TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TOPOGRAFIA ASSOCIADA À RECUPERAÇÃO DO SOLO

Por:   •  30/4/2020  •  Artigo  •  5.313 Palavras (22 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 22

TOPOGRAFIA ASSOCIADA À RECUPERAÇÃO DO SOLO

CENTRO DE EDUAÇÃO TECNOLOGICO - CETPB

JOÃO PESSOA

SEU NOME COMPLETO

TÉCNICO EM AGRIMENSURA

Março de 2020

João Pessoa, 18 de março de 2020


NOME COMPLETO

TÉCNICO EM AGRIMENSURA

TOPOGRAFIA ASSOCIADA À RECUPERAÇÃO DO SOLO

Agrimensura

Nome do Professor Orientador

João Pessoa, 18 de março de 2020.


DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho à minha esposa Luciane dos Santos Paiva Oliveira, meu filho Luiz Eduardo Oliveira Paiva, minha mãe Jaci Alves de Oliveira, e à todos os meus irmãos.


Sumário        

1.INTRODUÇÃO………………………………………………………………….......04

2. Legislação vigente à proteção do solo…………………………………..05

3. Sustentabilidade……………………………………………………………..…...07

3.1 Estratégias de sustentabilidade…………………………………..…...…09

4. Projeto de campo para recuperação do solo..……………..…..…...10

4.1 Zoneamento ……………………………………………………………..…...…..10

4.1.1 Topografia………………………………………………………………......…..10

4.1.2 Análise dos solos…………………………………………………………...….11

4.1.3 Dados meteorológicos……………………………………………………....11

4.2 Práticas conservacionistas……………………………………………….…...12

4.3 Plantio Direto……………………………………………………………….…......13

Conclusão……………………………………………………………………….….........14

REFERÊNCIAS……………………………………………………………….…….........14

Anexo…………………………………………………………………………...……........18


RESUMO

O solo é um recurso limitado, e de grande importância para a sobrevivência humana. Com as novas tecnologias e o crescimento populacional, foi se exigindo cada vez mais do solo, degradando- o e o tornando inapto para novas operações agrícolas.  O desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento social, econômico e cultural que atende às necessidades do presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras, nem tão pouco os ecossistemas e os recursos naturais disponíveis”. Para possibilitar que as gerações futuras possam usufruir de um solo saudável, podem ser praticadas técnicas de preservação do solo, como o plantio direto. Além de recuperar e preservar o solo, é necessário conscientizar os que desconhecem os males de determinadas técnicas da agricultura, e os próprios agricultores.

Palavras- chave: Solos. Sustentabilidade. Plantio Direto. Recuperação do solo.

ABSTRACT

Soil is a limited resource, and of great importance for a human suspension. With new technologies and population growth, it has become increasingly alone, degrading and rendering it unfit for further surgical operations. Sustainable development is social, economic and cultural development that meets the needs of the present without compromising future needs, as well as the ecosystems and natural resources available. To enable future series to enjoy a healthy soil, soil preservation techniques such as no-tillage can be practiced. In addition to recovering and preserving the soil, it is necessary to raise awareness of those who are more than the males of certain agricultural techniques, and the farmers themselves.

Keywords: Soils. Sustainability. Planting Direct. Soil recovery.

  1. Introdução

Os solos são resultantes do contínuo intemperismo físico e químico de minerais formadores de rochas. Pode ser entendidos também como um sistema complexo de seres vivos, materiais minerais e orgânicos cujas interações resultam em suas propriedades específica (OLIVEIRA, Daniele, 2010).

Com o uso abusivo e irresponsável, o solo, bem limitado de extrema importância para a vida, está de degradando. As novas tecnologias e o crescimento populacional, fazem com que os nossos solos estejam cada vez mais utilizados, porém, se não utilizado de forma sustentável, tendem a ser perdido.

Desde a origem humana, o homem é dependente dos recursos da natureza. Nesta conjuntura, impõe-se um desafio à geração deste início de milênio, responsável pela perpetuação das posteriores: compatibilizar propostas de desenvolvimento com medidas de proteção ambiental. É necessário um modelo de desenvolvimento sustentável, que permita a geração de emprego e renda, além de meios favoráveis à preservação da vida, mas sem ocasionar a devastação da natureza (LEITE, 2002 apud AVANZI et al, 2009).

Além de necessário estabelecer limites ao uso do solo por meio de leis, também é necessário estimular a conscientização.

Os desafios concretos de desenvolvimento sustentável são pelo menos heterogêneos e complexos quanto à diversidade de sociedades humanas e ecossistemas naturais (OLIVEIRA, 2010).

A adoção de práticas de conservação do solo visa diminuir ou minimizar os efeitos destes dois principais processos erosivos (exposição e enxurrada), conciliando a exploração econômica com a preservação dos recursos naturais solo e água (WADT et al, 2003).

Existem diversos métodos que são capazes de não somente preservar o solo, as também recuperá-lo, com o uso da agrimensura, estudando os acidentes geográficos.

Este trabalho tem como objetivo descrever as leis que protegem o solo, definir como praticar a agricultura de forma sustentável, e abordar quais as práticas que podem ser adotadas para preservar o solo, com o uso da agrimensura.

2. Legislação vigente à proteção do solo

Desde a origem humana, o homem é dependente dos recursos da natureza. Nesta conjuntura, impõe-se um desafio à geração deste início de milênio, responsável pela perpetuação das posteriores: compatibilizar propostas de desenvolvimento com medidas de proteção ambiental. É necessário um modelo de desenvolvimento sustentável, que permita a geração de emprego e renda, além de meios favoráveis à preservação da vida, mas sem ocasionar a devastação da natureza (LEITE, 2002 apud AVANZI et al, 2009).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)   pdf (584.5 Kb)   docx (375.9 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com