TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo sobre pesquisa cientifica

Por:   •  10/3/2017  •  Resenha  •  780 Palavras (4 Páginas)  •  4.293 Visualizações

Página 1 de 4

        A pesquisa é um conjunto de atividades orientadas para a busca de um determinado conhecimento. Para se tornar cientifica, a pesquisa dever ser feita de modo sistematizado, utilizando método próprio e técnicas especificas e usando a realidade empírica. Ela se distingue justamente pela forma que foi feita: Conhecimento da realidade empírica, características do método de pesquisa cientifica e pela comunicação e conhecimento cientifico.

        O termo “realidade” refere-se a tudo o que existe. “Empírico” refere-se á experiência.  Chama-se de “realidade empírica” tudo que existe e pode ser conhecido através da experiência. “Experiência” é o conhecimento que nos é transmitido pelos sentidos e pela consciência. Fala-se “experiência externa” para indicar o que conhecemos por meio dos sentidos corpóreos e “experiência interna” para o conhecimento de estados e processos internos que obtemos através da nossa consciência. Já a “introspecção” é a ação de conhecer pela experiência interna o que se passa dentro de nós.

A realidade empírica se revela através de fatos. O fato é qualquer coisa que existe na realidade, podendo ter outros significados. Peguemos este resumo em mãos, ele é um fato e ele é percebido pela experiência externa. A elaboração mental, pela qual as palavras são transformadas em idéias são percebidas pela experiência interna.

Pode produzir fatos inúmeras vezes ao dia, como cumprimentar alguém, entretanto, uma grande parte dos esforços realizados pela ciência, destina-se ao conhecimento de fatos que já existem produzidos pela natureza, mas desconhecido pelo homem.

A ciência gira em torno dos fenômenos empíricos, o que diferente de fatos. O fenômeno é o fato, tal como é percebido por alguém. Pessoas diversas podem observar, no mesmo fato, fenômenos diferentes.

Os fenômenos ocultos não são estudados pela ciência pelo fato de que não fazem parte da realidade empírica, mas outros como os físicos, fisiológicos, sociais, psíquicos são de interesse. Pode alguém dedica-se á pesquisa cientifica apenas para verificar a presença ou ausência de um determinado fenômeno ou então com o intuito de compreendê-lo melhor.

Na ciência existem leis, que são um condensado de conhecimento, determinando como os fatos acontecem e são regidos. Hipóteses, que são suposições para orientar o pesquisador na busca e na descoberta dos fatos e das relações que existem entre eles. Se a formulação da hipótese preencher determinadas condições e se for verificada, transforma-se então em lei. Teoria, um conhecimento mais amplo a respeito de fatos ou de relação entre fatos. Na ciência a teoria é usada como um modo de organizar os fatos, explicando-os, estabelecendo relações e dando oportunidade de serem utilizados para previsão e prognostico da realidade.

Um dos mais importantes interesses da ciência é determinar a causa dos fenômenos. Mas o que é a causa? Supõe-se que causa é a “força” suficiente para produzir determinado efeito. Uma causa é “necessária” quando, sem ela, o fenômeno não pode ser produzido. A causa suficiente é aquela que, colocada, produz inevitavelmente o fenômeno. Uma causa pode ser necessária sem ser suficiente.

Outros tipos de causas são contribuintes, contingentes e alternativas. A causa contribuinte é a que aumenta a probabilidade do aparecimento do fenômeno. As condições favoráveis, criadas para que a causa contribuinte possa atuar, constituem a causa contingente. As causas alternativas são as diversas modalidades de causas contribuintes que tornam provável o fenômeno.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (53.5 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com