TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO

Por:   •  24/11/2022  •  Trabalho acadêmico  •  4.151 Palavras (17 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 17

ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO

Cultivo de cebola

Dirlei Scottini¹

Luiz fernando Zaitz¹

Mauricio Hilleschein¹

Paloma Lohn de Souza¹

Prof. Neimar Francisco willemann ²

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo explanar sobre os atributos físicos primeiramente de um modo geral, procuramos descrever a importância dos mesmos quando se trata de cultivo de cebola, em questão de produção, ao qual vem sendo prejudicado devido à má aplicabilidade do manejo correto, desta forma estes por sua vez acabam danificando o solo cultivado.  Escrever um pouco mais 

Palavras-chave: Atributos Físicos do solo. Manejo. Produção.

1 INTRODUÇÃO

Agricultura é dependente do solo, uma vez que se trata de um recurso não renovável, de cuja conservação o homem é responsável. Faz-se necessário a utilização de práticas de manejo que propiciem condições adequadas ao desenvolvimento e à produtividade das culturas (OADES, 1984).

        

Os solos agrícolas funcionam como um sistema complexo que retém e transmite água, ar, nutrientes e calor às sementes e plantas, de maneira que é fundamental um ambiente físico favorável ao crescimento radicular, para maximizar a produção das culturas (Letey, 1985; Hamblin, 1985).

No entanto, dependendo do solo, do clima, da cultura e de seu manejo, eles podem promover a degradação da qualidade física do solo, com restrições ao crescimento radicular (Klute, 1982).

Em uma área cultivada existem, além da variabilidade natural, fontes adicionais de heterogeneidade no solo, por causa do manejo exercido pelo homem, das mais variadas formas (Camargo et al., 2010). Tais variações influenciam principalmente no acúmulo de material orgânico, no movimento de água no solo, na compactação do solo e na erosão hídrica (Souza et al., 2006; Novaes Filho et al., 2007).

O mau manejo do solo deteriora suas propriedades físicas, químicas e biológicas e pode reduzir os rendimentos das culturas e a qualidade do solo, assim como causar problemas ambientais.

 O estudo dos atributos do solo ao longo do tempo possibilita quantificar a magnitude das alterações ocasionadas por diferentes sistemas de manejo (Freitas et al., 2017). Os atributos físicos do solo têm sido considerados indicadores de mudanças na qualidade do solo (Assis et al., 2015).

Para aferir os impactos causados pelos sistemas de manejo os indicadores físicos utilizados são a densidade do solo, agregação, compactação, porosidade, estrutura, capacidade de retenção de água e estabilidade de agregados (Torres et al., 2015).

A tentativa de reverter o processo de degradação física do solo e de recuperar a capacidade produtiva do solo tem conduzido a uma mudança de postura por parte dos agentes envolvidos no processo produtivo, especialmente na região Sul do Brasil (AITA e GIACOMINI, 2006).

A região do Alto Vale do Itajaí é grande produtora de cebola, sendo esta uma agricultura dominante nesta região tem aumentado o uso de fertilizantes minerais, de agrotóxicos e da mecanização, associada à baixa cobertura vegetal e ausência de rotação de culturas. Isso se reflete na redução da produtividade agrícola, provocando a deterioração do ambiente e perda da qualidade do solo.

A cultura da cebola é na atualidade a terceira olerícula em importância econômica para o Brasil, constituindo-se na principal atividade de aproximadamente 60,5 mil famílias, sendo o estado de Santa Catarina o maior produtor nacional desta cultura, neste estado, a produção desta cultura se concentra principalmente na região do Alto Vale do Itajaí, nas microrregiões de Ituporanga e Tabuleiro (EPAGRI, 2013).

A produção mundial desta cultura em 2013 foi de aproximadamente 85,79 milhões de toneladas (FAOSTAT, 2013). Em relação aos sistemas de manejo do solo, em Santa Catarina, tradicionalmente utiliza-se o sistema de preparo convencional (PC) do solo no cultivo da cebola o que causou a degradação física do solo, fazendo com que se buscasse como alternativa de manejo do solo, o sistema de plantio direto (LUCIANO et al., 2010).

Mediante o exposto, de que os atributos do solo podem ser alterados ao longo dos anos. O objetivo deste trabalho é comparar o efeito do sistema de produção de cebola plantio direto e o convencional, desta forma demonstrando qual o melhor meio de produção para que o impacto do solo seja positivo transformando este por sua vez em alta produtividade.

2 ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO

As características físicas ou atributos físicos do solo são de extrema importância para a sustentabilidade e alta produção dos sistemas agrícolas.

Para aferir os impactos causados pelos sistemas de manejo os indicadores físicos utilizados são a densidade do solo, agregação, compactação, porosidade, estrutura, capacidade de retenção de água e estabilidade de agregados (Torres et al., 2015).

agricultura familiar é denominada como tal devido a sua forma de trabalho, sendo administrada a pequena propriedade rural pela própria família, a mão de obra provem da

O conhecimento sobre a distribuição granulométrica de partículas sólidas do solo é essencial em várias situações, como na determinação da textura, em estudos sobre compactação e movimentação de água e, consequentemente, para compreensão dos processos erosivos que envolvem transporte e deposição de partículas, inclusive de nutrientes essenciais ao desenvolvimento e produtividade das plantas (SILVA; LIMA; ZUCOLOTO, 2011).

2.1 DENSIDADE DO SOLO

        A densidade do solo inclui o espaço poroso do solo. A densidade do solo é definida como sendo a relação existente entre a massa de uma amostra de solo seca a 105ºC e a soma dos volumes ocupados pelas partículas e pelos poros.

        O método de determinação do mesmo é o anél volumétrico, usa-se o anel de kopeck, de bordas cortantes e capacidade interna conhecida, geralmente 100 cm3, crava-se na superfície do solo, removendo-o, a seguir remove-se o excesso de terra, ao qual será desbastada com auxílio de uma faca cortante, até igualar com ambas as superfícies do anel, após transfere-se o anel para um recipiente apropriado, ainda no campo, para não haver perda de material, este por sua vez secando em estufa e pesando-se a amostra, calcula-se então a densidade do solo, onde: Ds = M/V, Ds é a densidade do solo; M é a massa da amostra; V é o volume da amostra. (USP,2021)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.6 Kb)   pdf (183.9 Kb)   docx (24.2 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com