TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da aplicação de fósforo para as plantas.

Por:   •  1/5/2022  •  Artigo  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 2

RAIZ LABORATORIA AGRICOLA

Luiz Marcelo Sousa Silva

A importância da aplicação de fósforo para as plantas.

     O fósforo tem um papel de importância na economia nacional, onde tal elemento químico é considerado um macro nutriente para as plantas. O fósforo nas plantas está ligado à produção de trifosfato de adenosina (ATP) essa molécula tem um papel importante na produção de energia exercendo funções na divisão celular, fotossíntese, transporte de assimilados e carga energética.

      A aplicação de fósforo deve se considerar algumas variações no substrato (substrato conjunto de sedimentos onde a planta irá se desenvolver) como a acidez, teor de argila, porosidade, matéria orgânica (matéria orgânica normalmente ajuda na manutenção do fósforo dependendo de alguns microrganismos para a transformação de moléculas orgânicas em inorgânicas onde a planta só consome esse elemento na forma inorgânica) e espécie a ser cultivada. O fósforo é um elemento imóvel no solo, sendo assim sua aplicação deve ser próximo das raízes das plantas.  

      A deficiência de fósforo é bem simples de ser notada pois se tal elemento está ligado a produção de energia e mitose (divisão celular). O organismo terá dificuldade em crescer (ou seja, realizando mitose de forma anormal), irá ocorrer um murcha nas folhas por conta da dificuldade em realizar fotossíntese.

     O fósforo pode ser encontrado no mercado em diversas formas como pó de rocha, superfosfato simples, nitro fosfato entre diversas outras formas. As plantas consomem fósforo na forma inorgânica de ácido fosfórico e hidrogeno fosfato porque tais moléculas são solúveis em água.  

COUTINHO, E.L.; NATALE, W.; VILLA NOVA, A.S. et al. Eficiencia agronômica de fertilizantes fosfatados para a cultura da soja. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.26, n.9, p.1393-1399, 1991.

INTERNATIONAL PLANT NUTRITION INSTITUTE. Informação agronômica sobre nutrientes para as plantas, n.3.

GOEDERT, W.J.; REIN, T.A.; SOUZA, D.M.G. Eficiência agronômica de fosfatos naturais, fosfatos parcialmente acidulados e termofosfatos em solo de cerrado. Pesquisa Agropecuária Brasileira, v.25, n.4, p.521-530, 1990.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (63.1 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com