TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bioquimica

Por:   •  30/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.431 Palavras (6 Páginas)  •  435 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

INSTITUTO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

CURSO DE AGRONOMIA

ANA JÚLIA MENDES

EDUARDO YUKIO DAI

JESSICA BORTOLETTO

PRÁTICAS DE BIOQUÍMICA

MONTE CARMELO

2015

1INTRODUÇÃO

bioquímica  pode ser definida como um estudo sistemático das biomoléculas, e dos fenômenos químicos e físico-químicos envolvidos, nos sistemas biológicos. A bioquímica foi capaz de demonstrar através das pesquisas realizadas pelos bioquímicos, que a vida é um sistema químico complexo, e simplesmente existe em virtude da união entre elementos simples.

Como o foco da bioquímica é o estudo de biomoléculas, podemos citar os principais compostos estudados, por esta área da ciência, tais como: proteínas, aminoácidos, lipídeos, carboidratos e ácidos nucleicos.

  1. DESNATURAÇÃO PROTEICA

As proteínas são estruturas compostas pela união de diversas moléculas de aminoácidos, através deligações peptídicas, sendo que possui quatro níveis estruturais.

A desnaturação proteica implica a perda da conformação nativa da proteína, com consequente perda da solubilidade e precipitação. A maioria das proteínas pode ser desnaturada pelo calor, que afeta as interações fracas de uma proteína, principalmente as ligações de hidrogênio, mas dificilmente afeta as ligações covalentes (MASTROENI et al., 2008).

[pic 1]

FIGURA 1 – Proteína na forma original e desnaturada

  1. CARBOIDRATOS

            Os carboidratos representam o grupo de biomoléculas mais abundantes na natureza, também denominados de sacarídeos.São poliidroxialdeídos ou poliidroxicetonas, ou substâncias que geram estes compostos quando hidrolisadas (MICHAEL, 2011).

             Os carboidratos dividem-se em aldoses, quando o grupo carbonila está em uma das extremidades da cadeia, e cetoses, quando o grupo carbonila não está em uma das extremidades da cadeia. Classificam-se em três categorias: monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos (MASTROENI et al., 2008).

Os monossacarídeos são moléculas simples de carboidratos que não podem ser quebradas em outras moléculas menores de carboidratos. Os oligossacarídeos são carboidratos formados pela união de no máximo dez monossacarídeos. Os polissacarídeos são polímeros de monossacarídeos feitos com mais de dez unidades destes monômeros.

  1. LIPÍDEOS

Os lipídios (do grego: lipos, gordura) são substâncias de origem biológica, solúveis em solventes orgânicos (éter, clorofórmio, benzeno) e insolúveis ou pouco solúveis em água. As principais classes de lipídios biológicos são: ácidos graxos, triacilgliceróis, glicerofosfolipídios, esfingolipídios e esteróides (VOET, 2006).

O sabão geralmente é o resultado da reação química entre uma base fortee algum ácido graxo, numa reação chamada saponifição. Os ácidos graxos normalmente usados são o oléico, o esteárico e o palmítico, encontrados sob a forma de triacilgliceróisnas substâncias gordurosas. Na reação de saponificação o hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio ataca os triacilgliceróis, deslocando o glicerol e formando sais sódicos ou potássicos, que recebem o nome de sabões.

Como eles possuem uma parte orgânica (longa cadeia carbônica, hidrofóbica) e uma parte inorgânica (íon proveniente da base, hidrofílico), eles dissolvem a gordura e são solúveis em água. A parte orgânica se liga à gordura dos pratos, utensílios domésticos, etc., enquanto a parte inorgânica se liga à água, por ser polar.

2MÉTODOS

2.1 PRIMEIRA PRÁTICA EXPERIMENTAL – Proteínas

  • Precipitação de proteínas pelo calor

No experimento A foram adicionados alguns reagentes divididos em 4 tubos de ensaio.No tubo 1 foi adicionado 5 mL de leite,no tubo 2 foi adicionado 5 mL de solução de protease-peptona,no tubo 3 foi adicionado 5 mL de albumina de ovo,no tubo 4 foi adicionado 5 mL de solução de albumina de ovo + 05 gotas de solução saturada de cloreto de cálcio (CaCl2).Todos os tubos foram aquecidos em banho Maria até atingir a ebulição.

  • Precipitação isoelétrica de proteínas

No experimento B foi adicionado 25 mL de leite a um béquer de 250 mL,logo após foi adicionado 25 mL de água destilada(que foi aquecida a 50°C) ao béquer contendo leite.Foi adicionado HCL a 2% aos poucos e foi feito uma agitação constante até o leite coagular.O PH da solução foi medido com papel tornassol.

2.2 SEGUNDA PRÁTICA EXPERIMENTAL - Carboidratos

  • Coloração de amido por iodo metálico e hidrólise enzimática do amido

Foram prepados 5 tubos de ensaio,numerados de 1 a 5.No tubo 1 foi adicionado 1 mL de Glicose a 0,1M + 1 mL de água destilada + 3 gotas de lugol.No tubo 2 foi adicionado 1 mL de Maltose a 0,1M + 1 mL de água destilada + 3 gostas de lugol.No tubo 3 foi adicionado 2 mL de água destilada + 3 gotas de lugol.No tubo 4 foi adicionado 1 mL de Amido a 1% + 1 mL de água destilada + 3 gotas de lugol.No tubo 5 foi adicionado 1 mL de Amido a 1% + 1 mL de Amilase + 3 gotas de lugol.Ao final,todas as soluções foram colocadas em contato direto na chama e foi observado o desaparecimento da cor azul.Em seguida as soluções foram resfriadas em água corrente e foi observado o reaparecimento da cor azul.

  • Distinção entre glicose e frutose a partir do lugol

Foram preparados 3 tubos de ensaio numerados de 1 a 3.No tubo 1 foi adicionado 5 mL de água destilada + 2 mL de lugol.No tubo 2 foi adicionado 5 mL de Glicose 0,1M + 2 mL de lugol.No tubo 3 foi adicionado 5 mL de Frutose a 0,1M + 2 mL de lugol.

3.3 TERCEIRA PRÁTICA EXPERIMENTAL – Lipídeos

 Saponificação de triacilgliceróis

No tubo 1 foi adicionado 20 gotas de óleo de soja + 2 mL de NaOH em álcool.O tubo foi fervido em banho Maria até obter uma mistura homogênea.Logo após foi adicionado 3 mL de água.A mistura foi agitada e foi observado a formação de espuma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (292.2 Kb)   docx (164.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com