TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aproveitamento Da Casca De Abacaxi

Casos: Aproveitamento Da Casca De Abacaxi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 2

1. INTRODUÇÃO

A indústria de alimentos produz quantidade significativa de resíduos agroindustriais durante toda a sua cadeia produtiva, gerando problemas para o meio ambiente (SENA E NUNES, 2006).

Estima-se que do total de frutas processadas, cerca de 30 a 40% são resíduos (MARTINS E FARIA, 2002). Com isso, torna-se necessário que esses resíduos sejam aproveitados, a fim de, reduzir danos ao meio ambiente, bem como, agregar valor aos produtos ou até mesmo elaborar um novo produto, pois uma quantidade significativa desses resíduos tem valor nutricional importante para a saúde da população, porém, por falta de conhecimento ou até mesmo de interesse, na maioria das indústrias, são descartados (SCHIEBER et al., 2001; MATIAS et al., 2005).

Uma das frutas muito consumidas no Brasil é o abacaxi, ele ocupa a terceira posição na produção mundial, porém, 37% são resíduos agrícolas que não são aproveitados, resultando em perdas econômicas, pois apresentam teores representativos de carboidratos, proteínas e enzimas proteolíticas, que possibilitam a sua utilização industrial como matéria-prima para a obtenção de bromelina, amido, fibras, álcool etílico e rações animais (SOUZA et al, 2009).

Um de seus resíduos é a casca, que contém tantos nutrientes quanto sua polpa (rica em vitaminas C, A e B1, além de magnésio, cobre, manganês, ferro, fibras e bromelina) (LIMA, 2013), e pode ser utilizada para confecção de doces, sucos, chás, geleias.

Além da casca, a coroa também tem sua aplicação na indústria alimentícia, a partir dela (também da polpa, casca, caule e folhas), extrai-se a bromelina, uma enzima proteolítica muito utilizada (SOUZA et al, 2009). Ela é capaz de ser absorvida pelo trato gastrintestinal produzindo ações antiinflamatórias e antiexsudativa, podendo apresentar efeitos anticoagulantes (TEIXEIRA, 2008).

2. OBJETIVOS

Evitar o desperdício e danos ao meio ambiente, apresentando uma forma de aproveitar o resíduo do abacaxi (casca).

3. MATERIAL E MÉTODOS

3.1. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

• Ingredientes

 Água

 Casca de abacaxi

 Ovo

 Margarina

 Coco ralado

 Açúcar

• Utensílios

 Bacias de plástico e inox

 Colheres

 Faca

 Liquidificador

 Tábuas

 Panela

 Luvas

3.2. MÉTODOS

4. RESULTADOS E DISCUSSÕES

Os resultados estão apresentados no vídeo mostrado em aula. Fizemos o teste sensorial com alguns indivíduos e houve grande aceitação do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com