TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo Dirigido II – Teoria Comportamental

Por:   •  5/4/2020  •  Trabalho acadêmico  •  714 Palavras (3 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo Dirigido II – Teoria Comportamental

_________________________________________________________________

  1. (1,0 Ponto). Como a abordagem Skinneriana da personalidade difere da  Psicanálise de Freud?

Skinner adotou um método diferente dos demais,ele fazia suas pesquisas através de ratos e pombos,por acreditar que os animais reagiam melhor a estímulos do que os humanos,ele adotou este método,pois, o comportamento animal lhe pareceu mais simples que o comportamento humano.Além disso,Skinner acreditava que os psicólogos deviam se atentar apenas aos fatos,ou seja,aquilo que pode ser observável nos relatos de uma pessoa.Skinner se diferenciava de Freud,pois defendia que o estado subjetivo não tinha utilidade na psicologia científica,o mesmo pregava que não há nada dentro do ser humano que possa explicar o comportamento em termos científicos.

  1. (1,0 Ponto). Qual a diferença entre comportamento respondente e o operante? Dê um exemplo de cada.

De acordo com Skinner,o comportamento respondente são respostas produzidas ou eliciadas a partir de estímulos ambientais específicos,já o comportamento operante é emitido espontaneamente ou voluntariamente,tal comportamento atua no ambiente para modifica-lo.

Skinner acreditava que qualquer pessoa ou animal pode ser treinado para praticar qualquer ação se assim fosse dado um reforço.Um cão por exemplo,ao ouvir um sino pela primeira vez,nada irá acontecer,mas aou ouvi-lo repetidas vezes e se adicionar um reforço(petisco),o cão começará a responder aos estímulos do sino.O comportamento operante é descrito com algumas diferenças,segundo o aparelho de condicionamento operante de Skinner,quando colocado um rato sem comida dentro de uma caixa,no início seu comportamento será aleatório.Ele então fica ativo e explora o ambiente,portanto,o rato executa essas ações por livre e espontânea vontade,sem estímulo algum.

  1. (1,0 Ponto). Explique qual o papel do reforço na modificação do comportamento? Defina e dê exemplos de reforço positivo, negativo e de punição no ambiente de trabalho.

De acordo com Pavlov,o reforço tem o dever de mudar o comportamento de uma pessoa ou animal,ele explica que os cães não aprenderiam a responder os sinos,a menos que fossem recompensados por proceder assim.O reforço positivo é quase como uma parabenização ao organismo,fazendo com que o comportamento que gerou o reforço,ocorra mais vezes.

A punição é um estímulo aversivo,na qual tenta reprimir a probabilidade de que um comportamento ocorra.O reforço negativo se inicia com um estímulo aversivo afim de se obter um comportamento específico do indivíduo e após isso,fazer com que que esse estímulo seja removido.

Ex.Reforço positivo: O funcionário de um super mercado recebe uma bonificação após ter cumprido seu trabalho com êxito.

Ex.Reforço negativo: Uma mãe fica brava com o filho,após descobrir que o mesmo não foi bem nas provas,por fim,para que a mãe não volte a ficar chateada,o filho tentará melhorar seus hábitos de estudo para obter uma melhor nota.

Ex.Reforço punição: Um professor,após perceber que um de seus alunos está atrapalhando sua aula,pune o aluno mandando-o para a direção,fazendo com que ele assine uma ocorrência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (71.7 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com