TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERLÂNDIA CURSO AGRONOMIA

Por:   •  17/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  2.007 Palavras (9 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 9

FUNDAÇÃO PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS[pic 1]

FACULDADE PRESIDENTE ANTÔNIO CARLOS DE UBERLÂNDIA

CURSO AGRONOMIA

 

SUELEN SILVA DIAS

 

MATURADORES DA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR

(Saccharum officinarum.)

UBERLÂNDIA-MG

2018

SUELEN SILVA DIAS

MATURADORES DA CULTURA DA CANA-DE-AÇÚCAR

(Saccharum officinarum.)

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Agronomia da Fundação Presidente Antônio Carlos – FUPAC, como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Engenheira Agrônoma.

                                                                                                  Orientador(a): Profª. Maria José Pirete

UBERLÂNDIA-MG

2018

SUMÁRIO

1 NTRODUÇÃO............................................................................................................4

2 OBJETIVOS ..............................................................................................................5

2.1OBJETIVO GERAL..................................................................................................5

2.2OBJETIVOS ESPECÍFICOS.....................................................................................5

3 JUSTIFICATICA.......................................................................................................6

4 REFERENCIAL TEÓRICO.....................................................................................7

5 METODOLOGIA......................................................................................................9

6 CRONOGRAMA....................................................................................................10

7 BIBLIOGRAFIA......................................................................................................11

1 INTRODUÇAO

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar (Saccharumofficinarum), com produção estimada para a safra de 2018/2019 de 625,96 milhões de toneladas em uma área equivalente a 8,61 milhões de hectares (CONAB, 2018). A importância dessa cultura se deve em função da produção de açúcar, utilizado na alimentação humana e na indústria, na produção de álcool, biocombustível (etanol) e energia.

Devido à necessidade de utilização de fontes de combustíveis renováveis, a demanda por etanol no mundo aumentou e com as extensas áreas cultiváveis e as condições edafoclimáticas favoráveis à cana-de-açúcar do Brasil levaram o país a se tornar um importante exportador dessas commodities (CONAB, 2018).

A determinação da produtividade de cultivo se dá entre clima, solo e variedades da espécie S.officinarum. O planejamento agrícola é essencial para que a safra seja produtiva, mas o seu rendimento também está ligado à seleção da variedade adequada, precipitação pluvial, temperatura e propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, além da resistência a herbívoros e doenças.

Para que o processo de maturação ocorra de forma satisfatória é necessária uma estação seca, com temperaturas mais baixas. Temperaturas abaixo de 20°C reduzem o crescimento, e, portanto, são ideais para a planta iniciar a maturação sendo que a faixa ideal de temperatura para a maturação é de 10°C a 20°C. A ausência de chuvas, o corte da irrigação e a deficiência de nitrogênio no solo são imprescindíveis (MARIN, 2005).

Por ser uma cultura semiperene, colhida em média por cinco anos até a renovação do canavial, requer atenção dobrada e altas quantidades de nutrientes para manter sua produção uniforme e estável. Assim, as empresas e instituições de pesquisas têm investido em estudos com o intuito de recomendarem os manejos mais eficientes, principalmente em relação à maturadores.

Maturadores são produtos químicos que induzem o amadurecimento de plantas, causando, assim, a translocação e o armazenamento dos açúcares na planta. São utilizados para antecipar e otimizar o planejamento da colheita.

A utilização de maturadores tem como objetivo aumentar a produtividade de sacarose e antecipar o corte, permitindo o manejo da cultura no sistema de produção ganhando logística na hora da colheita.

Diante do exposto, o objetivo do experimento é avaliar os formulados de maturadores, com mesma dose, na produção de ATR, e a data mais propicia para a aplicação, levando em consideração o pico máximo e mínimo de maturação nas datas estabelecidas para avaliar uma melhor produção de sacarose e qualidade da matéria prima em cana-de-açúcar.

        


2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVOS GERAIS

Comparar a eficiência de diferentes princípios ativos dos maturadores, a fim de antecipar a colheita da cana de açúcar e obter maior produtividade de sacarose.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer os vários tipos de princípio ativo e seus efeitos na cultura da cana de - açúcar.
  • Identificar o mais eficaz para aplicação e em conseqüência uma boa produtividade.
  • Levantar dados para analisar o custo e beneficio.
  • Descobrir o melhor produto a ser aplicado e a melhor data antes da colheita, a fim de se obter maior qualidade e produtividade em maturação.
  • Estabelecer a melhor data para a aplicação do maturador antes da colheita de acordo com a curva de maturação, analisando o pico máximo e mínimo de produção de ATR pela planta.


3 JUSTIFICATIVA

A iniciativa da pesquisa se deu pelo objetivo de obter um melhor desempenho dos maturadores a serem abordados, uma vez que, sua formula é composta por vários princípios ativos, e seus efeitos variam de acordo com as condições ideais para o seu manejo.

Através de pesquisa são selecionados os melhores produtos para cada produtor e definir a compra de um maturador de maior eficiência para ser utilizado e a melhor data a ser aplicada, respeitando as datas de pico máximo e mínimo de maturação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (220.8 Kb)   docx (42.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com