TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Queimadas no Pantanal

Por:   •  30/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  3.199 Palavras (13 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 13

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO________________________________________05

2. DESENVOLVIMENTO__________________________________05

2.1 O Pantanal Brasileiro__________________________________05

2.1.1 O Bioma Pantaneiro ________________________________06

2.2 As Queimadas Naturais________________________________07

2.3 As Queimadas e suas Origens __________________________07

2.4 As Consequências das Queimadas _____________________09

3. AGRONOMIA, CIÊNCIA E PROFISSÃO ____________________10

4. HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE _______________________11

5. METODOLOGIA CIÊNTÍFICA_____________________________13

6. CONCLUSÃO _________________________________________14

7. REFERÊNCIAS________________________________________17

1. INTRODUÇÃO.

Trabalho, interdisciplinar, baseado em estudos científicos, realizado em grupo com o objetivo de elaborar um texto dissertativo e argumentativo, com intuito de debater questões relacionadas às Queimadas e Desmatamentos na Área do Pantanal.

Nesta situação geradora de aprendizagem a proposta é trazer a foco à reflexão a respeito das queimadas e desmatamentos que ocorreram no Pantanal brasileiro no ano de 2.020, bem como suas consequências e seus desdobramentos para o bioma, vegetação e população não somente em âmbito local, mas também nacional.

O trabalho contextua a triste realidade que assola a biodiversidade pantaneira, o qual, demostra através de embasamentos científicos, dados e estatísticas alarmantes, que o Pantanal brasileiro anseia pôr socorro imediato.

Não equidistante, o texto aborda de forma concisa, questões sobre a Globalização e seus impactos ambientais.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 O Pantanal brasileiro:

Em comparação a Amazônia brasileira (ocupa mais de 40% do território), Caatinga (ocupa 60% do Nordeste) e o Cerrado (23% do território brasileiro), o Pantanal brasileiro pode parecer pequeno, mas possui um bioma de suma importância e complexidade. O mesmo está geograficamente encravado no meio do Brasil e faz fronteira com o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, pegando uma pequena parte da Bolívia e do Paraguai, possuindo uma extensão territorial de aproximadamente 150.355 km².

O Pantanal é a maior planície de inundação continental do mundo, ele alterna entre 02 (dois) períodos: período de cheia e o período de seca.

Nenhum rio possui sua nascente em terras pantaneiras, o Pantanal é um sistema banhado por rios que nascem nos planaltos em volta e que desembocam no mesmo.

Todos os rios que cortam o Pantanal são da Bacia do Rio Paraguai, onde os principais são: Cuiabá, Piquiri, São Lourenço, Taquari, Aquidauana, Miranda, Rio Paraguai e Ápa.

Nele, encontramos diversas comunidades tradicionais, importantes para formação e manutenção da cultura local e nacional, como: Indígenas, Quilombolas, Coletores de iscas, Amolar, Paraguai Mirim.

Entre Novembro e Março, o Pantanal é acometido por um período intenso de chuvas e de cheias. As quais inundam as planícies, trazendo vários nutrientes para o solo, deixando-o fértil.

Em seguida, a natureza entra em cena com o período de seca, enxugando o solo e deixando os nutrientes e as matérias orgânicas expostos. Essa dinâmica torna o Pantanal muito fértil, produzindo muito alimento para diferentes espécies de vida animal. Em suma, torna-se o maior reduto de biodiversidade do mundo.

2.1.1 O bioma pantaneiro:

O bioma do Pantanal é considerado uma das maiores áreas em extensões úmidas contínuas do planeta. O mesmo sofre influência direta de 03 (três) importantes tipos de biomas brasileiros. São eles: Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.

Uma característica interessante deste bioma, é que muitas espécies ameaçadas de outras regiões brasileiras, persistem em populações avantajadas no Pantanal, como por exemplo: o Tuiuiú (ave símbolo do Pantanal).

Estudos indicam que o bioma abriga o seguinte número de espécies catalogadas:

• 263 espécies de peixes;

• 41 espécies de anfíbios;

• 113 espécies de répteis;

• 463 espécies de aves;

• 132 espécies de mamíferos, sendo 02 endêmicas.

2.2 As queimadas naturais:

Entre os meses de Agosto a Outubro, o Pantanal vive o intenso período das “queimadas naturais”, período este, o qual não conta com ações humanas para gerar tal dano. Nesta época, os animais deslocam-se de forma segura e natural, buscando áreas mais úmidas.

2.3 As queimadas e suas origens:

Nos últimos anos, as queimadas na região pantaneira vêm aumentando significativamente. Principalmente no inverno, época em que as temperaturas aumentam e a umidade no ar diminui.

Nessa localidade, esses fatores climáticos, associados às ações humanas podem gerar queimadas de vários graus de intensidade e prejudicar muito o bioma em questão. Infelizmente, as queimadas continuam aumentando de forma exponencial, consumindo assim boa parte do bioma. O INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) registrou 16.201 (dezesseis mil, duzentos e hum) focos de incêndios até a data de 23 de setembro de 2.020; este trágico número, supera o recorde até então de 12.563 (doze mil, quinhentos e sessenta e três) focos ocorridos durante todo ano de 2.005. Ressalta-se que no mês de setembro de 2.020, foi contabilizado o maior número de incêndios da história do Pantanal.

No qual, dados coletados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) constataram que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com