TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Energética de Agroecossistemas

Por:   •  24/10/2019  •  Resenha  •  284 Palavras (2 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 2

Resenha do artigo- Um Modelo para Análise Energética de Agroecossistemas, um artigo escrito por Renata de Mello, Mestre em Engenharia de Produção e Professora Assistente da Universidade Federal de São Carlos.

O texto contempla fatores concretos que trouxeram desacertos nos processos agrícolas. A revolução industrial, os processos tecnológicos de modernização da agricultura, o aumento populacional, são fatos cruciais favorecedores ao consumo desenfreado de energia, um fator que só é extraído e não devolvido ou renovado.

São apontados no texto as primeiras leis da termodinâmica, porém a 2ª lei afirma que a qualidade da energia de um sistema fechado se degrada de maneira irreversível, o que pressupõem que a partir do momento em que ações antrópicas interferem em um sistema, dificilmente o ciclo se restabelece no ecossistema. Desde então se insere o agroecossistema e para que sua energia não seja desperdiçada é necessário analisar os atores do sistema e o seu devido aproveitamento para as diversas atividades sem que haja perca e sim um ciclo renovável.

Nesse artigo estão contidos os passos para a análise energética, iniciando pela identificação do sistema ou a descrição do tipo de cultura, como também as entradas, saídas, limites do sistema, componentes com seus subsistemas de culturas e invasoras, pragas e vetores de doenças. Todo o conjunto anteriormente descrito é rigorosamente analisado pelos papeis individuais desses componentes, nesse interim é permissível o eficaz planejamento e controle do uso e armazenamento de energia.

Esse modelo de analise constitui uma importante ferramenta para a redução de custos/gastos, pois através disso é possível apontar os rumos na otimização da utilização da energia nos seus diversos fluxos.

Eliziane Lopes, acadêmica do curso de Agronomia da Universidade Internacional da Lusofonia Afro Brasileira (UNILAB).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (27.6 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com