TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Copie E Cole Seu Trabalho

Pesquisas Acadêmicas: Copie E Cole Seu Trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  851 Palavras (4 Páginas)  •  389 Visualizações

Página 1 de 4

Tipos de Sistemas Operacionais.

Basicamente existem quatro tipos de sistemas operacionais, que são divididos conforme o tipo de computador que controlam e tipo de aplicativo que suportam.

Sistemas Operacionais em tempo real: Real-time operating system (RTOs), tem como função o gerenciamento dos recurso do computador para que uma operação seja executada durante um mesmo período de tempo. Utilizado para controlar maquinas, equipamentos e sistemas industriais.

Monousuário, monotarefa: sistema criado para que um único usuário faça uma coisa por vez.

Monousuário, multitarefa: sistema criado onde um usuário pode realizar varias tarefas ao mesmo tempo, as plataformas Microsoft Windows e Apple Mac OS são exemplos de multitarefa. Sistema mais utilizado em computadores de mesa e laptops.

Multiusuário: este sistema permite que vários usuários acessem os recursos do computador, sendo assim todos os programas devem dispor de recursos suficientes e separados, para que o problema de um usuário não afete outros usuários. São exemplos desse sistema Unix e VMS.

Gerenciamento de Processos e Threads

Processo representa um programa em execução. Normalmente utilizamos vários programas ao mesmo tempo, ouvimos musicas, acessamos redes sociais, criamos documentos de textos, enviamos e-mails e mais. E, é função do sistema operacional organizar esses processos no computador.

Primeiramente para que o sistema operacional gerencie esses processos ele deve ser capaz de criar, reservar memoria e colocar esses processos em ordem de espera para uso do processador. E ainda podem criar outros processos em cima desses processos.

Pode se dizer que os processos podem estar em três estados que são:

1 – executando: onde estão utilizando o processador,

2 – pronto: estão aguardando o uso do processador,

3 – bloqueado: não pode usar o processador por que esta esperando um evento externo acontecer.

Um processo pode estar usando o processador, ou aguardando ou até mesmo com o processador disponível ele não pode prosseguir, pois está aguardando alguma outra entrada.

O sistema operacional gerencia uma grade de processos, onde se mantém dados de qual o estado atual do processo, um apontador que indica qual instrução deve ser executado depois e tudo mais sobre os processos. Dessa forma o agendador de processos terá informações úteis na hora de decidir qual processo terá acesso ao processador.

Existem nos sistemas operacionais, chamadas que possibilitam que o processo informe o fim de sua execução antes mesmo do fim de seu código, para concluir o gerenciamento de processos.

Thread é a forma como um processo se divide sobre si mesmo em duas ou mais tarefas que podem ser executadas concomitantemente. Permite que o usuário de um programa utilize uma funcionalidade do ambiente enquanto outras linhas de execução realizam cálculos e operações.

Um dos benefícios das threads está no fato do processo poder ser dividido em varias threads, quando uma está a espera de algum recurso do sistema o processo não fica parado, porque outra thread já está pronta pra executar. Uma thread pode criar outra e serem executadas simultaneamente, sendo uma espécie de mãe e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com