TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIDADE FÍSICA DO SOLO NO NORTE BAIANO

Por:   •  12/12/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.249 Palavras (9 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 9

QUALIDADE FÍSICA DO SOLO NO NORTE BAIANO SOB DIFERENTES TIPOS DE SISTEMA DE MANEJO

Fernando Leite Santos¹; Guilherme Pablo Ribeiro Lima¹; José Daniel Cavalcante Carvalho¹; Pedro Henrique Nunes de Alencar¹; Emanuel Ernesto Fernandes Santos2  

¹Discentes do curso de Engenharia Agronômica do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia, campus III Juazeiro – BA. 2Professor Titular do Departamento de Tecnologia e Ciências Sociais da Universidade do Estado da Bahia, campus III Juazeiro – BA. eefsantos@uneb.br

RESUMO

Os sistemas de manejo do solo podem modificar a estrutura e a densidade do solo e, por consequência, alterar o tamanho, forma, e o arranjo dos poros, que determinam a porosidade do solo. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influencia do sistema de manejo nas propriedades físicas do solo na região Submédio São Francisco, Projeto Mandacaru II, localizado no município de Juazeiro, Bahia. Foram avaliadas quatro áreas: cultivo de manga (CM), cultivo de banana (CB), cultivo de maracujá (CMJ), e da área de recuperação da mata nativa (ARMN) da região onde os solos foram coletados. Em cada espaço foram realizadas as determinações de densidade do solo (DS), densidade das partículas (DP), porosidade total (PT) e análise granulométrica do solo.

Palavras-chave: densidade, porosidade e manejo do solo.

ABSTRACT

Soil management systems can modify the structure and density of the soil and, consequently, change the size, shape, and arrangement of the pores, which determine the soil porosity. The objective of this work was to evaluate the influence of the management system on the physical properties of the soil in the Sub-middle region of São Francisco, Project Mandacaru II, located in the municipality of Juazeiro, Bahia. Four areas were evaluated: mango cultivation (CM), banana cultivation (CB), passion fruit cultivation (CMJ), and the native forest recovery area (ARMN) in the region where the soils were collected. In each space, soil density (DS), particle density (DP), total porosity (PT) and soil particle size were determined.

Keywords: density, porosity and soil management.

INTRODUÇÃO

Os solos são de fundamental importância na produtividade das culturas, e a porosidade, com ampla variação de diâmetros presente, pode interferir negativamente ou positivamente na qualidade do mesmo, principalmente em aspectos como drenagem, penetração de raízes, disponibilidade de água para as plantas, absorção de nutrientes, temperatura do solo e aeração (REZENDE, 1997).

Os sistemas de manejo podem modificar a estrutura e a densidade do solo e, por consequência, alterar o tamanho, forma, e o arranjo dos poros, que determinam a porosidade do solo. Essas modificações influenciam na qualidade das propriedades físicas do solo, principalmente relacionado à capacidade de absorção de água pelas plantas e a retenção da mesma no solo, além da porosidade de aeração e a dificuldade das raízes em penetrar o solo, justamente por que um solo com alta densidade é mais compacto, havendo assim resistência do solo em relação à penetração (TORMENA et al., 1998).

A irrigação tem sido um dos grandes destaques para aumentar a produção agrícola, principalmente no Submédio São Francisco, região semiárida, com significativas irregularidades pluviométricas, dando ênfase para o polo Juazeiro-Petrolina. As propriedades físicas são alteradas quando sua exploração é mais intensiva, o que resulta numa maior mobilização do solo (E. E. F. SANTOS & M. R. RIBEIRO, 2000).  

De acordo com Campos et al. (1995), a degradação da estrutura causa ao solo perda das condições favoráveis ao desenvolvimento vegetal, predispondo-o ao aumento da erosão hídrica. Para Kiehl (1979) e Reichardt (1990), a alteração na estrutura do solo pode provocar compactação e, consequentemente, variação na densidade do solo.

A compactação do solo é um processo de intensa manipulação, que reduz os vazios, deixando o solo mais denso, está diretamente ligado ao momento que o mesmo perde sua porosidade, processo que ocorre devido aos fatores antrópicos, quando acontece a expulsão do ar presente no solo, reduzindo seu volume. Na agricultura, a compactação do solo se dar pelo pisoteio de animais, e principalmente pela grande influencia do uso de maquinas agrícola, como por exemplo, os tratores. Um solo compactado é prejudicial para a produção na agricultura, pois vai dificultar o crescimento de raízes, e cria problemas no desenvolvimento das plantas, além de diminuir a movimentação da água pelo solo, devido à baixa infiltração, que pode provocar uma erosão pelo excesso de água na superfície do solo.

A densidade do solo é definida como sendo a relação existente entre a massa de uma amostra de solo seca a 105ºC e a soma dos volumes ocupados pelas partículas e pelos poros, que visa medir a densidade média de um volume conhecido como solo estando relacionados com a porosidade total e a densidade das partículas. A porosidade é a fração volumétrica do solo ocupada com ar e, ou, água, representando o local onde circulam a solução do solo (água e nutrientes) e o ar, sendo, portanto, o espaço em que ocorrem os processos dinâmicos do ar e solução do solo.  

A densidade de partículas refere-se apenas à fração sólida de uma amostra de terra, sem considerar a porosidade. A densidade de partículas de um solo quer seco ou molhado, é sempre a mesma, desde que se subtraia da massa da amostra o peso da água contida. As análises granulométricas refere-se à separação frações de areia, argila e silte, que compõem a massa do solo, sendo de suma importância para caracterização, fins taxonômicos e avaliar a capacidade de manejo e uso do solo.

O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do sistema de manejo nas propriedades físicas do solo em diferentes tipos de cultura na região Norte da Bahia.

MATERIAIS E MÉTODOS

As amostras de solo foram coletadas no perímetro Irrigado Mandacaru II, município de Juazeiro-BA, localizada na região do Sub Médio São Francisco, coordenadas geográficas 9° 24’ 48” de latitude Sul e 40° 19’ 18” de longitude a oeste de Greenwich, e tem predominância de Vertissolo derivado de calcário. Na região do Submédio São Francisco, o clima é do tipo Bswh’, segundo a classificação de Köppen, que corresponde a um clima semiárido (Reddy e Amorim Neto, 1983). As chuvas são mal distribuídas, com uma precipitação média anual entre 400 e 500 mm.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (175.2 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com