TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apostilha de Abacaxi

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.840 Palavras (24 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 24

[pic 1]

Professor: Miguel Camargo da Silva

DISCIPLINA: FRUTICULTURA 

Apostila de apoio Turma I e II de Agronomia 2 º  semestre 2015

CULTURA DO ABACAXI

Origem

        Segundo Py (1969) todas as Bromeliáceas são originária da América e, mais precisamente, na América do Sul, em um vasto quadrilátero entre 15º e 30º  de latitude Sul e 40º de longitude Oeste, compreende, em particular, o centro e o sul  do Brasil , nordeste da Argentina e Paraguai.

        Nome Cientifico : Ananas  comosus  L.  compreende todas as variedades  que, atualmente são cultivadas  e denominadas de “cultivares”. Apresentam brácteas florais relativamente curtas, ausência de sementes ou sementes raras.

        Maiores produtores mundiais: 1º Tailândia (18%), 2º Filipinas (12%), 3º China (8%), 4º Brasil com 7% da produção  mundial.

        Maiores produtores nacionais: as regiões nordeste e sudeste são os   maiores produtores  do país. Destacando-se o Estado da Paraíba, Pernambuco e Minas Gerais, São Paulo e Bahia. A quase totalidade da produção brasileira é consumida ao natural destinando  2 ou 3% à industrialização, em especial  para a extração de suco. No Estado do Tocantins o ano de 2000 foi muito promissor, houve uma produção de frutos de qualidade excelente e vem aumentando o número de produtores expressivamente a  cada ano principalmente  devido a não incidência  da fusariose em algumas região que é um dos fatores  limitante na produção até 2003. Os resultados do IBGE registraram uma área de cultivo no ano de 2000 de 1800 hectares representando 2,6 % do total de área plantada no Brasil, sendo que estado produziu e comercializou 43.200.000 de frutos. Em 2014 os dados do IBGE apresentou no Estado aproximadamente 3.000 hectares plantados.

        Valor alimentar: O abacaxi apresenta baixa caloria 52 caloria/100g de fruto, rico em Ca, P, Fe, vitamina B1, B2 e vitamina C. O fruto é considerado o aperitivo ideal para estômagos doentes, substituto natural do suco gástrico e seu suco descobre a proteína dos alimentos. Há três açúcares importantes no abacaxi que são: Sacarose (66%), glicose e frutose.

Cultivares mais plantadas e suas características

 Pérola ou Branco de Pernambuco - é o mais cultivado no Brasil. Caracteriza-se por apresentar, folhas com bordas providas de espinhos, pedúnculos compridos, baixos teores em açucares, sua acidez é relativamente baixa, produz grande quantidade mudas (8 a 10 em média), peso médio do fruto 1 a 1,5 kg .  É susceptível à fusariose e a cochinilha, porém menos do que o Smooth cayenne. Brix de 15% a 18%%, acidez 0,5 a 0,6.

Smooth cayenne - 70% da produção mundial, conhecida também como havaiano. Apresenta folha com espinho apenas na extremidade, apresenta coroa pequena, peso variando de 1,5 a 2,0 kg, rica em açúcares e acidez média. Um pouco fibrosa. É adequada para exportação "in natura" e industrialização, produz pequena quantidade de mudas (3 a 4) . Brix 20% a 22% , acidez de 0,9 a 1,2.

 Jupi - é muito apreciado como o pérola do qual difere apenas pelo formato cilíndrico do fruto. É comum aparecer em mistura em lavouras comerciais de pérola, é mais doce do que o pérola, representa grande sensibilidade ao ataque  de cochonilha.

 Primavera - tem grande importância por apresentar resistência a fusariose, polpa branca, Brix 13,5% e acidez titulável 7,9  meq % , folha  verde clara, sem espinhos, peso médio do fruto  1,3 kg, casca  amarela. Cultivar que tem origem na região amazônica, lançado pela EMBRAPA.

 Perolera - cultivado comercialmente na Venezuela é recomendável pela EMBRAPA por sua resistência a fusariose. Apresentam folhas de cor verde escura, bordas sem espinhos e faixa prateada. Produz muitos filhotes. O fruto tem  forma  cilíndrica, casca e polpa  amarela, sabor  agradável, alto  teor de ácido ascórbico (vitamina C ) peso médio  de 1,8 kg. Brix 13,5% , acidez  titulável  9,9 meq %.

        As cultivares de abacaxi utilizadas no mundo são atualmente classificadas  em cinco grupos distintos , em função  de um  conjunto  de caracteres comuns que são:

1) Porte da planta;

2) Forma dos frutos e dos olhos (frutilhos);

3) Importâncias das brácteas;

4) Características da polpa;

5) Características morfológicas das folhas:

        Os cinco grupos são apresentados por:

  • Grupo 1 - Cayenne;
  • Grupo 2 - Spanish;
  • Grupo 3 - Queen;
  • Grupo 4 - Pernambuco ou pérola;
  • Grupo 5 - Perolera.

        Esses grupos têm grande interesse para o cunho científico, principalmente  para produção  de híbridos.

Propagação :

        Os tipos de mudas mais usados são: coroa, filhote ou mudas de cacho, filhote rebentão, rebentão, pedaço de caule.

Ceva e cura de muda

        Ceva - Consiste em deixar a muda aderida à planta-mãe por alguns meses, a fim de que atinja o tamanho adequado para o plantio. A cura consiste em deixar as mudas expostas, com a base virada para cima, à ação dos raios solares durante alguns dias. Tem por finalidade apressar a cicatrização dos tecidos  lesionados  por ocasião da colheita da muda sem eliminar o excesso  de umidade e melhorar a eficiência  da seleção.  Fazer tratamento da muda com um produto  fosforado ex. Diazinon 100 ml  para  100 L de água, durante  1 a 3 minutos, depois  ficar expostos  aos raios solares com os cartuchos virados  para cima (máximo 15 dias) . Pode ainda fazer o tratamento preventivo contra fungos alguns produtos  recomendáveis: fungicida  sistêmico à base de Tiofanato Metílico (Cercobin) , ou Benomil (Benlate) ou Folicur.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.3 Kb)   pdf (196.8 Kb)   docx (35.1 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com