TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia de Sementes

Por:   •  6/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  659 Palavras (3 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O milho (Zea mays L.) é uma das culturas mais importante do setor agrícola sendo que é a mais cultivada por sua grande adaptabilidade, representada por variados genótipos, permite o seu cultivo em diversas áreas diferentes no pais.

Esta planta tem como finalidade de utilização a alimentação humana e animal, devido às suas elevadas qualidades nutricionais, contendo quase todos os aminoácidos conhecidos, com excepção da lisina e do triptofano. Para se obter uma cultura de qualidade torna-se necessário, alguma aspectos fundamentais como a  seleção de sementes pois evita perda no plantio, para evitar essa perda o teste germinativo é fundamental pq garante o teor germinativo da semente,  é uma pratica simples, mas eficaz, pois edifica numa pequena amostra se lote das aquelas semente estão  aptas ao plantio.

A germinação é o processo inicial de crescimento e diferenciação embrionária dos organismos vegetais, a partir de uma semente ou esporo em condições propícias de desenvolvimento, ou seja, disponibilidade de água, oxigênio, temperatura adequada, e em alguns casos até mesmo a necessidade natural de indução pirogênica (através do fogo), suficiente para desencadear a quebra da latência (dormência). 

frente a isto foi realizado uma aula pratica de teste de germinação sementes do milho, proporcionado pela disciplina de Tecnologia de sementes, dentro do laboratório da Faculdade Dom Luiz de Orleans e Bragança, onde realizados o teste.

Antes do processo de germinação as sementes passou pela análise de impurezas  onde foram selecionadas  identificando as  sementes danificadas, material inerte e outras sementes. Após esse processo identificou as sementes puras para o teste de germinação.

OBJETIVO

 O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho germinativo de sementes de milho

MATERIAIS E METODOS

  • 50 Semente de milho
  • Beck
  • Balança de precisão
  • Agua
  • 3 folhas de Jornal

As sementes de milho foram colocadas sobre a mesa, e de forma aleatória escolheu 50 sementes. Sobre duas folhas de jornal colocou as sementes em fileiras com espaçamento três vezes maior que seu tamanho entre as, foram embebidas na porção de 62,5ml de agua, resultado resultante do cálculo do peso do jornal vezes 2,5 (padrão da RAS), foi colocado uma folha de jornal por cima e enrolado como um rocambole, encaminhando pra estufa a 30°C durante 8 dias, foi molhado 2 vezes na semanas.

RESULTADO E DISCUSÃO

Para determinar o grau de teste de germinação, utilizamos a seguinte equação segundo a RAS (Regras para Analises de Sementes).

Segue abaixo tabela 01 os resultados obtidos a parti do cálculos para detectar a porcentagem do grau de germinação existente na amostra.

Tabela 01: Resultados obtidos na amostra

QUANTIDADE

%

SEMENTES GERMINADAS

49

98

INFECÇÃO SECUNDARIA

4

8

NÃO GERMINADA

1

2

ANORMAIS

8

16

CONCLUSÃO

A amostragem apresentou alto teor germinativo das 50, 49 germinaram, onde a porcentagem de sementes não germinadas foi irrisória, desta forma o lote onde foi colhido essa amostra está apta pra sua perpetuação tendo como garantia sua produtividade ainda identificamos uma ótima germinação radicular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (126.7 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com