TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISES BROMATOLÓGICAS – Capim de Sorgo 0% de Tucum (Sorghum bicolor)

Por:   •  11/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.876 Palavras (8 Páginas)  •  705 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

CAMPUS MINISTRO PETRÔNIO PORTELA

CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS – CCA

DEPARTAMENTO DE ZOOTECNIA – DZO

DISCIPLINA: NUTRIÇÃO DE ANIMAIS RUMINANTES

PROFª DRA. VÂNIA RODRIGUES VASCONCELOS

ANÁLISES BROMATOLÓGICAS – Capim de Sorgo 0% de Tucum (Sorghum bicolor)

Componentes

Nadja

Sabrina

Larisy

Teresina – PI, Brasil

2016

Introdução

O que é o sorgo?

É uma planta de origem africana, da mesma família botânica do milho, que é utilizada na alimentação animal, principalmente de bovinos.O sorgo não é nativo do hemisfério ocidental e nas Américas é de introdução bem mais recente. As primeiras introduções ocorreram no Caribe, trazidas por escravos africanos, e desta região o sorgo atingiu o Sudoeste dos Estados Unidos por volta da metade do século XIX. 

   O segmento de produção de forragem de sorgo tem apelos fortes no setor agropecuário, dadas as qualidades nutricionais do sorgo quando comparadas às de outros volumosos menos nobres. Em termos nutricionais, o sorgo é semelhante ao milho, sendo menos eficiente apenas na oferta de energia para os animais.

   O menor valor energético do sorgo em relação ao milho se deve à menor digestibilidade do amido deste cereal. Em comparação ao milho, cevada, trigo e aveia, o sorgo é o cereal que apresenta o amido menos digestível. Isto se deve a uma maior presença de matrizes e corpos protéicos revestindo os grânulos de amido do sorgo em comparação aos demais cereais.

   A cultura de sorgo pode oferecer grande contribuição para minimizar os problemas decorrentes da sazonalidade da produção de forragem. Além disso, atualmente, tem-se procurado desenvolver híbridos que tenham bom equilíbrio entre colmo, folhas e panículas para que se possa aliar uma boa produtividade de matéria seca a um bom valor nutritivo.

   O desenvolvimento do cultivo de sorgo forrageiro de alto valor nutricional é uma das alternativas que, potencialmente, poderá solucionar a baixa disponibilidade de forragem para a alimentação animal durante o período seco.

Objetivos

  • Geral:Realizar a analize bromatologica do capim 0% tucun
  • Especifico:  Obtenção da composição quimica do capim 0% tucum: materia seca(MS), Materia mineral(MM), proteina bruta(PB), extrato esterio(EE), fibra em detergente neutro(FDN), fibra em detergente acido(FDA)

METODOLOGIA

Matéria seca(MS)

Inicialmente , foi feito de início uma pré-Secagem na Estufa com Circulação Forçada de Ar (65°C durante três dias em média) para retirar o elevado teor de umidade. Após o tempo necessário retira-se da estufa e deixou-se esfriar por aproximadamente uma hora, até que a umidade da amostra entra-se em equilíbrio com a umidade do ar. Fazendo-se a seguir a pesagem, obtém-se a amostra seca ao ar (ASA).

Logo após, pesa-se de 3 a 5 g de ASA, em pesa filtro com tampa, previamente seco e pesado. Procede-se a secagem em estufa a 105ºC, durante quatro horas. Após a secagem definitiva, retira-se da estufa e coloca-se em um dessecador por aproximadamente uma hora. Ao equilibrar-se com a temperatura ambiente pesa-se a amostra em balança analítica com aproximação de 0,0001g.  

Cálculos  

  1. Matéria seca ao ar (65°C):  

Peso da amostra seca   -   tara          x 100

Peso da amostra como coletada - tara  

  1. Matéria seca a 105°C:  

Peso da amostra seca em estufa - tara  x 100

Peso da amostra seca ao ar – tara

  1. Matéria seca total:  

Peso da ASA (%) x Peso da amostra seca a 105 oC (%) x 100

100                                           100  

Matéria Mineral (MM)

Materiais utilizados:

  1. Forno Mufla a 600 ºC
  2. Cadinhos de porcelana com capacidade para 50 ml
  3.  Pinça
  4. Dessecador com sílica gel
  5. Balança balança analítica

Na Análise da Matéria Mineral (Cinza), a amostra em Cadinhos é aquecida no Forno Mufla a temperatura de 600 OC (queimando toda a matéria orgânica, sobrando somente a Cinza). Após 4 horas na Mufla a 600°C, é necessário esperar esfriar os Cadinhos com as amostras, depois são colocados no Dessecador e pesados na Balança Analítica.

Cálculos  

% Cinza =  (Peso do cadinho + Cinza) -   (Peso do cadinho)  x 100                                                                                             Peso da amostra

 % Cinza na MS = % Cinza x 100

                               % MS  

Proteína Bruta(PB)

Na Análise de Nitrogênio e Determinação de Proteína Bruta, há três etapas ou princípios: A Digestão, em que a amostra previamente pesada é colocada em tubos digestores (com mistura digestora) e é posta em bloco digestor na Capela, a 400°C; a Destilação, em que há o desprendimento de NH3 (captado pelo Conjunto Micro Kjeldahl), que é recolhida na Solução Receptora (de cor azulada); e a Titulação, em que há gotejamento de HCl sobre a Solução Receptora (contendo o N da amostra) até o ponto de viragem, quando a cor da solução passa de azulada para amarelada ou avermelhada.

Cálculos

                   Constante= NxFx14x100,  N = 0,02       28[pic 1]

                        PB=6,25 x %N

Extrato Etéreo  (EE)

Materiais utilizados

  1. Reboiler
  2. Papel filtro
  3. Balança Analitica
  4. Aparelho extrator de gordura
  5. Éter de petróleo
  6. Dessecador
  7. Estufa
  8. Agua

As amostras de Capim sorgo moídas foram pesadas em papel filtro, após permanecerem em estufa a 105ºC durante 12 horas, ficando em formato de cartucho. Foi feita a pesagem dos reboilers, logo após ambos foram  levados para o aparelho extrator de gordura, onde os cartuchos foram acoplados sobre os respectivos reboilers e  foram acrescentados aproximadamente 200 ml de éter de petróleo em cada sistema de extração (sifão). As amostras foram submetidas à extração por 6 horas, com uma média de um refluxo/12 min, totalizando 30 refluxos. No final do período de extração, o éter foi recuperado e os balões levados à estufa a 105º C até que o éter secasse por completo. Após essa etapa, estes foram levados ao dessecador, para que resfriassem. Então, foram pesados e os pesos anotados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)   pdf (214.6 Kb)   docx (116 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com