TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO PRACTICADO NA PROVÍNCIA DO CUANZA NORTE

Por:   •  9/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.008 Palavras (9 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DO KWANZA NORTE

REGIÃO ACADÉMICA VII

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS

TRABALHO EM GRUPO

A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO PRACTICADO NA PROVÍNCIA DO CUANZA NORTE

O DOCENTE DA CADEIRA: Paxi Pedro, MSc.

NDALATANDO, MARÇO DE 2019.

ESCOLA SUPERIOR PEDAGÓGICA DO KWANZA NORTE

REGIÃO ACADÉMICA VII

DEPARTAMENTO DE LÍNGUAS

TRABALHO EM GRUPO

A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR: UMA REFLEXÃO SOBRE O ENSINO PRACTICADO NA PROVÍNCIA DO CUANZA NORTE

AUTORES:  

Admiro Francisco Chumbo

André Mateus Clemente

Ângelo Miguel Cassinda

Costa Manuel de Amaral

David Queiroz Júlio

Trabalho apresentado como requisito para a primeira avaliação na cadeira de Psicologia Geral, Grupo n.º 1, sala n.º 18, no curso de Linguística Inglesa.

NDALATANDO, MARÇO DE 2019.


ÍNDICE

INTRODUÇÃO-------------------------------------------------------------------------------------4

A QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR----------------------------------------------------5

APETRECHAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DO KWANZA NORTE---------------------------------------------------------------------------6

OS LIVROS MAIS PROCURADOS------------------------------------------------------------6

APETRECHAMENTO DA BIBLIOTECA DA ESCOLA SUPERIO PEDAGÓGICA DO KWANZA NORTE---------------------------------------------------------------------------6

LIVROS MAIS ADERIDOS NA BIBLIOTECA SUPERIOR PEDAGÓGICA----------7

CARACTERIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR ESTUDADAS---------------------------------------------------------------------------------------8

ESCOLA SUPERIOR POLITÉCNICA DO KWANZA NORTE---------------------------9

SURGIMENTO DA ESCOLA POLITÉCNICA-----------------------------------------------9

CONCLUSÃO-------------------------------------------------------------------------------------10

BIBLIOGRAFIA----------------------------------------------------------------------------------11


INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem como finalidade compreender, de maneira geral, o funcionamento e a qualidade do ensino público, através de uma gestão participativa e democrática que levará autonomia para dentro das escolas. A gestão participativa, nesse estudo, é entendida como uma forma significante de desenvolvimento de todo processo decisório. Em escolas democraticamente administradas, todos assumem papéis fundamentais na tomada de decisões, nos padrões de desempenho e na garantia de que a organização atenda adequadamente as necessidades da escola.

Neste tipo de gestão, a qualidade da educação é direcionada para a sociedade atual; que requer do cidadão qualificação, para se integrar socialmente. A democracia no ambiente escolar se constrói no relacionamento diário, entre pessoas e instituições que devem ser analisados, revisto e aperfeiçoado a cada dia. A escola não é um negócio de um diretor, ela é resultado de um trabalho coletivo que será conhecida como gestão de qualidade. O entendimento de conceito de qualidade já pressupõe a idéia de autonomia, participação, isto é, do trabalho associado das pessoas que analisam situações, decide sobre encaminhamento e age em conjunto.

A qualidade tem que ser em primeiro lugar dentro de uma escola, é neste espaço que se constrói cidadãos para inserir na sociedade. A qualidade do ensino superior em Angola é uma preocupação dos estudantes, professores e encarregado de educação. Preocupação como a competência profissional dos docentes, o estímulo e a motivação pela carreira docente, a processo de recrutamento de pessoal para o exercício de profissão, o desenvolvimento das infraestruturas universitárias, a confusão e a proliferação do ensino superior que não reúnem o mínimo de condições para funcionar, são todos de estrema importância.

Outro assunto que defendemos é o de que toda a universidade deve ter programa de investigação e de formação pós-graduada para fazer face as necessidades cada vez mais exigentes do mercado. Verificamos com muito desagrado que são poucas as que se preocupam com a superação académica e científica dos seus professores e pessoais não docente, o que afeta a qualidade de ensino que se ministra a transição a categoria e por conseguinte os índices motivacionais dos mesmo.

Diante de tudo que foi exposto, levantamos a seguinte pergunta: que indicadores refletem a qualidade de ensino? Para responder a essa questão, temos como objectivo geral, conhecer o funcionamento e a qualidade do ensino desenvolvido pelas duas instituições de ensino superior em Ndalatando.

QUALIDADE DO ENSINO SUPERIOR

Conceito de qualidade é variável, discutível, dependendo do contexto, dos fundamentos e dos objectivos que se desejam alcançar. Por isto, muitos o têm como um conceito polissémico, de muitos significados. Falar de qualidade do ensino superior implica observar que nele estão implícitos aspectos subjectivos que se objectivam no saber ser, saber fazer e no saber estar, como vectores da qualidade de ensino superior. (ANGOP, 2012).

A universidade tem três tarefas fundamentais para ser considerada como tal. O ensino, a investigação e a extensão. Isto quer dizer que toda e qualquer universidade devem reger-se por esta tríade para ser considerada como tal. Verificamos com muita apreensão que na nossa sociedade há um grande numero de instituições do ensino superior que se denominam como universidade e que na maior parte dos casos não cumprem com o que acima mencionamos, ou seja, dentro da sua atividade não incorporam nem combinam o ensino com a investigação cientifica e muito menos com a extensão, factos que poem em duvidas a natureza dessas instituições. (Amílcar)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (312.8 Kb)   docx (336.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com