TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assentamento

Por:   •  13/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  566 Palavras (3 Páginas)  •  353 Visualizações

Página 1 de 3

Relatório de aula de campo sobre visita ao Assentamento Brandão 1

O relatório a seguir é uma síntese de uma aula de campo realizado no dia 17 de agosto de 2016. Onde Marcio Vieira, professor da disciplina de Sociologia Rural, organizou uma viagem de aula prática, sobre os assentamentos. Através do mesmo os alunos do curso de Agroecologia do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba-Campus Picuí, tiveram o privilégio de conhecer de perto o assentamento Brandão 1, do modelo “Agrovila” localizado na Serra de Cuité-PB, e as histórias de vida daquelas pessoas que ali moram. Através da aula realizada, foi possível enriquecer ainda mais os conhecimentos a respeito da Sociologia Rural.

Durante a visita, uma verdadeira aula de política agrária, organização social e produção familiar, os alunos tiveram contato com assentados. No primeiro momento o grupo foi recebido por Everaldo, assentado e presidente do assentamento, para conhecer melhor a historia do assentamento, apresentando projetos e programas nos quais os assentados estão envolvidos. Observando algumas dificuldades de produção como, por exemplo, a necessidade fundamental de um técnico agrícola para poder auxiliar e aperfeiçoar nas produções e gerar aumento de renda e aumentar o conhecimento dos assentados. Depois, houve um contato com uma forma coletiva de produção de hortaliças, onde as famílias assentadas trabalham conjuntamente uma área dividida em hectares. As hortaliças produzidas são direcionadas para instituições e afins, gerando produto orgânico e de qualidade graças às técnicas de produção empregadas pelo assentamento, uma vez que seu estatuto prevê produção sustentável, de forma de proteger a fauna e aumentar a diversidade local. Após conhecer a área de produção, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer uma técnica não muito “conhecida” a Radiestesia. Ou mesmo conhecida só que não tem estudos sobre isso, o senhor Everaldo nos mostrou e nos ensinou como descobrir  locais que tenham água, através de uma forquilha de uma madeira especial, ele e logo começou a andar e a forquilha começou a se mover e indicando o local onde tinha água, a melhor parte dessa experiência foi quando ele colocou a gente pra testar essa forquilha e nada dela funcionar com a gente ate quando um colega conseguiu e foi muito emocionante, arrancou arrepios e aplausos. Já no final de toda a visita a família do senhor Everaldo nos recebeu em sua casa, fizemos um lanchinho e batemos mais um papinho. Essa foi uma experiência única e o nível de conhecimento dessas pessoas é muito inspirador. Abre outra visão sobre o que pensávamos, ou que a mídia nos passava, sobre a rotina de luta dessas pessoas.

Essa visita permitiu agregar valores de conhecimentos em diversas disciplinas ao longo do curso de Agroecologia. Tendo em media observação dos aspectos de êxodo rural, economia, relação cidade-campo, clima para a produção no campo, uso do solo, mudanças de paisagens, estratégias para recursos hídricos, visto isso num pequeno espaço, organizado por uma logica diferenciada de produção e relação interpessoal.

[pic 1]  [pic 2][pic 3]

Aqui todos os alunos, incluindo o professor Marcio e o assentado Everaldo.

[pic 4]

Área de produção de hortaliças dos assentados

[pic 5]

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – Campus Picuí

        

        

Relatório de aula de campo sobre visita ao Assentamento Brandão 1

 

Aluna: Misrelma Carla Alves de Araújo

Curso: Agroecologia 2° período

Disciplina: Sociologia Rural

Professor: Marcio Vieira

Picuí, 24/0/2016

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (289 Kb)   docx (216.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com