TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Controle de águas

Por:   •  7/12/2015  •  Trabalho acadêmico  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 2

Poluição de rios agrava crise hídrica no Rio, diz ambientalista.

Fonte: http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2015-08-29/poluicao-de-rios-agrava-crise-hidrica-no-rio-diz-ambientalista.html

Reportagem: Clara Vieira

Resumo:

Dentre os assuntos em maior evidência no inicio de 2015, a crise hídrica se destaca. O motivo para essa polêmica se de pela proporção e gravidade do fato.

Todo mundo acompanhou nas mídias, e pode ter uma noção do ocorrido. O estado de São Paulo se tornou o foco dos noticiários, devido à seca de seus grandes reservatórios de água, como o sistema Cantareira. Porém o estado não pode ser o único culpado pela crise hídrica no país.

O biólogo e ecologista Mário Moscaatelli a partir de suas observações mensais, destacou que os responsáveis pela escassez que vem se desenvolvendo nas fontes de água doce no Rio de Janeiro, são os próprios cariocas. Ele relata 47 dos 55 rios que chegam à Baía de Guanabara, não são viáveis para o abastecimento da cidade por causa da poluição. Dentre os motivos para isso, o biólogo cita o crescimento caótico e desordenado das cidades e que como consequência ocorre o despejo de esgoto não tratado nas águas.

 Ele ainda ressalta que a crise hídrica não é uma surpresa, e que estamos colhendo o que plantamos. Em comparação com o último ano o nível dos reservatórios de água que abastecem toda a Região Metropolitana do Rio apresentou uma queda de 11,51%. Medidas urgentes são necessárias e que se breves, em vinte anos, a população pode usar a água potável desses rios. Ações do tipo políticas públicas voltadas para o saneamento e uma maior responsabilidade da população de classe alta e baixa, são medidas a serem tomadas.

Outra evidência ficou clara a partir do surgimento de milhares de peixes mortos na Lagoa de Jacarepaguá. A Causa da mortalidade deve ser pela falta de oxigênio motivado pela poluição, ou liberação de gás sulfídrico. O Biólogo relata que existem grandes possibilidades de isso se repetir durante os jogos olímpicos de 2016. Assim que anunciada como sede do evento, foi firmado um compromisso pelas autoridades municipais e estaduais para a recuperação da lagoa, porém os mesmos já admitiram o não comprimento a tempo para o inicio da competição mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (66.7 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com