TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUNDAMENTOS DO AGRONEGÓCIO

Por:   •  16/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  1.937 Visualizações

Página 1 de 3

Questão da Aula 1:

Na visão sistêmica do agronegócio podemos perceber que os segmentos estão interligados e formam vários sistemas nas suas atividades;

  1. Diferencie um sistema AGROALIMENTAR de um sistema AGROINDUSTRIAL não alimentar;

Sistema Agroalimentar: é o conjunto das atividades que concorrem à formação e à distribuição dos produtos alimentares e, em consequência, ao cumprimento da função de alimentação.

Sistema Agroindustrial Não Alimentar: “É o conjunto das atividades que concorrem à obtenção de produtos oriundos da agropecuária, das florestas e da pesca, não destinadas à alimentação, mas aos sistemas energético, madeireiro, de couro, de papel e têxtil".

  1. Cite um exemplo para cada sistema.

 O leite que se transforma em queijo é um exemplo de Sistema Agroalimentar

 Insumos agrícolas como fertilizantes e defensivos são exemplos de Sistema Agroindustrial Não Alimentar.

Questão da Aula 3:

1. O agronegócio ocorre em três instâncias interdependentes, denominadas de segmentos; no caso do segmento antes da porteira, envolve uma série de fatores indispensáveis a produção; cite e fundamente quatro fatores de produção que são disponibilizados aos produtores, em empresas do segmento antes da porteira.

Máquinas agrícolas – São insumos indispensáveis para uma agropecuária e compreendem máquinas, implementos e equipamentos que são responsáveis pela melhoria da qualidade de vida no campo, pelo aumento da produtividade das lavouras e pastos, pela rapidez nas operações e por possibilitar a exploração de grandes áreas agrícolas. Outro aspecto do insumo maquinário é a oferta de modelos para todas as categorias de produtores, possibilitando que tanto pequenos agricultores familiares quanto grandes empresas rurais tenham máquinas adequadas para sua dimensão de produção.

Defensivos agrícolas – Chamados de agrotóxicos ou agroquímicos, os defensivos agrícolas sofrem, cada vez mais, pressão por parte de ambientalistas e da sociedade em geral. Entretanto, são insumos indispensáveis para o combate às pragas, doenças, plantas daninhas e outros inimigos da agricultura.

Fertilizantes – Os fertilizantes são insumos indispensáveis na agricultura e também na pecuária. São amplamente utilizados para a correção química dos solos e, em sua maior parte, servem para a nutrição das plantas cultivadas.

Sementes – As sementes representam a maior parte dos insumos biológicos da agricultura. Elas trazem em si a carga genética da espécie ou cultivar que se quer produzir. Em geral, as sementes são produzidas a partir de pesquisas e multiplicadas e distribuídas por empresas especializadas na multiplicação de sementes, formando uma cadeia de produtores de sementes que, direta ou indiretamente as fornecem para o produtor.

Atividade Aula 5:

A cooperativa é uma organização que pode representar o desenvolvimento dos produtores associados e da própria comunidade onde está inserida. Entretanto, por algumas razões, seu maior sucesso está no meio rural, ou seja, no segmento “dentro da porteira”. Cite ou comente algumas dessas razões de sucesso “dentro da porteira”, que estejam ligadas às pessoas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com