TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agroecologia

Por:   •  28/11/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 5

Formação em processos e técnicas de produção agroecológica

- Sistemas Agroflorestais – SAFI;

- Produção e uso de Biofertilizantes: serão produzidos com matéria prima produzida pela própria instituição e serão utilizados nos processos de produção também da instituição.

- Compostagem: processo biológico em que  microrganismos transformam a matéria orgânica, material grosseiro como estrume; serão realizados vários experimentos sobre compostagem

Descrições

Biofertilizantes

Consiste em uma prática útil e de baixo custo, principalmente pelo fato da crescente procura por novas tecnologias de produção que apresentem redução de custos e a preocupação com a qualidade de vida no planeta. Os mesmos são preparados a partir da digestão aeróbica ou anaeróbica de materiais orgânicos, com o adubo foliar, em substituição aos fertilizantes minerais, visto que em agricultura orgânica os mesmos são recomendados como forma de manter o equilíbrio nutricional de plantas e torná-las menos predispostas á ocorrência de pragas e de patógenos.

Etapas:  Curso de formação em biofertilizantes

Será realizado um curso de formação em agroecologia, dando ênfase ao uso e confecção de biofertilizantes alternativos.

Confecção dos Biofertilizantes

Os compostos serão confeccionados com base em receitas de biofertilizantes de sistemas aeróbicos e anaeróbicos, ressalta-se ainda que os matérias utilizados serão disponibilizados pela própria instituição, dando ênfase à não dependência de insumos externos.

Aplicação dos biofertilizantes

Os “produtos” serão utilizados em consórcio com os outros trabalhos desenvolvidos no núcleo, sendo que estes também serão utilizados como exemplos práticos em trabalho de extensão.

Compostagem

Basicamente é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, material grosseiro como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo. Os produtos do processo de decomposição são: gás carbônico, calor, água e a matéria orgânica "compostada".

Deve-se usar: frutas, legumes, verduras, grãos e sementes; saquinhos de chá, erva de chimarrão, borra de café; sobras de alimentos cozidos ou estragados (sem exageros) e cascas de ovos; palhas, folhas secas, serragem, gravetos, palitos de fósforo e dentais, podas de jardim; papel toalha, guardanapos  de papel, papel de pão, papelão, papel jornal.

A compostagem tem como objetivo conscientizar a sociedade que vários elementos podem ser transformados e utilizados para outros fins ecologicamente corretos.

Benefícios:

Estímulo ao desenvolvimento das raízes das plantas, que se tornam mais capazes de absorver água e nutrientes do solo;

Aumento da capacidade de infiltração de água, reduzindo a erosão;

Mantém estáveis a temperatura e os níveis de acidez do solo (pH);

Dificulta ou impede a germinação de sementes de plantas invasoras (daninhas);

Ativa a vida do solo, favorecendo a reprodução de microorganismos benéficos às culturas agrícolas.

Etapas: Curso de Vermicompostagem

Será realizado um curso de formação técnica em vermicompostagem, para que este facilite a aplicação desta prática.

Construção da composteira

Construção de um tanque utilizando-se taquara e sisal para a destinação dos resíduos.

 Construção do leito das minhocas

Coloca-se uma mistura de terra preta, composto, húmus e serragem que forra o fundo da composteira. Nessa camada de substrato, as minhocas podem ser refugiar em casos de variações de temperatura devido à fermentação dos resíduos e caso haja algum desequilíbrio no ambiente interno da caixa.

Acúmulo dos resíduos orgânicos

Amontoamento continuo de resíduos na composteira até atingir a capacidade máxima desejada.

Reviramento e mistura periódica dos resíduos

Com o auxílio de uma enxada misturar bem os materiais, com o intuito de acelerar e proporcionar melhores condições de decomposição.

Bioestabilização dos resíduos

Redução da temperatura da massa orgânica que, após ter atingido temperaturas de até 65°C, estabiliza-se a temperatura ambiente. Dura em torno de 60 dias.

Adição de minhocas dentro da composteira

Coloca-se certa quantidade (de acordo com a quantidade de resíduos) de minhocas Eisenia andrei, pois são excelentes agentes decompositores de matéria orgânica e irão acelerar o processo.

Maturação

Nesta etapa ocorre a humificação e a mineralização da matéria orgânica, durando um período de aproximadamente 30 dias.

Utilização do composto: Adubação para o cultivo de hortaliças na horta orgânica e outras atividades desenvolvidas no núcleo.

Horta Agroecológica

Consiste num sistema de produção de alimentos de origem vegetal, plantas medicinais e condimentos utilizando-se uma pequena área de terra, mão de obra local, com baixo uso de mecanização e outras tecnologias afins. A produção é baseada em princípios agroecológicos utilizando preferencialmente insumos oriundos da propriedade, adubação orgânica, plantas repelentes, biofertilizantes, vermicompostos, controle biológico de pragas e doenças, entre outras práticas. Procura se utilizar sempre insumos e práticas de baixo custo que estejam ao alcance econômico do produtor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (129.2 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com