TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESEMPENHO DA PRODUÇÃO DE PIMENTÃO (Capsicum annuum L.) COM USO DE FERTILIZANTE ORGANICO PRODUZIDO DE RESIDUO DE PEIXE (FERTI PEIXE@) EM COMPARAÇÃO COM ADUBO QUÍMICO NO MUNICIPIO DE JI-PARANÁ/RO.

Por:   •  29/7/2021  •  Monografia  •  6.624 Palavras (27 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 27

[pic 1][pic 2][pic 3]

DESEMPENHO DA PRODUÇÃO DE PIMENTÃO (Capsicum annuum L.) COM USO DE FERTILIZANTE ORGANICO PRODUZIDO DE RESIDUO DE PEIXE (FERTI PEIXE@) EM COMPARAÇÃO COM ADUBO QUÍMICO NO MUNICIPIO DE JI-PARANÁ/RO.

Acadêmico: Layd Dyane dos Santos Silva

Orientador: Celso Pereira de Oliveira

Abril, 2018[pic 4]

Ji-Paraná/RO

DESEMPENHO DA PRODUÇÃO DE PIMENTÃO (Capsicum annuum L.) COM USO DE FERTILIZANTE ORGANOMINERAL PRODUZIDO DE RESIDUO DE PEIXE (FERTI PEIXE@) EM COMPARAÇÃO COM ADUBO QUÍMICO NO MUNICIPIO DE JI-PARANÁ/RO.

Layd Dyane Dos Santos Silva

[pic 5]

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, como requisito parcial para a conclusão do curso de graduação em Agronomia, orientado pelo Prof. Celso Pereira do Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná.

Ji-paraná/RO

2018


[pic 6]SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        OBJETIVOS        6

3.        JUSTIFICATIVA        7

4.        REFERENCIAL TEÓRICO        8

5.        MATERIAL E MÉTODOS        16

6.        CRONOGRAMA        21

7.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        22


  1. INTRODUÇÃO

O pimentão (Capsicum annuum L.) é uma dicotiledônea pertencente à família das Solanaceas, originária da América Central, em regiões de clima tropical, ocorrendo de formas silvestres desde o sul dos Estados Unidos até o norte do Chile (FILGUEIRA, 2003) e se destaca como uma das olerícolas de maior consumo no Brasil. Foi Introduzido no Brasil na década 20. O gênero Capsicum consiste em pelo menos 40 espécies (THE PLANT LIST, 2015), das quais cinco são reconhecidas como domesticada.

A produção olerícola é uma atividade agrícola muito vantajosa quando praticadas em épocas adequadas, locais onde apresentam boas condições climáticas e de mercado favorável para sua comercialização; entretanto, tais condições dificilmente estão presentes em determinados sistemas de produção. Tornando assim imprescindível a busca por novas alternativas de cultivo e tecnologias para aumentar a produtividade visando maior estabilidade de produção, (ARAUJO et al., 2009). A cultura pode ser produzida o ano todo em regiões de clima quente, encontrando assim ótimas condições de cultivo no nordeste brasileiro, (MONTEIRO et al., 2009).

Pimentões vendidos com tonalidade verde e vermelha são os mais aceitos, embora aqueles de cor laranja, amarelo e até o lilás, mais exóticos, têm alcançado bons preços, mais pela excentricidade.

Sediyama et al., (2009), retrata bem o uso de adubação orgânica de origem animal, sendo uma prática conveniente e até às vezes econômica para pequenos e médios produtores, entre outros benefícios como exercer melhoria na estrutura física, na fertilidade e na conservação do solo, favorecendo o aumento na retenção de água no solo, diminuindo perdas por erosão e favorecendo o controle biológico.

O Estado de Rondônia tem um grande potencial para a produção de várias espécies de hortaliças, embora esta pratica seja pouco difundida. A horticultura desenvolvida no Cone Sul de Rondônia (Cabixi, Cerejeiras, Colorado do Oeste, Corumbiara, Chupinguaia, Pimenteiras do Oeste e Vilhena) em sua maioria é uma prática de subsistência, e em alguns casos para a comercialização regional. Deste modo há necessidade de se conhecer as características do solo e do clima da região para a substituição da produção convencional por sistema de produção de hortaliças orgânicas, ou seja, o fornecimento de nutriente a partir de algo que já foi vivo, vem crescendo no Brasil pensando no tempo de produtividade, aumento da mesma e qualidade foi escolhido o tema do projeto: a utilização do químico e o fertipeixe@ sob cultivo protegido (estufa).

A tendência dessa agricultura é minimizar os riscos com a utilização intensiva de tecnologia, em que uma das formas de se fazer isto é através do cultivo protegido; trata-se de uma técnica amplamente consolidada em vários países do mundo (SENTELHAS & SANTOS, 1995). No Brasil, sua introdução ocorreu no final da década de 70, com trabalhos pioneiros, nos quais se utilizou o plástico em estruturas com a finalidade de proteção contra as adversidades climáticas (GOTO, 1997). Em estufa o pimentão situa-se entre as cinco que apresentam maior área cultivada no Brasil e em diversos países, devido à grande produtividade e qualidade dos frutos que podem ser alcançadas nessas condições (LORENTZ et al., 2002).

O conhecimento de práticas agrícolas, como a adubação e seu efeito na nutrição mineral e na produção do pimentão, é necessário para que os produtores utilizem, racional e economicamente, os fertilizantes. No Brasil, em condições de cultivo protegido as publicações sobre adubação na cultura do pimentão são escassas (MELO et al., 2000).


  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo geral

Avaliar o desempenho da produção de pimentões submetidos ao hidrolisado de peixe (Ferti-Peixe®) comparados ao adubo químico (NPK) no município de Ji-Paraná/RO.

  1.  Objetivo específico

  • Analisar a produtividade do pimentão com hidrolisado em relação ao adubo químico;
  • Verificar a produtividade da cultivar de pimentão quando adicionado o hidrolisado de peixe;
  • Verificar o número de frutos comerciais e não comerciais (com defeitos) a partir da produção dessa hortaliça;
  • Analisar o número de frutos com defeitos (não comerciais).

  1. JUSTIFICATIVA

Nesta década, um dos maiores desafios para a agricultura será o desenvolvimento de sistemas agrícolas sustentáveis que possam produzir alimentos em quantidade e com qualidade, sem afetar os recursos do solo e do ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.7 Kb)   pdf (469 Kb)   docx (267.9 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com