TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Celulose Resumo Sobre o Seguimento de Pesquisa

Por:   •  24/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  720 Palavras (3 Páginas)  •  242 Visualizações

Página 1 de 3

Professora Viviane Morais Léo

Rafael Eduardo Luciano

Etec “Cidade do Livro” – 3° Química

PDTCC

Resumo sobre o seguimento de pesquisa

A celulose como citado em trabalhos anteriores tem um importante papel em diversas áreas do comércio industrial brasileiro, e também mundo afora, tendo um impacto econômico muito forte. As fábricas deste produto visam o processamento de madeira para que se obtenha a principal matéria-prima neste procedimento.

A madeira é constítuida por lígnina e fibras de celulose, em que a primeira etapa para a obtenção da pasta é triturar toda a madeira em seu estado sólido. Dando seguimento ao processo, existe dois processos aplicados, diferenciando os tipos de pastas obtidos, podendo ser a mecânica ou a química.

A produção da pasta mecânica se baseia em ténicas mecanizadas que acabam triturando e liberando fibras. Tal processo tem uma performance de até 95% de produção total de madeira em pasta, conservando a lignina, tal material que posteriormente traz uma tonalidade amarronzada para o papel, onde os produtos finais acabam virando jornais, entre outros produtos de baixa qualidade de impressão.

Já na produção da pasta química, inicialmente a madeira acaba sendo transformada em breves lascas e posteriormente são submetidas ao cozimento já aplicado com devidos produtos químicos, normalmente NaOH e Na2S, contudo existem outros processos que utilizam Cl2, NaClO, O2, O3 e H2O2. Em sequência ocorre o processo de refinação. A extração química (processo de branqueamento) acaba resultando na separação da lignina na celulose para que ela esteja de acordo com os termos para o produto final. Este processo ocorre por meio da hidrólise em condições de maiores temperaturas, utilizando tais produtos com grande consumo de energia. Dependendo o produto químico utilizado, difere-se: I) Processo “Kraft” considerado o mais comum atualmente, o qual que acaba cozindo as lascas de madeiras com NaOH (soda cáustica). II) Processo chamado de “ao sulfito”, que esteve presente na indústria de papel no fim do século XIX, o qual cozinha as lasca com soluções ácidas. III) Processo conhecido como termomecânico químico, tal processo em que as lascas são cozidas ao vapor e produtos químicos são aplicados antes de serem moídas.

Atualmente as fábricas de celuloses apresentam muitos problemas em seus setores, uma vez que possuem tamanhos avantajados, sendo classificadas como “megafábricas” trazendo um risco enorme caso qualquer erro seja acometido, uma vez que manuseiam produtos químicos tóxicos a saúde, onde qualquer erro se torna de grande escala para a sociedade.

Problemas como a emissões de cheiros acometidos por inceneração de toneladas de resíduos que ficam do processo de geração de energia, traz consigo produtos cancerígenos, e também átomos de enxofre, por exemplo, acaba trazendo sérios danos a vegetação, compostos de enxofre reduzindo acaba trazendo um odor de “ovo podre”.

Problemas com a produção de agentes branqueadores são motivos de preocupação, uma vez que por exemplo o dióxido de cloro (ClO2) acaba sendo sensívelmente explosivo, trazendo preocupações para trabalhodores e para a própria sociedade da cidade alojada tal industria. Outro agente preocupante é o próprio cloro (Cl2), por conta de ser altamente tóxico, tratando-se de um gás que pode ser corrosivo na presença de umidade.

Existe também problemas com o despejo de água e a poluição desta, justamente por conta da demanda exigida, reduzindo os níveis de água e aquecendo esta em seu desepejo, sendo totalmente prejucial para o ecossistema fluvial. A industria de celulose acaba alcançando o “podium” ficando em 2° lugar em questão ao consumo mundial de cloro, e sendo a primeira em questão de maior despejos de organoclorados tóxicos nos cursos de água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com