TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais distinções existentes entre as visões Liberal e Marxista no tocante a interação Estado-Mercado

Artigo: As principais distinções existentes entre as visões Liberal e Marxista no tocante a interação Estado-Mercado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 2

ASSUNTO: As principais distinções existentes entre as visões Liberal e Marxista no tocante a interação Estado-Mercado.

O liberalismo foi estruturado em oposição ao poder absoluto, que tinham no direito divino sua legitimidade, já a visão Marxista caracteriza o Estado é o monopólio do exercício legítimo da força em uma sociedade.

O quê? Qual a visão?

Visão Liberal (Adam Smith) O Estado é o resultado político institucional de um contrato social, consequência lógica da necessidade de ordem.

O Estado é um conjunto de instituições neutras e exteriores à sociedade, as quais, por isso mesmo, estariam em condições de arbitrar interesses e conflitos de forma democrática e plural. Em outras palavras, consideram o Estado como um árbitro que se encontra fora da sociedade, embora a ela subordinado.

Existe uma relação intrínseca entre Estado e mercado, aonde o mercado vem a ser um sistema de trocas do qual participam agentes e instituições interessados em vender ou comprar um bem ou prestar ou receber um serviço.

Para Smith, o mercado é regido por leis que estão associadas ao caráter egoísta do ser humano, devido a isso precisam regulamentadas e reguladas. A lei da oferta e da demanda seria suficiente para regular as quantidades e preços de bens e serviços em uma sociedade.

Visão Marxista (Karl Marx) O estado pertence a uma classe. De acordo com Karl Marx, há determinadas fases de desenvolvimento da produção, correspondem determinadas formas de organização social, ou seja, uma sociedade civil. Do ponto de vista de Marx, a prevalência do Estado que é o "dono" dos meios de produção e de que o Estado capitalista possui uma essência burguesa que deveria ser tomada e substituída por outra essência, a proletária. A sociedade deveria organizar-se fora do Estado, para tomá-lo.

Marx previa o aproveitamento pela classe proletária das benesses advindas do crescimento do capitalismo, como uma base intermediaria, para que então em uma luta de classes fosse implantada uma ditadura do proletariado, calcada no bem estar da maioria não de uma minoria.

REFERÊNCIAS

FUCK, M. P. Teoria do desenvolvimento econômico: Uma investigação sobre lucros, capital, crédito, juro e o ciclo econômico. Disponível em: <http://www.comciencia.br/resenhas/2004/08/resenha1.htm>. Acesso em: 26 de mar. 2014.

MACIEL, K. Diferenças entre as visões: Liberal e Marxista. Disponível em: <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Quadro-Mostrando-Diferen%C3%A7as-Entre-As-Vis%C3%B5es/50687207.html>. Acesso em: 27 de mar. 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com