGITAL DE MONITORAMENTO GEOESPACIAL AGROCLIMÁTICO POR SATELITE NA BACIA HIDROGRÁFICA DO ALTO JURUÁ

Projeto de pesquisa apresentados à disciplina Trabalham de Conclusão de Curso I (TCC I), como requisito parcial para a execução do Projeto de Conclusão do Curso de Engenharia Florestal, da Universidade Federal do Acre- Campus Floresta.

COMISSÃO JULGADORA

PROF. DR. JEFFERSSON JOSÉ VIEIRA

(ORIENTADOR - UFAC- CAMPUS FLORESTA)

(TITULAR 1 - UFAC- CAMPUS FLORESTA)

(TITULAR 2 - UFAC- CAMPUS FLORESTA)

(SUPLENTE - UFAC- CAMPUS FLORESTA)

Cruzeiro do Sul/Acre, ______ de _________2021

SUMÁRIO

  1. Introdução
  2. Hipótese
  3. Justificativa
  4. Objetivo
  1. Objetivo Geral
  2. Objetivos Específicos
  1. Referencial Teórico
  1. Dados e Informação
  2. Processamento
  3. Monitoramento Agroclimático
  1.  Precipitação
  2.  Albedo da Superfície
  3.  Índice de Vegetação por Diferença Normalizada (NDVI)
  4. Temperatura da Superfície
  5. Evapotranspiração Real (ETr)
  1. Material e métodos
  1.  Local do Estudo
  1. Resultados esperados
  2. Cronograma
  3. Orçamento
  4. Referência Bibliográfica

  1. INTRODUÇÃO

Nas últimas três décadas (dentre os anos 1992 e 2015) a superfície do Brasil teve significativas mudanças nos tipos de cobertura vegetal. As superfícies cobertas pelas árvores passaram de 59,9 a 56,6%, entretanto que aumentaram as zonas com cultivos herbáceos de 14,6 a 17,7% (FAO, 2015); o qual, em números absolutos, representa relevantes alterações no uso da terra devido às dimensiones continentais do Brasil.

Nessa perspectiva, no Estado do Acre, onde encontra-se localizada a bacia hidrográfica do Alto do Juruá, o crescente desenvolvimento ocorrido nos últimos anos e modificações ambientais estão sendo observados por moradores e usuários das bacias hidrográficas; como exemplos são citados a redução da cobertura florestal e o fluxo de água nos igarapés dessas bacias hidrográficas (Silva et al., 2014)

O surgimento das geotecnologias possibilita a abordagem de pesquisas relacionadas com as dinâmicas de uso da terra, incorporando vantagens significativas quando comparadas com outras ferramentas. Em particular ressalta a utilização de imagens de satélite pela sua versatilidade, custo atual, otimização do tempo, acessibilidade, cobertura global, redução de visitas de campo, observação multi-escala, transmissão imediata, formato digital, repetição da observação, entre outras (Chuvieco, 2016).

  1. HIPÓTESE
  2. JUSTIFICATIVA  
  1. OBJETIVOS
  1. OBJETIVO GERAL
  • Desenvolver uma plataforma que auxilie no estudo de modelagem de processos agrometeorológicos.
  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Desenvolver uma plataforma digital, com acesso livre, para monitoramento espaço-temporal de dados e informação agroclimática obtida mediante sensoriamento remoto satélite na Bacia do Alto Juruá.
  • Gerar mapas espaço-temporais de precipitação; albedo da superfície; índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI); temperatura da superfície; e evapotranspiração Real (ETr).

  1. REFERÊNCIAL TEÓRICO[a]
  1. Dados e informação

A temperatura de superfície terrestre foi fornecida a partir das imagens termais do sensor MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer).

A fonte principal de dados e informação para o desenvolvimento do projeto tecnológico serão as imagens dos satélites de observação da terra fornecidas pelo projeto Landsat, o qual encontra-se dirigido de forma conjunta pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) e o Serviço Geológico dos Estado Unidos (USGS).

Os dados de precipitação pluvial serão fornecidos pela missão de Medição Global de Precipitação (GPM), que corresponde a uma rede mundial de satélites que provê observações globais de chuva, liderada pela Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA) e a NASA (Hou et al., 2014).

  1. Processamento

O tratamento dos dados e da informação de origem satelital será realizado através da plataforma Google Earth Engine (GEE), o qual é um sistema com capacidades globais para o processamento de dados e informação obtida por sensoriamento remoto, criado sob ambiente de nuvem (Gorelick et al., 2017). Nesse sentido, para o processamento geoespacial agroclimático se usará especificamente a ferramenta Earth Engine Evapotranspiration Flux (EEFlux).

O EEFlux constitui uma forma do modelo de Mapeamento da Evapotranspiração em Alta Resolução com Calibração Interna (METRIC) que funciona no sistema GEE. O modelo computacional METRIC emprega dados e informação dos satélites do projeto Landsat para determinar e mapear a evapotranspiração (Allen, Tasumi, & Trezza, 2007).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (165 Kb)   docx (63.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com