TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APICULTURA E A SUA IMPORTÂNCIA NA PRODUTIVIDADE AGRICOLA

Por:   •  20/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 2

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO

CAMPUS CAMPO NOVO DO PARECIS

CURSO DE BACHARELADO EM AGRONOMIA

JEFERSON BRACHT

RELATÓRIO

APICULTURA E A SUA IMPORTÂNCIA NA PRODUTIVIDADE AGRICOLA

PROF(A). Dr. EDILENE

CAMPO NOVO DO PARECIS
2017

APICULTURA E A SUA IMPORTÂNCIA NA PRODUTIVIDADE AGRICOLA

Demonstro-se no evento a importância das abelhas na produção agrícola enfatizando o fato destas uma das principais espécies polinizadoras de muitas culturas e na necessidade dessa polinização natural nas grandes culturas onde a polinização manual é inviável. Destacou também a importância econômica direta da abelha com a produção de mel, cera, geléia real entre outros produtos produzidos.

Estudos demonstram que alguns fatores podem ser alterados beneficamente quando a polinização é realizada por abelhas, estes relatam que o formato do fruto pode mudar, um bom exemplo é na cultura do girassol, onde a quantidade de óleo produzido pode aumentar. Os agricultores já se atentaram a esses benefícios e já estão fazendo parcerias com apicultores para distribuírem caixas de abelha próximo as lavouras.

Visando a produção de mel, na década de 40 foram trazidas para o Brasil abelhas européias, que produzia uma grande quantidade de mel na sua região de origem e também era de fácil manejo devido serem dóceis. Porém elas não se adaptaram ao clima brasileiro, foi onde surgiram doenças nas abelhas. Em 1956 trouxeram uma nova espécie para o Brasil, chamadas de abelhas africanas. Esta espécie apresentava-se mais agressiva que a européia, foi então que ocorreu um incidente e 26 colônias perderam a telas das caixas onde elas ficavam e estas acabaram escapando e se espalhando pelo continente.

Em 1967 com o intuito de se trabalhar com o cultivo comercial de abelhas criou-se Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), órgão que incentivou e ajudou os apicultores dando o suporte necessário, para que pudessem trabalhar com esses insetos, padronizando vestimentas, ferramentas, formato de caixas, arranjo das caixas no campo (distancia entre caixas) e ensinando como lidar com esses insetos.

Foi também explicado um pouco sobre o comportamento das abelhas, a presença de abelhas rainhas, operarias e zangões. Em uma caixa surgem varias abelhas rainhas, porém somente uma predomina, pois esta mata as demais. A abelha rainha terá tratamento diferente das demais e se alimentara de geléia real por toda a sua vida. As abelhas, denominadas operarias, são as que fazem o trabalho pesado, produzem o mel. O zangão praticamente não tem função nenhuma e são indesejáveis em produções comerciais. Muitas vezes as abelhas saem da caixa e ficam voando envolta ou ficam na parede da caixa pelo lado de fora, elas fazem isso para reduzir a temperatura no interior da caixa ou para mudar da caixa para outro local.

Em 2009 o Brasil se destacou como o maior exportador de mel, atualmente encontra-se o 9º lugar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com