TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EFEITO DO TANINO NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES E NÃO-RUMINANTES

Por:   •  22/11/2018  •  Bibliografia  •  4.276 Palavras (18 Páginas)  •  536 Visualizações

Página 1 de 18

EFEITO DO TANINO NA ALIMENTAÇÃO DE RUMINANTES E NÃO-RUMINANTES

Effect of tannin on ruminant and non-ruminant feeding 

SANTOS, G.A.

REZENDE, L.S.

SILVA, M.S.A.

RODRIGUES, R.S.

VIDIGAL, R.M.

Data de entrega: 29/10/2018.

RESUMO: A nutrição animal exige a prática de processos seguros e com resultados significativos, visto que, esta é uma etapa fundamental para o bom desempenho de animais voltados para criação de carne, leite e ovos. No Brasil o sorgo está entre os principais cerais utilizados como ingredientes para a fabricação de ração de aves e bovinos, porém a presença de tanino ocasiona contestação em relação à impalatabilidade provocada em alguns animais. O objetivo desse projeto integrador é apresentar a revisão bibliográfica sobre a reação nutricional e a palatabilidade de aves e bovinos durante a ingestão do tanino. Para isto, o assunto abordado foi distinto em três categorias, sendo uma relacionada à zoologia das aves e bovinos, outra ao ramo da química destacando a constituição do tanino, e sobre a morfologia do sorgo e como é a associação da planta com a presença do tanino. Os contextos foram obtidos em artigos dispostos em bases de dados como Scielo, OnlineLibrary, UFG, PUB-VET e na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária-Embrapa. Através do embasamento sobre o tema e as informações contidas nos artigos utilizados, os resultados constatados indicam que o tanino é uma substância eficiente para alguns fatores como, melhora absorção de aminoácidos e efeito anti-helmíntico, mas apresenta desvantagens como a baixa digestibilidade.  Portanto, estes efeitos podem ser controlados de acordo com a concentração de tanino utilizado na dieta dos animais. Acredita-se que a emenda deste projeto possa contribuir para especialistas e/ou demais interessados em conhecer melhor sobre as principais relevâncias do tanino relacionado à alimentação animal.

Palavras-chave: sorgo, digestibilidade, impalatabilidade, nutrição, aves, bovinos.

ABSTRACT: Animal nutrition requires the practice of insurance processes and with significant results, given that this is a critical step to the good performance of animals intended for meat, milk and eggs. In Brazil the sorghum is among the main cereals used as ingredients for the manufacture of poultry feed and cattle, but the presence of tannin causes contention regarding the impalatabilidade caused in some animals. The goal of this project is to present the Integrator bibliographical review about the nutritional and palatability reaction of birds and cattle during the intake of tannins. For this, the subject was distinguished in three categories, one related to Zoology of birds and cattle, another to the branch of chemistry emphasizing the Constitution of tannin, and on the morphology of sorghum and how the plant association with the presence of tannin. The contexts were obtained in articles arranged in databases as Scielo, OnlineLibrary, UFG, PUB-VET and the Brazilian Agricultural Research Corporation-Embrapa. Through the basement on the topic and the information contained in articles used, the results observed indicate that tannin is a substance effective for some factors such as, improves absorption of amino acids and anthelmintic effect, but presents disadvantages such as low digestibility. Therefore, these effects can be controlled according to the tannin concentration used in the diet of the animals. It is believed that the amendment of this project may help to specialists and/or others interested in knowing more about the major impact of the tannin related to animal nutrition.

Keywords:  sorghum, digestibility, impalatabilidade, nutrition, poultry, cattle.

INTRODUÇÃO

Em consequências da produção limitada à exportação de milho/soja, das políticas de estocagem, entre outros fatores, alguns produtores e pesquisadores têm buscado a utilização de recursos alternativos na alimentação animal.

Entre os cereais mais importante, o sorgo está em quinto lugar dos grãos com maior produção no mundo, perdendo apenas para o trigo, arroz, milho e cevada. Dois fatores importantes dessa cultura é a resistência à seca, podendo ser semeada em regiões com baixo índice pluviométrico, e a susceptibilidade ao ataque de pássaros.

Nas décadas de 70 a 80, houveram muitas pesquisas relacionadas à utilização do sorgo nas dietas de ruminantes e não-ruminantes. Porém, novas pesquisas têm sido executadas pelo surgimento de novas cultivares melhoradas geneticamente.

O sorgo tem algumas características marcantes, como adstringência e fator antinutricional. A complexação entre taninos e proteínas é a base para suas propriedades, tais como, fator controlador de insetos, bactérias e fungos.

Os taninos são bastante conhecidos como fatores antinutricionais de alimentos utilizados em dietas dos animais de produção. Representam o grupo mais importante de polifenóis na nutrição animal, em função dos efeitos deletérios no aproveitamento das rações e no desempenho produtivo dos animais (WARREHAM et al., 1994). O consumo de ração é afetado por inúmeros fatores relacionados ao estado fisiológico do animal, meio ambiente, características da dieta ou uma interação entre todos estes fatores (SCOTT et al., 1982).

Os taninos na nutrição animal interferem de maneira distinta em animais monogástricos e ruminantes. Em ruminantes, os taninos podem produzir efeitos positivos reduzindo a quantidade de proteína digerida no rúmen e, aumentar a quantidade de proteína disponível no intestino delgado, eliminar parasitas e diminuir o timpanismo espumoso (MUELLER-HARVEY, 2010). Para monogástricos, como suínos, aves e peixes, os taninos condensados afetam o valor nutricional dos alimentos, como consequência da formação de complexos com as proteínas da dieta, com carboidratos e outros nutrientes; pela inibição da atividade de várias enzimas digestivas, pela diminuição da absorção de outros nutrientes através da parede celular, devido à formação de complexos com íons divalentes de metais e pela erosão de células epiteliais do intestino (WARREHAM et al., 1994). Podem inibir enzimas relacionadas a digestão de carboidratos, lipídios e proteínas.

MATERIAIS E MÉTODOS

O presente trabalho foi realizado a partir de pesquisar bibliográficas realizadas em artigos científicos (localizados na base de dados Scielo e PUB – VET) publicações e livros (localizados no portal da EMBRAPA). Para encontrar os matérias bibliográficos utilizou-se as seguintes palavras chaves: tanino no sorgo, tanino, digestão de bovinos, sorgo na alimentação de bovinos, efeitos do tanino, morfologia do tanino, tanino na digestão das aves, morfologia do sorgo e química e estrutura do tanino. Foram lidas três pesquisas bibliográficas sobre tanino na alimentação de bovinos e pequenos ruminantes, três artigos publicados pela Embrapa abordando morfologia do sorgo, dois trabalhos e mais alguns sites sobre estrutura e composição química do tanino.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (229 Kb)   docx (206.7 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com