TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

INSTRUÇÕES DE COLEÇÃO ENTOMOLOGICA

Por:   •  25/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  1.353 Visualizações

Página 1 de 3

INSTRUÇÕES PARA CONFECÇÃO DA COLEÇÃO ENTOMOLÓGICA (INSETÁRIO)

Disciplina: Entomologia Geral

Coleção Entomológica (CE)

Os insetos devem ser entregues em gavetas entomológicas de madeira com vidro com dimensões de 50 cm comprimento x 40 cm largura x 8 altura cm (Figura 1), sendo a altura até o vidro 10 cm.

8 cm[pic 1]

40 cm

50 cm

Figura 1: Modelo com as dimensões da gaveta de madeira para deposição dos insetos da coleção entomológica

Em substituição as gavetas de madeira poderão ser usadas caixa de papelão com dimensões de aproximadamente 35 cm Comprimento x 27 cm de Largura x 5 cm Altura.

A coleção deve ser composta por 72 insetos adultos distribuídos em 12 ordens (ou sub ordens) (Tabela 1).

A(s) caixa(s) deve(m) conter etiqueta(s) com os nomes dos membros da equipe no lado externo da caixa(s).

Os insetos adultos devem ser organizados dentro da caixa(s) de acordo com o processo evolutivo, com etiqueta para cada ordem.

Os insetos devem ser alfinetados nos locais adequados do tórax (Figura 2), com etiquetas de coleta e de identificação. A altura máxima do alfinete sobre o inseto: 10 mm (incluindo a cabeça). Poderão ser usados alfinetes entomológicos ou Dhrima-Corrente cabeça de vidro ou alfinetes e agulhas de costura. Não será aceito alfinetes com cabeça colorida.

Os insetos alfinetados deverão ser fixados em lâmina de isopor, dentro da gaveta entomológica ou caixa, com naftalina triturada embaixo do isopor. Para fixar os insetos na coleção devem estar secos e sem a presença de fungos.


Para insetos muito pequenos poderá ser usada a dupla montagem, como demonstrado na Figura 3, em que o inseto é fixado com cola branca em um triângulo de cartolina branco e o triângulo é inserido no alfinete juntos com as etiquetas.[pic 2][pic 3][pic 4]

Figura 2: Local de “alfinetagem” no corpo dos insetos, de acordo com a ordem taxonômica. A= mosca (Diptera, B= besouro (Coleoptera), C= percevejo (Hemiptera: Heteroptera), D= gafanhoto (Orthoptera) e E) libélula (Odonata).[pic 5][pic 6][pic 7]

A

Figura 3: Dupla montagem para insetos muito pequenos (A). Montagem do inseto pequeno colado em triangulo de papel de 1,0 cm X 1,5 cm (B).

As etiquetas devem possuir um tamanho máximo de 2 cm X 1 cm (Figura 4). A etiqueta do coletor deve conter as informações do local de coleta (cidade, estado, país), data da coleta (dia, mês, ano) e o nome do coletor ou do grupo de coletores (Souza et al.). Pode ser usada a abreviatura “Col.” após o nome do coletor.


A etiqueta de identificação deve conter as informações da classe taxonômica e a ordem, data de identificação e nome de quem identificou ou do grupo de identificação. Pode ser usado a abreviatura “Det.” após o nome de quem identificou o inseto. Para a ordem Hemiptera deve ser incluída a sub ordem e retirada o nome da classe Insecta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (175.4 Kb)   docx (99.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com