TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Experimento de Trigo

Por:   •  29/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  582 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Experimento realizado na Fazenda Veneza – Uninga

Acadêmicos

Lucas Signorini

Rafael Mazzi

Everson

Rodrigo

Ricardo

Luan F.

PROTOCOLO DE TRIGO: DIFERENTES PRODUTOS DE FUNGICIDAS NO CONTROLE DE DOENÇA

Trabalho apresentado ao curso de Agronomia, da Faculdade Ingá, na disciplina de culturas agrícolas l, como requisito parcial de avaliação do 1° bimestre, sob orientação do Professor Renato.

MARINGÁ

2016

Experimento realizado na Fazenda Veneza – Uninga

Objetivo:

Esse trabalho tem como finalidade avaliar as diferentes ações dos produtos de fungicida, será analisado qual o produto é mais eficaz no controle de doenças da cultura do trigo, juntamente com o qual terá seu custo X beneficio mais satisfatório e rentável.

Introdução:

O trigo (Triticum spp.) é uma gramínea cultivada em todo o mundo. Globalmente, é a segunda maior cultura de cereais, a seguir ao milho; a terceira é o arroz. O grão de trigo é um alimento básico usado para fazer farinha e, com esta, o pão, na alimentação dos animais domésticos e como ingrediente no fabrico de cerveja. O trigo é também plantado estritamente como forragem para animais domésticos, como o feno.

O trigo foi primeiramente cultivado no Crescente Fértil, no Médio Oriente. Os arqueólogos demonstraram que o cultivo do trigo é originário da Síria, Jordânia, Turquia e Iraque. Há cerca de 10.000 anos, uma mutação ou hibridização ocorreu, resultando em uma planta com sementes grandes, porém que não podiam espalhar-se pelo vento. Esta planta não poderia vingar como silvestre, porém, poderia produzir mais comida para os humanos e, de fato, ela teve maior sucesso que outras plantas com sementes menores e tornou-se o ancestral do trigo moderno.

No Brasil, de acordo com legislação em vigor desde 2011, o limite máximo permitido para DON em farinha integral é de 2 ppm . Picos da doença ocorrem quando condições meteorológicas favoráveis (período de molhamento acima de 30 horas e temperaturas médias em torno de 25°C) coincidem com o período da floração em trigo, quando as anteras expostas são infectadas por esporos suspensos no ar.

 Para o controle da doença são indicadas três estratégias, que devem ser   empregadas de maneira integrada: resistência genética, pelo cultivo de cultivares com maior número de genes que conferem resistência à doença; manejo cultural, por meio de práticas como rotação de culturas, época e escalonamento da semeadura; e controle químico, pela aplicação de fungicidas.

Produtos a serem utilizado:


Priori xtra: É um fungicida sistêmico, usado em pulverizações preventivas, para o controle de doenças da parte aérea das culturas do algodão, arroz irrigado, aveia, café, cana-de-açúcar, cevada, eucalipto, girassol, milho, soja e trigo (ver detalhes no quadro abaixo), bem como no tratamento industrial de mudas e aplicação no sulco de plantio de cana-de-açúcar.

Fox: É um fungicida mesostêmico e sistêmico aplicado na cultura de algodão, feijão, soja e trigo.

Tilt: É um fungicida sistêmico, recomendado para o controle de doença da cultura de soja, amendoim, arroz, banana e trigo.

Método:

Esse trabalho será realizado da seguinte forma, vai ser realizado o plantio de cinco tratamentos com quatro repetição, sendo todos os produtos a serem utilizados para obter os melhores resultados, o solo utilizado é classificado como latos solo vermelho, com a ideia de fazer a implantação da cultura de trigo, que será implantada no dia 23/04/2016, a semeadura do trigo será realizada com espaçamento de 17 cm entre Linha com uma adubação do formulado 10.15.15 químico e uma quantidade aproximadamente 80 sementes de trigo por metro linear. 

 O cultivar utilizado no experimento será o BRS Gralha-Azul, e o fungicida vai ser 4 produtos diferente: Priori Xtra, Fox, Tilt, um em cada tratamento diferente, todos aplicados no mesmo estagio fenológico da cultura.  

Tratamento:

Tratamento 1: Não será utilizado aplicação de fungicida

Tratamento 2: Será realizada uma aplicação de fungicida, no perfilhamento de dose cheia, do produto priori xtra, com dosagem de 700ml /Alq.

Tratamento 3: Será realizada uma aplicação de fungicida, no perfilhamento de dose cheia, do produto fox, com dosagem de 900 ml/ Alq

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (21.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com