TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUALIDADE FÍSICA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE CAPIM BUFFEL (Cenchrus ciliaris L.)

Por:   •  20/2/2017  •  Projeto de pesquisa  •  4.117 Palavras (17 Páginas)  •  575 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2]

QUALIDADE FÍSICA E FISIOLÓGICA DE SEMENTES DE CAPIM BUFFEL (Cenchrus ciliaris L.)

COODENADOR: Otoniel Magalhães Morais

EQUIPE:

Arlete da Silva Bandeira

Everardes Públio Júnior

Ubiratan Oliveira Souza

Nelson dos Santos Cardoso Júnior

VITÓRIA DA CONQUISTA – BA

ABRIL, 2013[pic 3]

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO------------------------------------------------------------------------------ 3

2. REFERENCIAL TEÓRICO -------------------------------------------------------------- 4

2.1 Capim Buffel ------------------------------------------------------------------------------- 4

2.2 Qualidade de sementes ---------------------------------------------------------------- 5

3. OBJETIVOS --------------------------------------------------------------------------------- 7

3.1 Objetivo Geral ----------------------------------------------------------------------------- 7

3.2 Objetivos Específicos ------------------------------------------------------------------- 8

4. JUSTIFICATIVAS -------------------------------------------------------------------------- 8

5. METODOLOGIA --------------------------------------------------------------------------- 8

6. CRONOGRAMA --------------------------------------------------------------------------- 12

7. VIABILIDADE ------------------------------------------------------------------------------- 12

8. RESULTADOS ESPERADOS ---------------------------------------------------------- 13

9. MEMÓRIA DE CÁLCULO --------------------------------------------------------------- 14

10. REFERÊNCIAS --------------------------------------------------------------------------- 15

[pic 4]

  1. INTRODUÇÃO

A região do semiárido baiano é marcada por características edafoclimáticas que limitam o desenvolvimento da maioria das espécies forrageiras para formação de pastagens, no entanto, o capim Buffel representa uma alternativa viável, por apresentar características fisiológicas e morfológicas que conferem tolerância às condições adversas presentes nesta região.

A utilização de sementes na constituição de pastagem participa com apenas 6% do custo total de investimento (VILELA, 2010). Entretanto, o produtor rural, no momento da obtenção da semente faz opção por aquelas de custo mais baixo, normalmente, sem considerar os padrões para produção e comercialização. Dessa forma, a qualidade das sementes empregadas na formação de uma pastagem de capim Buffel torna-se, um dos principais cuidados que o pecuarista deve ter para assegurar uma produtividade desejável. Dentre os componentes que determinam a qualidade das sementes, a física e a fisiológica são fatores determinantes para ocorrência de uma germinação ótima (dentro dos padrões de sementes).

O componente físico refere-se à pureza do lote e a condição física da semente (densidade, tamanho, formato, cor e teor de umidade). O componente fisiológico está relacionado com a germinação, vigor e longevidade da semente e à sua capacidade de gerar uma planta normal e vigorosa (ABREU, 2005). Dentro deste contexto, o emprego de testes rápidos, como os de germinação e vigor, em programas de controle de qualidade, torna-se uma ferramenta determinante para a avaliação de um lote de sementes.

        Considerando a semente como um insumo fundamental na produção agrícola e, sendo a qualidade da mesma o ponto inicial para o sucesso de qualquer cultura, torna-se necessário obter informações de caráter técnico-científico acerca das sementes. Dessa forma, as sementes de capim Buffel poderão ser utilizadas com o máximo da sua qualidade na formação e recuperação de pastagens pelos pecuaristas. Diante disso, este projeto tem por objetivo caracterizar a qualidade física e fisiológica de lotes de sementes de capim Buffel, procedentes da região do semiárido baiano.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

2.1 Capim Buffel

Originário da África, Índia e Indonésia o capim Buffel (Cenchrus ciliaris L.), foi introduzido no Brasil inicialmente no estado de São Paulo na década de 1950, e logo foi levado para o Nordeste Brasileiro onde se tornou uma importante espécie forrageira (TEIXEIRA, 2008).

Gramínea perene possui sementes de rápida germinação o que favorece o estabelecimento da cultura, forrageira com hábito de crescimento cespitoso, com sistema radicular profundo, podendo chegar até 1,5 m de altura, caules ramificados que produzem folhas nos nós basais e superior. As folhas são ásperas, sem pelos e apresentam laminas foliares com nervuras proeminentes (FAO, 2013).

Sua inflorescência é uma panícula contraída, ereta, densa, podendo ter de 2,5 a 15 cm de comprimento e varia na cor de amarelo-palha ao roxo. As sementes ficam dispostas sobre um eixo central, em zigue-zague, cobertas por cerdas flexíveis e finas. As sementes são dispersas geralmente pelo vento, água, animais, roupas, botas e veículos (FAO, 2013).

Sua boa adaptação às condições edafoclimáticas do semiárido é devido as principais características desta forrageira, como boa capacidade de produção, resistência a longos períodos de estiagem e a baixos índices pluviométricos, além de poder ser utilizado na forma de pastejo diferido (OLIVEIRA, 1993).

O potencial produtivo desta forrageira se expressa de forma mais acentuada em regiões de clima quente, com temperatura média anual variando de 23,6°C a 28,1°C, precipitação pluviométrica entre 347,6 mm a 1027,3 mm e 60,9% a 76,5% de umidade relativa do ar (SANTOS et al, 2010). A produção de fito massa pode chegar a mais de 5.500 kg MS ha-1 ano-1, conforme encontrado por Moreira et al, (2007) no sertão pernambucano.

Por possuir dormência fisiológica, as sementes do capim Buffel, só devem ser plantadas após um período de pelo menos 6 (seis) meses após sua colheita, obtendo assim um percentual de germinação superior a 20% conforme encontrado por Oliveira et al, (1999). Segundo o mesmo autor, se a germinação atingir pelo menos 20%, a semente pode ser considerada satisfatória para o plantio. O que comina em uma pratica comum entre os produtores, que é a de plantar sementes colhidas no ano anterior, tendo assim a certeza que as sementes ultrapassaram o tempo necessário para a quebra de dormência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.7 Kb)   pdf (263.1 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com