TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agronomia do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas

Por:   •  24/3/2017  •  Artigo  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 4

Plantio Direto

Bárbara Beatriz Dal Moro¹, Jéssica Maria Cenedese¹, Lucas Garcia¹, Tainara Laise da Silva Blatt¹

1-Acadêmico do curso de Agronomia do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas - Foz do Iguaçu - Pr.

RESUMO

Nas circunstâncias da crise na agricultura moderna e no interesse pela sustentabilidade neste setor, o plantio direto pode ser visto como uma associação de técnicas para a melhor gestão do solo, sendo de fundamental importância, pois a partir desse sistema observa-se um bom rendimento na produtividade em razão da utilização de práticas como mecanização conservacionista.

Foram estudados e analisados os processos desse sistema em diferentes regiões e diferentes níveis tecnológicos no que se refere ao cultivo de cobertura verde e posteriormente utilização de sua palhada para auxiliar na fertilização natural do solo.

Este trabalho é direcionado para conhecimento e divulgação do sistema de plantio direto e suas vantagens para agricultura, atentando aos cuidados necessários para a implantação, escolha da cobertura e culturas de rotação, além das épocas corretas para cada plantio. Tal conjunto de técnicas tem como finalidade principal a fertilização natural e proteção do solo e ainda, atua no controle de plantas invasoras.

Palavras-chave: plantio direto, palhada, sustentabilidade, manejo de solo.

 

INTRODUÇÃO

O plantio direto é uma técnica de cultivo conservacionista em que o plantio é efetuado sem as etapas do preparo convencional da aração e da gradagem. Nessa técnica, é necessário manter o solo sempre coberto por plantas em desenvolvimento e por resíduos vegetais. Essa cobertura tem por finalidade proteger o solo do impacto direto das gotas de chuva, do escorrimento superficial e das erosões hídrica e eólica. O plantio direto pode ser considerado como uma modalidade do cultivo mínimo, visto que o preparo do solo se limita ao sulco de semeadura, procedendo-se à semeadura, à adubação e, eventualmente, à aplicação de herbicidas em uma única operação (CRUZ, et al., s/d)

O Sistema de Plantio Direto na Palha (SPDP) contribui para que o solo não seja levado pelas erosões e armazene mais nutrientes, fertilizantes e corretivos. A quantidade de matéria orgânica triplica, de uma concentração de pouco mais de 1% para acima de 3%. A viabilidade econômica do sistema se assegura no crescimento – em muitos casos na duplicação – da produção e da produtividade (MAPA, 2016).

Segundo Cruz, et al., s/d o manejo adequado do solo tem tem por objetivo uma agricultura rentável, tecnicamente correta. De posse de conhecimentos básicos como as classes de solos presentes e o conhecimento das suas limitações e potenciais quanto ao uso, a partir disso é feito o planejamento de condicionamento da área à proposta de agricultura, decidindo-se pelo melhor uso e manejo, objetivando maximizar o uso da terra ao mesmo tempo que permitam a sua permanência como bem não degradado.

Segundo a ONG WWF (s/d), em algumas regiões do Brasil o plantio direto é conhecido há muito tempo, desde o início dos anos 1970, quando chegou ao país pela Região Sul. Desde então, a adoção por parte dos agricultores tem sido cada vez mais crescente, chegando ao Cerrado. Hoje, a área agrícola sob Plantio Direto no Brasil é de aproximadamente 9 milhões de hectares. Porém não é somente pelos benefícios ao meio ambiente que muitos agricultores que plantam milho, soja, trigo, feijão e arroz estão adotando o Plantio Direto. Há uma série de outras vantagens como:

• Melhor retenção de umidade havendo maiores rendimentos em anos secos.

• Não ocorrência de erosão e, portanto, não há necessidade de replantio, que implica em novo preparo de solo com consequente maior gasto de combustível, sementes e adubos. Isto levará a um aumento considerável nos custos de produção e não livrará o agricultor de fracasso na safra devido ao plantio fora de época.

• Mais tempo para semear (enquanto no Plantio Convencional é possível semear 3 a 6 dias após uma chuva forte, no Plantio Direto é possível semear 6 a 12 dias após uma chuva).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (146.2 Kb)   docx (14.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com