TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto capim braquiarea

Por:   •  20/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.304 Palavras (6 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITARIO DA FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE BARRETOS - UNIFEB[pic 1]

ENGENHARIA QUÍMICA/MECÂNICA/PRODUÇÃO

PROJETO INTEGRADO

PROTÓTIPO SOBRE ANÁLISE DE FERTILIZANTES NO CAPIM-BRAQUIÁRIA

JAYANA RA: 524946 ENGENHARIA QUÍMICA

BEATRIZ RA: 524811 ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

GISELY DA SILVA RA: 526002 ENGENHARIA QUÍMICA

LETÍCIA TARTARI RA: 524957 ENGENHARIA QUÍMICA

Data de entrega: 13 de Março de 2015.

BARRETOS

2015


 [pic 2][pic 3]

Análise de fertilizantes no capim-braquiária


RESUMO

O projeto tem como finalidade selecionar cinco fertilizantes, sendo um orgânico e quatro químicos, para melhorar os benefícios que o capim braquiária traz para o solo e para agilizar o seu crescimento.

Palavras-chave: fertilizante, capim-braquiária, benefícios.

ABSTRACT

The project aims to select five fertilizer, being an organic and four chemical, to improve the benefits the Brachiaria grass brings to the soil and to speed their growth.

Key-words: fertilizer, signal grass, benefits.


SUMÁRIO[pic 4]

INTRODUÇÃO        

1. FERTILIZANTE        

1.1. PARA QUE USAR FERTILIZANTE NO CAPIM        

1.2. TIPOS DE FERTILIZANTES        

2. CAPIM-BRAQUIÁRIA        

3. MATERIAIS PARA O EXPERIMENTO        

CONCLUSÃO        

REFERÊNCIA        


INTRODUÇÃO

O grupo é composto por três alunas de Engenharia Química, uma de Engenharia de Produção.

O tema escolhido é sobre a análise de fertilizante no capim-braquiária, Brachiaria decumbens.

O capim-braquiária é muito utilizado na pecuária, como alimento para o gado, e também para proteger e restaurar solo frágil, além de ter um baixo custo para o plantio. As gramíneas do gênero Brachiaria são de reconhecida importância, pois ocupam 85% das áreas de pastagens. Seu intenso enraizamento traz outras vantagens ao solo: Impede a erosão, promove a descompactação e, por fim, recupera a fertilidade natural com a produção de matéria orgânica.

A deficiência nutricional dos solos brasileiros é um dos principais fatores que limitam a produção de forragem. O objetivo deste trabalho é avaliar o efeito de diferentes fertilizantes na produção de massa seca em área de pastagem com Brachiaria.

O capim só traz benefícios quando ele é bem tratado. Devido a isso, o objetivo do projeto é desenvolver métodos para selecionar e analisar os fertilizantes que os pecuaristas utilizam.


1. FERTILIZANTE

1.1. PARA QUE USAR FERTILIZANTE NO CAPIM

Os fertilizantes são utilizados para fornecer nutrientes para o capim, consequentemente aumenta a produção de leite do gado leiteiro de forma considerável, e em gado de corte seu peso aumenta. Se o pasto estiver bem tratado a produção será da mesma forma que se o gado for alimentado com ração.

1.2. TIPOS DE FERTILIZANTES

 

Existem dois tipos de fertilizantes, um é utilizado após a semeação chamado de fertilizantes granulado e outro quando a folha está no porte médio, chamado de fertilizante folear.

No projeto será utilizado apenas o fertilizante granular.

Para fazer a adubação com fertilizantes granulados é necessário a análise granulométrica que consiste na determinação das partículas que constituem as amostras. Basicamente é determinar as dimensões, volume e a classe das partículas individuais e estudar a sua distribuição.

Na adubação das pastagens, devem ser consideradas duas fases distintas: a de estabelecimento e a de manutenção. Na fase de estabelecimento, os nutrientes são essenciais para que a planta cresça e desenvolva seu sistema radicular e demais órgãos. Já na fase de manutenção, pastagens bem formadas com sistema radicular bem desenvolvido exploram relativamente volume maior de solo e, portanto, as adubações podem ser menores que na de estabelecimento. (Vilela et al., 2002).

1.2.1. Nitrogênio

O nitrogênio (N) é um dos principais nutrientes para manutenção da produtividade das gramíneas forrageiras ao longo dos anos, pois é constituinte essencial das proteínas e participa diretamente no processo fotossintético, por meio de sua composição na molécula de clorofila. Portanto, sua baixa disponibilidade para a forrageira acarreta redução na produção de forragem, iniciando o processo de degradação (Werner, 1994).

1.2.2. Potássio

Como no caso do fósforo, as doses de potássio são recomendadas com base na análise química do solo. No Brasil, dentre os adubos potássicos, o cloreto de potássio (KCI), com 60% de K2O e 45% de cloro, supre cerca de 95% do total de potássio aplicado nas plantas cultivadas no país. O sulfato de potássio, com 52% de K2O e 18% de enxofre, também pode ser usado onde houver deficiência de enxofre.

1.2.3. Fósforo

Os nutrientes mais limitantes nas pastagens, normalmente, são o fósforo (P) e o nitrogênio(N). As forrageiras respondem significativamente à adubação fosfatada, resultando em prática economicamente viável tanto no estabelecimento como na manutenção. O fósforo é conservado no sistema, ligando-se aos compostos orgânicos e aos óxidos do solo num processo conhecido como fixação, com perdas insignificantes é exigido pelas plantas em pequenas concentrações, especialmente após a pastagem implantada. A aplicação de fósforo contribui para aumentar a produção de matéria seca das pastagens (Rees, 1981; McLean & Kerridge, 1987), com consequente aumento do teor do elemento na planta e da qualidade da forragem disponível (McLean & Kerridge, 1987; Schunke et al., 1991). A adubação fosfatada estimula a absorção de N pela planta como consequência da correção da deficiência de P do solo e de um aumento da eficiência no ciclo do N, porém seu efeito sobre a mineralização do nitrogênio do solo é menos consistente. Em pastagem de Brachiaria decumbens, implantada em solo arenoso e adubada com fósforo, Schunke et al. (1992) obtiveram aumentos de 100% na produção de matéria seca da parte aérea da planta, com aumento significativo da quantidade de palha depositada sobre o solo e da disponibilidade de raízes recicladas no sistema. A mineralização do nitrogênio do solo também foi beneficiada, porém de forma menos intensa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (214.4 Kb)   docx (302 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com