TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GUARANÁ – CARACTERIZAÇÃO DA ESPÉCIE, UTILIZAÇÃO, EXTRAÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA

Por:   •  12/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.381 Palavras (14 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1] 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO JOÃO DEL
CURSO DE ENGENHARIA FLORESTAL

 

 

 

 GUARANÁ – CARACTERIZAÇÃO DA ESPÉCIE, UTILIZAÇÃO, EXTRAÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA

BÁRBARA RESENDE BRANDÃO

LUCAS GOMES MAGALHÃES

KAROL SOARES CONSTANTINO

SETE LAGOAS

2016/02


BÁRBARA RESENDE BRANDÃO

LUCAS GOMES MAGALHÃES

KAROL SOARES CONSTANTINO

 

 

 

 GUARANÁ – CARACTERIZAÇÃO DA ESPÉCIE, UTILIZAÇÃO, EXTRAÇÃO, COMERCIALIZAÇÃO E IMPORTÂNCIA

 

 

Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Produtos Florestais Não Madeireiros, ministrada pela professora Ana Flavia Neves Mendes Castro do Curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de São João Del Rei, campus Sete Lagoas.

Orientadora: Ana Flavia Neves Mendes Castro

 

SETE LAGOAS

        2016/02

Sumário

1        Introdução        6

2        Revisão de Literatura        7

2.1        Características da espécie        7

2.2        Cultivo        8

2.3        Mudas        9

2.4        Beneficiamento        9

2.5        Utilização        10

2.6        Artesanato        10

2.6.1        Industrialização        11

2.6.2        Culinária        11

2.6.3        Propriedades medicinais e fitoterápicas:        12

2.6.4        Cosméticos        13

2.7        Comercialização e Economia        14

2.8        Importância        15

3        Conclusão        16

4        Referências bibliográficas        17

Resumo

O guaraná, arbusto da família das Sapindáceas, muito comum no Amazonas e no Pará onde é realizado seu cultivo. Também conhecido como naranazeiro, uaraná, guaranaúva e guaranaína, possui uma substância parecida com a cafeína. Devido sua característica estimulante, é utilizada para fabricação de xarope, pó e ate mesmo refrigerantes. O fruto auxilia no aumento da resistência, nos esforços mentais e musculares, diminuição da fadiga motora e psíquica.

Palavra-chave: Guaraná, Paullinia cupana, guaranazeiro

Abstract: Guarana, a shrub of the family Sapindáceas, very common in Amazonas and Pará where its cultivation is carried out. Also known as naranazeiro, uaraná, guaranaúva and guaranaína, it has a substance similar to a caffeine. Due to its stimulating characteristics, it is used for the manufacture of syrup, powder and even soft drinks. The fruit helps not increase the resistance, in the mental and muscular efforts, decrease of the motor and psychic fatigue.

Keyword: Guarana, Paullinia cupana, guaraná

LISTA DE TABELA

Tabela 1 - Tabela nutricional dos nutrientes encontrados nas sementes do guaraná........................................................................................................................8

  1. Introdução

O Guaraná, nome cientifico Paullinia cupana, pertence a família Sapindáceas, é encontrado no Brasil, Peru, Colômbia e Venezuela, sendo cultivado principalmente no município de Maués, no estado do Amazonas, e na Bahia.  

Foi descoberto em 1821 por Humboldt através do contato com tribos indígenas que viviam na Amazônia, que hoje no local é o município Maués. O guaranazeiro foi estudado pela primeira vez, em 1826, por Von Martius. Nesta época, já se difundiam na Europa informações sobre as qualidades terapêuticas da planta.  (Fundação Joaquim Nabuco)

A cidade de Maués, no Amazonas, município que mais produz o fruto, colhe e vende tudo o que planta - cerca de 180 toneladas anuais, produzidas por pouco mais de 3 mil pequenos agricultores. Até os anos 80, Maués era líder absoluta na produção do guaraná, com 90% da pequena produção brasileira, mas a ampliação do uso comercial da semente, incorporada pela indústria farmacêutica e de beleza, animou milhares de agricultores no baixo sul da Bahia, na antiga zona cacaueira a plantarem o produto. (Fundação Joaquim Nabuco)

A Bahia com o início do cultivo se tornou o estado de maior produção do país. O cultivo tem grande importância sócio econômica para a região em virtude de ser explorado em pequenas propriedades e ser uma atividade típica de agricultura familiar.

A produtividade dos plantios da Bahia é muito superior sendo a área cultivada de 8.000 há com produção de 2.600 toneladas, com uma produtividade média superior a 500 kg/há contra menos de 300 kg/há da região produtora na Amazônia, visto que a região reúne condições mais propícias ao desenvolvimento da planta, com boa distribuição de chuvas ao longo do ano, solos de maior fertilidade e baixa incidência de doenças como a antracnose, além de usar tecnologias geradas pelos pesquisadores da Ceplac (IBGE, 2004).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (166.2 Kb)   docx (34.7 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com