TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Detecção de Elementosin Minerais em raízes de Genótipos de Cafeeiro Parasitados

Por:   •  24/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  441 Palavras (2 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução:

Quando raízes de cafeeiro são parasitadas por nematoides há a alteração da composição mineral devido à especializada e complexa interação desses organismos com sua planta hospedeira. Uma vez que as raízes da planta está parasitada, a composição mineral das plantas infectadas e não infectadas é diferente. Diante do exposto o trabalho objetivou detectar a distribuição de nutrientes em raízes de genótipos de cafeeiros parasitadas e não parasitadas por Meloidogyne exigua.

Material e Métodos:

Plantas com oito pares de folhas definitivas de genótipos de cafeeiro Mundo Novo 376/4, Apoatã, IPR 100 (33), G1 I 16/6 e G2 I 28/4 colocadas separadamente em vasos com capacidade de 5 litros contendo solo e esterco (2:1) foram inoculadas com aproximadamente 9.000 ovos de M. exigua. Após 6 meses da inoculação com Meloidogyne exigua, as plantas tiveram sua parte aérea descartada e o sistema radicular lavado cuidadosamente em água corrente e seccionadas em regiões que possuía galhas bem formadas e em parte da raiz que não houve parasitismo pelo nematoide, sob um microscópio estereoscópico. Esses fragmentos foram montados em stubs e mantidos por 24 horas em estufa a 70°C para desidratação dos espécimes. Após esse período, foram coberto com uma camada de carbono. As amostras foram observadas sob SEM (Leo Evo PVX 40) acoplado ao sistema de detecção de MAX EDS X-Flash Detector 5010 (Bruker) e analisados ​​utilizando o ESPIRIT software 1.9 (Bruker). Posteriormente foram determinadas quantitativa e qualitativa da composição elementar coletando e analisando os Raios X emitidos pela amostra.

Resultados:

Foram detectados 8 elementos minerais (C, O, K, Ca, Al, P, Fe, Si) nas amostras analisadas. O cálcio foi detectado em todas as amostras (Figura 1). O ferro também foi detectado na maioria das amostras. Na cultivar Mundo Novo o cálcio foi detectado em 43% e 64% na área avaliadas das amostras com e sem galhas, já o ferro foi 21% e 15% da área com e sem galha. As cultivares Apoatã e IRP 100 não formaram galhas após seis meses de inoculação e o segmento de raiz sem galha analisado detectou a presença de cálcio em 17% em Apoatã e 66% em IPR 100 na área analisada, a presença de ferro em Apoatã foi bem significativa, com 82% em toda a área. No Genótipo 1 cálcio foi detectado em 4% da área com galha e 42% na região da raiz sem parasitismo. No Genótipo 2 nas áreas com galha e sem galha o cálcio foi detectados em 24% e 17% da área avaliada respectivamente. A microanálise de raios X possibilitou avaliar a distribuição de nutrientes no sistema radicular de cafeeiros infectados por Meloidogyne exigua

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com