TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE: PROCESSO TECNOLÓGICO PARA RUMINANTES

Por:   •  10/12/2016  •  Relatório de pesquisa  •  582 Palavras (3 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 3

ESTACIO ATUAL DA AMAZÔNIA

BOA VISTA-RORAIMA

ISMAEL MARTINS DA SILVA

CURSO: AGRONEGÓCIO

TRABALHO DE: PROCESSO TECNOLÓGICO PARA RUMINANTES

BOA VISTA RR

2016


INDICE DE PRODUTIVIDADE DE PECUARIA DE CORTE NO BRASIL

Instituição de ensino: Estácio Atual

Professor: Caio Fortes

Aluno: Ismael Martins da Silva

Curso: Agronegócio

Disciplina: Processo Tecnológico para Ruminantes

Turma: 1º Semestre

Turno: Noturno

O presente trabalho será apresentado como do meu entendimento para com o tema Índice de produtividade de Pecuária de Corte no Brasil, da Disciplina de Processo Tecnológico para Ruminantes, do curso Superior Tecnológico em Agronegócio, credenciado pela instituição de ensino presencial e particular ESTACIO ATUAL DA AMAZONIA.

Boa vista RR.

2016

SUMÁRIO

  1. TEMA: ÍNDICES DE PRODUTIVIDADE DE PECUÁRIA DE CORTE BRASILEIRA:.................................................................................................... 3
  2. TABELAS DE PERFIL DE PECUARIA BRSILEIRA:.....................................4
  3. REFERENCIA BIBLIOGRAFICAS...................................................................5

Boa vista-RR

2016

  1. INDICE DE PRODUTIVIDADE DE PECUARIA DE CORTE NO BRASIL[pic 1]

O Brasil apresenta o maior rebanho de bovinos do planeta (153 milhões de cabeças) sendo seguido pela China (135 milhões de cabeças) e Estados Unidos (97 milhões de cabeças).

Todavia, apesar de o país apresentar um rebanho 60% maior em relação ao norte-americano, são esses os maiores produtores de carne bovina, sendo responsáveis por cerca de 22% de toda a carne comercializada e consumida atualmente no mundo. Paradoxalmente, somente 10% do total de carne produzida é pertencente ao Brasil.

Inicialmente, é pertinente considerar que o rebanho brasileiro é pouco produtivo, fato que é facilmente constatado quando se analisa os índices de produtividade do rebanho nacional.

Assim, se a maioria do rebanho é pouco produtiva, a atividade é também caracterizada como pouco produtiva o que implica diretamente na baixa competitividade e lucratividade da pecuária, fato facilmente constatável atualmente.

Tal conjuntura infelizmente determina que os investimentos (manejo da fertilidade do solo, manejo das pastagens, alimentação do rebanho na seca, etc.) necessários para a manutenção ou implementação das áreas de produção sejam reduzidos ao máximo, ou até mesmo suprimidos. A pecuária de corte é destacadamente uma das principais atividades econômicas desenvolvidas no país. No entanto, os índices atuais de produtividade caracterizam a atividade como uma modalidade ineficiente de exploração econômica da terra e, num sentido mais restrito, como uma atividade que caminha para o colapso caso não se modifique a atual filosofia de exploração animal, no sentido de se implementarem sistemas racionais e técnicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (179.3 Kb)   docx (60 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com