TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SUINOCULTURA CRESCIMENTO/ TERMINAÇÃO

Por:   •  3/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.720 Palavras (7 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

ASSOCIAÇÃO CASA FAMILIAR RURAL ESPERANÇA

CURSO TÉCNICO EM AGRICULTURA

IPORÃ DO OESTE/SC

FERNANDO JUNGES

SUINOCULTURA CRESCIMENTO/ TERMINAÇÃO

IPORÃ DO OESTE/SC

2018


FERNANDO JUNGES

SUINOCULTURA CRESCIMENTO/TERMINAÇÃO

Relatório de estágio apresentado á Casa Familiar Rural Esperança como requisito para aprovação na disciplina de Estágio Curricular 2018.

Professor: Diogo Davi Follmann

IPORÃ DO OESTE, SC

2018


SUMÁRIO

1.DIAGNÓSTICO DA PROPRIEDADE        4

2 MANEJOS DA POCILGA        4

2.2 TRATO DOS ANIMAIS        5

2.3REGULAGEM DOS COMEDOUROS        6

3 CARACTERÍSTICAS DAS POCILGAS.        7

3.2 LOCALIZAÇÃO DAS GRANJAS        7

4 SOMBREAMENTO        8

4.1 INFLUÊNCIA DOS TIPOS DE TELHADO        9

5 CONSEQUÊNCIAS DA TEMPERATURA INADEQUADA PARA OS SUÍNOS        10

1.DIAGNÓSTICO DA PROPRIEDADE

        A propriedade é constituída por cinco pessoas, sendo que apenas três delas trabalham nas atividades da mesma. A empresa rural trabalha com três atividades, a bovinocultura leiteira, o plantio do milho para confecção da silagem e para a venda de grãos, e com a suinocultura na fase de crescimento e terminação. A propriedade foi adquirida pela sucessão familiar, onde hoje, quem realiza as tomadas de decisões, são os proprietários, Marcelino Niheus, Marlene Niheus e o filho mais velho, Marcos Niheus.

        A propriedade localiza-se na comunidade de São Ludgero, distante a 18 km da cidade. A propriedade possui 32 hectares, sendo divididas em, 10 para pastagens como Tifton, Convert, Brachiaria, Azevém, Aveias de inverno e verão para consórcios, 12 para o plantio do milho, e 1,5 hectares em construções, e o restante dos 8,5 hectares em matas. A propriedade possui um plantel de 30 bovinos em lactação, que totalizam 900 litros de leite por entrega, 7 vacas secas, e 25 bezerras e novilhas Encontram-se na propriedade dois galpões de suínos da fase de crescimento e terminação. Sendo a primeira construída no ano de 2001, medindo 62,5 x 7,5m com capacidade de 350 suínos, e a segunda no ano de 2007 medindo 70 x 8m com capacidade de 400 suínos.

2 MANEJOS DA POCILGA

2.2 TRATO DOS ANIMAIS

        O trato dos suínos é realizado todos os dias nos mesmos horários. Sendo que 1° trato é realizado as 7:30 horas; 2° trato = 11:00 horas; 3° trato = 15:00 horas; 4° trato = 18:30 horas. Sendo que em alguns cochos de certas baias, avia sobras de ração, como demonstra na imagem 01. Isso é ocasionado por diversos fatores, sendo eles a temperatura, como demostra na imagem 07, que acaba deixando o animal estressado, e pela má regulagem dos comedouros, como demonstra a imagem 02.

Tabela 01: Média de consumo de ração dos suínos

[pic 2]

Fonte: Swarovsky (2018)

O que acontece, entretanto, é a grande possibilidade de veiculação de vírus para os próprios animais através do consumo de restos de alimentos, a formação de cascão, o que foi muito frequente nas pocilgas durante meu estágio, além de que, a fermentação bacteriana ocorre no intestino grosso dos suínos, causando um efeito sobre o “ecossistema” intestinal. Isto é resultado dos hidratos de carbono da dieta que escaparam á digestão e absorção no intestino delgado. No entanto, o efeito da fermentação bacteriana da proteína da dieta, que também escapa à digestão e chega sem ser digerida ao intestino grosso, afeta a saúde intestinal dos suínos. (BLANCH Alfred, 2018)

Imagem 01: Sobras de ração

[pic 3]

Fonte: Junges (2018)

2.3REGULAGEM DOS COMEDOUROS

        A regulagem dos comedouros é de suma importância para um bom resultado no final do lote. Sendo que caso estejam desregulados, como demonstra na imagem 02, poderá haver sobras quando em excesso, causando distúrbios no ecossistema intestinal, como citado acima, o aumento da conversão alimentar pelo desperdício, além de diminuir o ganho de peso diário, quando em falta de ração.

Imagem 02: comedouros desregulados

[pic 4]

Fonte: Junges (2018)

3 CARACTERÍSTICAS DAS POCILGAS.

        Como já descrito acima, a primeira pocilga foi construída no ano de 2001, medindo 62,5 x 7,5m, e a segunda no ano de 2007 medindo 70 x 8m. O galpão 01 apresenta boas condições para a criação de suínos na fase de crescimento e engorda, situado mais a oeste, possui telhado de cerâmica, o que ajuda a baixar a temperatura nos períodos mais quentes, tendo este um pé-direito com cerca de 3m e com altura de baias de 90 cm, auxiliando as trocas de ar internamente, possuindo forrações e cortinados, apresenta piso compacto.

        O galpão 02 situado mais a Leste, apresenta telhado de fibrocimento 6 mm, com altura de pé-direito superior a 3m, os outros itens de construções são iguais aos citados anteriormente no parágrafo acima.

3.2 LOCALIZAÇÕES DAS GRANJAS

        A localização das granjas é de fundamental importância para um melhor desenvolvimento dos animais. No entanto, a localização das granjas da propriedade em que realizei meu estágio não está de acordo com o recomendado na literatura. Pois, o proprietário não visou à orientação Leste-Oeste, e sim, a inclinação do terreno, resultando assim, em problemas sanitários nos lotes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (795.6 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com