TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capim bermuda (Bermuda grass)

Por:   •  9/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  367 Palavras (2 Páginas)  •  614 Visualizações

Página 1 de 2

Capim Bermuda (Cynodon dactylon)

Henrique Tortorelli

Descrição morfológica

Planta da Família Poaceae (Gramínea) caracterizada por raízes fasciculadas; caule do tipo colmo com presença de estolões e rizomas, podendo ser finos ou grossos; folhas lancioladas estreitas com comprimento médio de 8 centímetros, lígula pequena, membranosa e com cílios; inflorescência do tipo racemo subdigitado arranjado; flores possuem espiguetas co  flor perfeita.

Características agronômicas

O Capim bermuda se adapta bem ao clima tropical e apresentas alta produtividade com temperatura média de 30°C. Boa aceitação do capim bermuda por equinos, bovinos e ovinos. Possui produtividade média de 12 a 20 kg/ha/ano, dependendo da variedade. Pode ser consorciado com leguminosas de verão como Leucena, Guandu, Calopogônio, Stilozanthes entre outros. Boa resistência a pragas.

Adaptação e estabelecimento

O capim bermuda é exigente em solos férteis, sua propagação, é vegetativa (por mudas). Os capins Cynodon são empregados principalmente em explorações leiteiras e para a produção de forragem conservada, marcadamente feno. Possuem uma excelente tolerância a seca, ou seja, exigem pouquíssima água. A melhor época para semeadura é entre o meio da primavera e o verão, sendo uma espécie bem ambientalizada no clima subtropical. O plantio deve ser feito em sulcos de 15 cm de profundidade, e com espaçamento de 50 cm entre sulcos. A quantidade de mudas necessária é de cerca de 2,5 toneladas por hectare. O pastejo deve ser feito deixando sempre um resíduo de 10 a 15 cm de altura. 

Manejo e utilização

Em pastagens de Cynodon dactylon as recomendações são de 25 cm de altura na entrada e 12 cm na saída, com pastejo rotacionado adubado ou de corte mecânico. A faixa ideal de manutenção da altura de manejo de 10 a 15 cm para pastejo sob lotação contínua (2,5 – 5 t de forragem respectivamente), A espécie também possui grande flexibilidade de uso, podendo ser empregado tanto para pastejo como para conservação de forragem nas mais diversas formas (feno, silagem ou pré-secado).. O aumento de massa,ou seja, do acúmulo da forragem com adubação nitrogenada, não compromete a qualidade física do solo.

A tabela a seguir (8.2) mostra o potencial para ganho de peso animal que pode ser obtido de bermuda em pastagens fertilizadas anualmente com 250 kg N/ha.


[pic 1]

Referências

.  http://www.cnpt.embrapa.br/biblio/li/li01-forrageiras/cap8.pdf
.  
http://www.cpact.embrapa.br/forrageiras/estrela.php
.  
http://www.milkpoint.com.br/radar-tecnico/pastagens/capins-do-genero-cynodon-e-seu-manejo-85445n.aspx


...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (30.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com