TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Medições em circuitos elétricos e potência elétrica

Por:   •  20/12/2017  •  Trabalho acadêmico  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 3

ROTEIRO V – medições em circuitos elétricos e potência elétrica

Objetivos

Neste experimento tem-se como objetivo manusear as partes integrantes do multímetro, que são o voltímetro e o amperímetro.

Além de evidenciar as principais propriedades da associação em serie em termos da intensidade de sua corrente elétrica, sua diferença de potencial elétrico e da potência elétrica de um circuito.

Materiais utilizados

  • 1 Quadro eletroeletrônico CC e CA vertical isolante e transparente;
  • 2 Conectores com resistores R1e R2 de 100 Ω;
  • 1 Chave de liga-desliga;
  • 1 Conector com ponte elétrica;
  • 3 Cabos vermelhos flexíveis com pinos de pressão para derivação;
  • 2 Cabos pretos flexíveis com pinos de pressão para derivação;
  • 1 Fonte de alimentação CC tipo EQ030;
  • 2 Multímetros.

Roteiro dos procedimentos

É realizada a montagem do painel e são conectados os resistores R1 e R2 aos bornes B1 B2 e D1 E1, é conectada então a ponte elétrica aos bornes D2 e E2. Um dos cabos vermelhos é conectado ao borne H1 e ao borne 1 da chave liga/desliga, o outro cabo vermelho é conectado a fonte e ao borne 2 da chave liga/desliga. O cabo preto é conectado a fonte e ao borne H2. A fonte é ligada e regulada para 0 VCC, após isso é classificada o tipo de associação resistiva entre alguns pontos.

É então retirada a ponte elétrica e conectado o amperímetro em seu lugar, a fonte é então regulada para 5V e ligada. É feita a leitura do amperímetro e são recolhidos alguns dados.

É conectado o voltímetro aos bornes A1 A2, depois aos bornes C1 F1 e por último aos bornes A2 F1, é recolhido os dados em cada uma dessas conexões.

Resultados e cálculos obtidos

Temos no primeiro circuito montado uma associação em serie entre os resistores, neste tipo de associação a corrente não sofre alterações. No segundo circuito, continuamos com resistores em série, só que com mais de uma corrente, dessa forma obtemos correntes iguais, devido aos resistores terem a mesma amperagem.

Com o último teste, variando o voltímetro de local, podemos observar que mesmo tendo uma diferença de potencial diferente sobre cada resistor, obtemos a tensão com a soma dessas diferenças de potenciais, mostrando que ela permanece a mesma no circuito, mesmo se separando nos resistores. Por final conseguimos obter que a Potência do circuito é igual à soma das potencias de cada ponto observado.

Foram obtidos durante o experimento os seguintes dados:

Corrente do circuito (i) = 0,02 x 10-3 A

Tensão em cada um (V) = 2,5 v

Pela formula de potência, temos que P = V.i

        Desse modo, encontramos que a Potência (P) é igual a 5.10-5 Watts.

Conclusão

Neste relatório foram apresentados os resultados obtidos pelas medições dos circuitos testados durante o experimento.

Assim pode-se analisar como as correntes agiam e trabalhavam para a formação da potência dos circuitos testados neste experimento. Pode-se observar que a potência permaneceu a mesma em diferentes circuitos, variando apenas quando sua tensão a partir da fonte foi alterada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (73.7 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com