TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Por:   •  14/9/2020  •  Resenha  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 2

SUSTENTABILIDADE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

O ser humano vem trazendo impactos negativos ao meio ambiente desde de sempre, e agora esses impactos vem cada vez mais evidentes hoje em dia. A poluição, destruição de habitats, acúmulo de resíduos sólidos e a diminuição rápida da biodiversidade são alguns dos exemplos dos problemas ambientais provocados pela ação do homem atualmente.

A sustentabilidade é um termo que vem sendo usado quando o assunto é meio ambiente e os impactos negativos causados pelo homem, esse termo pode possuir diversos significados. Na biologia é a capacidade dos ecossistemas de se recuperarem dos impactos do homem ou até mesmo do próprio meio ambiente. A sustentabilidade também pode ser usada junto com a palavra desenvolvimento para se referir às maneiras de evitar o esgotamento dos recursos naturais, atendendo assim as necessidades da população.

A importância de se discutir a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável hoje, é que a cada dia os problemas ambientais estão afetando a nossa qualidade de vida. Problemas como a falta de água e o racionamento de energia está sendo os principais destaques em vários locais do Brasil, mostrando que os problemas não são só de má administração, mas também do uso irracional e excessivo de tais recursos.

O desenvolvimento sustentável precisa de planejamento e da participação de toda a população. É preciso analisar cuidadosamente o quanto gastamos dos recursos e quanto ainda nos resta. Precisamos também entender que os recursos naturais podem acabar e se fizemos um uso consciente é fundamental hoje não iremos comprometer a vida das futuras gerações.

É muito importante que a população seja conscientizada, tanto ambientalmente, quanto nos aspectos social e econômico. Existem práticas que podem ser praticadas individualmente, como separa o lixo para a coleta seletiva de resíduos; o consumo consciente; escolher apoiar empresas que se preocupam em ser mais sustentáveis; racionar água e energia e a preferência por embalagens ecológicas.

O importante para estarmos cada dia mais próximos de uma sociedade sustentável é a conscientização do próximo e mobilizar a sociedade para garantir o desenvolvimento sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (46.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com