TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

METODOLOGIAS ATIVAS: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA CAIXA ENTOMOLÓGICA COMO FERRAMENTA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM NO CAMPO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

Por:   •  23/7/2019  •  Monografia  •  3.095 Palavras (13 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 13

METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA CAIXA ENTOMOLÓGICA COMO FERRAMENTA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM NO CAMPO DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

ALEX OLIVEIRA DE MELLO

AMANDA VIEIRA DE ANDRADE

ANDRESSA RODRIGUES CRUZ

NICOLE RODRIGUES COSTA DE REZENDE

WILKEN ALVES DE CARVALHO

Prof.Dra. Juliana Barreto O. dos Santos

RIO DE JANEIRO - RJ

MAIO.2019

ALEX OLIVEIRA DE MELLO

ALEX OLIVEIRA DE MELLO

AMANDA VIEIRA DE ANDRADE

ANDRESSA RODRIGUES CRUZ

NICOLE RODRIGUES COSTA DE REZENDE

WILKEN ALVES DE CARVALHO

METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO: ELABORAÇÃO E UTILIZAÇÃO DA CAIXA ENTOMOLÓGICA COMO FERRAMENTA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM NO CAMPO DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II

Trabalho de conclusão de curso, apresentada ao Curso de Biologia do Centro Universitário Celso Lisboa como requisito para obtenção do título de bacharel em Biologia.

Orientador: Prof.ª Dra. Juliana Barreto

RIO DE JANEIRO - RJ

2019

VIEIRA, Amanda; MELLO, Alex; RODRIGUES, Nicole; ALVEZ, Wilken; RODRIGUES, Andressa, SANTOS, Juliana B. O. Metodologias ativas; elaboração e utilização da caixa entomológica como ferramenta para promover a aprendizagem no campo de ciências no ensino fundamental. Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Biologia, Centro Universitário Celso Lisboa, Rio de Janeiro, 2019, 18p.

VIEIRA, Amanda1; MELLO, Alex1; RODRIGUES, Nicole1; ALVEZ, Wilken1; RODRIGUES, Andressa1, SANTOS, Juliana2

METODOLOGIAS ATIVAS: ELABORAÇÃO E ULTILIAÇÃO DA CAIXA ENTOMOLÓGICA COMO FERRAMENTA PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM NO CAMPO DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNCAMENTAL

RESUMO

Com objetivo de contribuir e promover melhor qualidade no processo de ensino-aprendizagem de Ciências no ensino fundamental, com foco no tema de Entomologia, desenvolvemos, a partir de vertentes da metodologia ativa, um protótipo como método prático de assimilação deste conteúdo. Norteado por revisões bibliográficas, consiste na construção de uma coleção entomológica, precedida por um guia com instruções preestabelecidas. Com isto, busca-se resultados, que configurem uma melhoria no rendimento dos alunos, a partir do contato prático-teórico do conteúdo aplicado em sala. É completamente comum que educandos demonstrem dificuldades na compreensão do conhecimento teórico da Entomologia, uma vez que a distração ocorre facilmente entre os alunos nas salas de aula. As atividades de campo (coleta) precedida da utilização da construção de uma caixa entomológica pelos alunos são métodos aplicados para limitar o problema da falta de concentração destes, conduzindo-os a uma aprendizagem significativa e desenvolvendo o trabalho em equipe entre eles. A utilização de uma coleção entomológica didática é uma forma útil com a finalidade de propor aulas com metodologias alternativas que escapem da estrutura tradicional da educação. Por ser um recurso de fácil elaboração e que apresenta baixo custo, pode-se realizar aulas mais atraentes, onde os educandos sejam motivados a participar da implementação do conhecimento por meio de debates e pela análise dos exemplares coletados.  

Palavras chaves: Caixa entomológica; Metodologia ativa; Ensino de ciências.

TÍTULO EM INGLÊS

ABSTRACT

(Resumo traduzido do português para o inglês)

SUMÁRIO

1.INTRODUÇÃO

        A disponibilidade de recursos que materializem as teorias expostas em sala de aula, permite ao aluno melhor compressão de sua aplicabilidade e importância. Atualmente, o método ativo no ensino tem sido divulgado amplamente no ensino básico e no superior, tanto nas universidades estrangeiras quanto brasileiras, e tem sido um referencial em sua organização metodológica (ABREU, 2009).

No entanto, o modelo mais utilizado nas instituições de ensino é o método tradicional, onde limita os alunos a receptores de conhecimentos, focando-se, muitas vezes, na transmissão do conteúdo presente nos livros didáticos, utilizando principalmente, as aulas expositivas e aplicação de avaliações e trabalhos. Neste caso, não há a preocupação do acompanhamento dos alunos desrespeitando suas características individuas e sociais, sendo o ensino da mesma forma para todos, tendenciando o aluno a decorar e mecanizar fórmulas e definições (SAVIANI, 1991). A caracterização desse modelo tradicional, com origem no século XVIII, é a coletivização da forma de pensar, agir e reagir, ausência de atividades práticas, que permitem o aluno inquirir, criar e construir.

Em outra vertente, encontra-se a metodologia ativa, que objetiva o protagonismo do estudante, permitindo-o deixar de ser um agente passivo, para ser um membro ativo em sala de aula na construção do saber, por meio de diversos tipos de estímulos que façam os alunos pensarem de forma crítica, além de favorecer e exercitar sua autonomia, estimular tomadas de decisões individuais e coletivas, aguçar a curiosidade de forma socio construtivista, tendo como objetivo o aumento e desenvolvimento das habilidades e competências dos alunos através da inserção à realidade do que estiver sendo aprendido.(BERBEL, 2011). Pode-se considerar o termo socio construtivista, quando compreende a aprendizagem como uma atividade conjunta e compartilhada, de forma que se elabore conhecimentos e conceitos com a ajuda do professor. Neste conceito o aluno é convidado a participar com suas ideias e visão sobre determinado assunto, onde há uma troca de conhecimentos, ajudando a desconstruir a barreira aluno-professor. O docente deixa de ser o personagem principal em sala de aula e se torna um mediador do conhecimento (LIBÂNEO,1995).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (159.1 Kb)   docx (227.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com