TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO INICIAL DO MILHO SOB FERTILIZAÇÃO NITROGENADA EM DIFERENTES RELAÇÕES AMÔNIO/NITRATO

Por:   •  21/8/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.545 Palavras (11 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

DESENVOLVIMENTO INICIAL DO MILHO SOB FERTILIZAÇÃO

NITROGENADA EM DIFERENTES RELAÇÕES AMÔNIO/NITRATO

Relatório referente ao estágio supervisionado obrigatório, apresentado ao Departamento de Química, pela discente Karla Carolina de Luna Alves, sob a orientação do Prof. Dr. Hélio Cabral de Lima e supervisão do Prof. Dr. Levy Paes Barreto como parte dos requisitos necessários para a conclusão do curso de Agronomia.

RECIFE – PE

Março - 2013

[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA

ÁREA DE QUÍMICA AGRÍCOLA

DESENVOLVIMENTO INICIAL DO MILHO SOB FERTILIZAÇÃO

NITROGENADA EM DIFERENTES RELAÇÕES AMÔNIO/NITRATO

Curso: Agronomia

Aluna: Karla Carolina de Luna Alves

Matrícula: 052.907.904-62

Local do estágio: Laboratório de Química/UFRPE, Recife – PE.

Orientador: Prof. Dr. Hélio Cabral de Lima

Supervisor: Prof. Dr. Levy Paes Barreto

Período do estágio: 07 de Janeiro de 2013 a 27 de fevereiro de 2013

Carga Horária: 210 horas


SUMÁRIO

AGRADECIMENTOS.........................................................................................04

INTRODUÇÃO...................................................................................................05

  1. Hidroponia...............................................................................................07
  2. Milho........................................................................................................09
  3. Adubação nitrogenada............................................................................10

Materiais e métodos...........................................................................................11

Resultados e discussões...................................................................................12  

ANEXOS............................................................................................................13

Referencias bibliográficas..................................................................................14


AGRADECIMENTOS

Em todos os momentos de nossa vida devemos lembrar os obstáculos enfrentados, superados e as vitórias a nós admitidas. Neste momento aproveito a oportunidade para agradecer primeiramente a Deus pela capacitação e força de vontade que me foi concedida, sem os quais não teria conseguido cursar a graduação, nem realizar o presente trabalho.

Agradeço aos meus pais, Clóvis Alves da Silva e Maria do Socorro de Luna Alves, por toda dedicação e lições durante minha vida inteira. Sou resultado do esforço, coragem, determinação e amor incondicional deles. Aos meus irmãos João e Silvinha por estar sempre presentes, cada um de sua maneira, muitas vezes atuando como colunas em minha vida, me sustentando e me encorajando a vencer. Às minhas avós Silvia Luna e Maria Alves, bem como aos tios e primos que vibraram junto comigo em cada etapa que passei durante esta jornada, Em especial ao meu queridíssimo tio Manoel Luna, que está acompanhando esse momento do lugar mais privilegiado de todos, o céu.

Mais recentes em minha vida e não menos importantes. Agradeço ao meu namorado, Augusto Alves e a sua família pela injeção de força, carinho, acolhida e em destaque a minha sogra, Maria do Socorro Alves por conversas agradáveis em momentos diversos que me motivaram pessoal e profissionalmente.

Agradeço aos meus colegas de curso, pela cumplicidade. Serei sempre grata aos amigos, por cada momento compartilhado e por cada palavra de incentivo. De uma forma diferenciada à minha melhor amiga, Raíza Machado e a toda sua família, só gratidão é pouco, obrigado por fazerem tanto por mim.

A Universidade Federal Rural de Pernambuco, que foi mais do que uma academia. Obrigado aos mestres e funcionários. Ensinar é compartilhar, é acreditar que se pode contribuir para a formação de um caráter. Agradeço ao Professor e Orientador Dr. Hélio Cabral de Lima, que esteve do meu lado me orientando. Graças, principalmente, a ele e ao professor Dr. Levy Paes Barreto pude aprender que ser mestre não é apenas lecionar. É ser humano e amigo, guia e companheiro.

Em fim, agradeço a todos que contribuíram direta ou indiretamente para minha formação e qualificação profissional.        Não posso dizer que a conquista desta etapa concluída é minha, porque ela é nossa. MUITÍSSIMO OBRIGADA!


INTRODUÇÃO

A cultura do milho no Brasil vem mudando de maneira importante suas tecnológicas nos últimos anos, resultando num aumento bastante significativo na sua produtividade. Esse aumento tem sido resultado da melhoria do material genético utilizado e da adoção de novas tecnologias e manejos do solo e da própria cultura visando alta produção, tais como adubações periódicas e controles muito bem equilibrados.

Em nosso país, o milho vinha ocupando um papel de coadjuvante de outras culturas. Há alguns anos o milho era plantado juntamente com o café, ou cultivado apenas para atender as necessidades de subsistência de pequenos produtores. Com crescimento da busca pelo produto no mercado mundial e as altas produtividades alcançadas, atualmente o milho esta sendo implantado nas propriedades de pequenos, médios e grandes produtores, principalmente para comercialização, não deixando de suprir as necessidades próprias.

Nos dias de hoje, com o crescimento constante de aviários de corte e de postura, além de ser cultivado na primeira safra, o milho também esta sendo semeado na segunda safra, onde esta inserida a safrinha, sendo neste segundo caso plantado em fevereiro ou março, quase sempre depois da soja precoce, e se tem obtido excelentes resultados de produtividade.

O nitrogênio (N) é o nutriente mineral exigido em maior quantidade pelo milho, e o que mais limita a produtividade de grãos, sendo, em geral, necessário o uso de adubação nitrogenada para complementar a quantidade fornecida pelo solo, visando maiores produtividades. Segundo Lemaire e Gastal (1997).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (543.3 Kb)   docx (424.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com